Buscar

Modelagem de Dados e Sistemas


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Quando um software precisa ser desenvolvido, é necessário fazer o levantamento de requisitos para compreender as necessidades do cliente, as quais envolvem as funcionalidades no sistema e as necessidades de saber como os dados serão estruturados. Imagine a tarefa de analisar as demandas de um negócio no trato com os dados, a fim de identificar a modelagem apropriada destes. Considerando o exposto, quem é o responsável por essa tarefa?
R: Projetista de Dados.
2- A construção de um software, especificamente da modelagem de dados, envolve algumas tarefas. Associe cada uma das tarefas necessárias para a construção de um modelo de dados ao contexto ou ao nível de abstração com o qual ela melhor se relaciona:
 
1.Processos de negócios e requisitos do sistema.
2.Modelo conceitual.
3.Modelo lógico.
4.Modelo físico.
 
( ) Conversão das entidades em tabelas do banco de dados
( ) Definição dos tipos de dados dos campos e tamanho de espaço em disco.
( ) Definição de quais funções o sistema deve contemplar.
( ) Determinação das entidades do sistema.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: III, IV, I, II.
3- Em um sistema, existem diversas demandas por informação que são traduzidas em comandos de SELECT com a especificação das colunas, das tabelas onde recuperar os dados e com os filtros através de um conjunto variado de operadores e combinadores lógicos.
Em um sistema de gestão de cursos de uma instituição de ensino superior, uma breve parte do modelo apresenta a definição exposta a seguir. O campo carga horária indica quantas horas a disciplina tem e o campo obrigatória indica se a disciplina é obrigatória (‘S’) de sim ou opcional com (‘N’) de não.
 
DISCIPLINA (COD_DISCIPLINA, DCR_DISCIPLINA,
CARGA_HORARIA, OBRIGATORIA, 
COD_CURSO (FK))
CURSO (COD_CURSO, DCR_CURSO)
 
A instituição está fazendo um levantamento para enxugar alguns cursos e daí está pesquisando por disciplinas que são opcionais ou que possuam carga horária inferior a 40 horas.
A sentença que melhor reflete esta consulta é:
R: SELECT DCR_DISCIPLINA FROM DISCIPLINA WHERE CARGA_HORARIA < 40 OR OBRIGATORIA = 'N'.
4- Ao criar um Modelo Relacional, situações mapeadas no modelo conceitual precisam ser convertidas. Em uma representação, por exemplo, relacionamentos dão origem ao conceito de chave estrangeira.
 
Analise as seguintes situações sobre algumas situações nessa conversão do Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) em um Modelo Relacional, e assinale (V) verdadeiro para indicar que o tratamento na conversão está correto e (F) Falso para situações em que o tratamento da conversão não está correto.
 
( ) Em um sistema de consulta médica em que um Paciente mora em um Bairro e um Bairro pode ser associado a vários clientes. Nesse caso, uma chave estrangeira Bairro deve ser incorporada na tabela Cliente.
( ) Em um sistema de uma empresa em que um Funcionário chefia apenas um setor e um setor é chefiado apenas por um Funcionario. Nesse caso, uma chave estrangeira Setor pode ser adicionada em Funcionario ou uma chave estrangeira Funcionario pode ser adicionada em Setor.
( ) Em um sistema de condomínio em que um Morador mora em apenas um apartamento e um apartamento pode conter vários moradores, uma chave estrangeira Apartamento deve ser incorporada na tabela de Moradores.
( ) Em um sistema de escola em que um aluno pode cursar várias disciplinas e uma disciplina pode conter vários alunos, uma tabela associativa deve ser criada contendo duas chaves estrangeiras, uma para Aluno e uma para Disciplina.
 
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, V, V, V
5- O ato de modelar pode agregar diversas vantagens na área e para os profissionais envolvidos. Analise as sentenças a seguir e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso sobre vantagens que de fato ocorrem ao fazer uma boa modelagem de dados.
 
( ) Facilita a comunicação, pois o projetista de dados, o DBA, os programadores e todos os envolvidos com o projeto podem compreender como os dados são projetados;
( ) Auxilia na automatização das tarefas, pois a partir do modelo algumas ferramentas podem gerar os denominados “scripts” para criação de tabelas, por exemplo.
( ) Oferece suporte para melhor compreensão do sistema, pois o projetista precisa tomar decisões e esclarecer dúvidas que o faz aprofundar sua compreensão do que está sendo modelado.
( ) Ajuda o usuário final a entender como operar as telas do sistema com base no que foi especificado no modelo, pois os campos das telas refletem os campos do modelo de dados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
R: V, V, V, F
6- Após a etapa de modelagem, é necessária a criação dos elementos que vão acomodar os dados e suas restrições; é a etapa em que as tabelas são criadas junto com chave primária, chave estrangeira e outros elementos que estruturam um banco de dados. A DDL (Data Definition Language) é uma parte da SQL responsável por comandos com esta finalidade.
 
A respeito de alguns comandos e termos empregados na execução de comandos de DDL, analise as sentenças a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
 
I. ( ) A palavra CONSTRAINT pode ser empregada na definição de chaves estrangeiras e primárias.
II ( ) DROP TABLE é o comando usado para excluir uma tabela no banco de dados.
III. ( ) ADD COLUMN é parte de um comando e é usado em geral com comandos de ALTER TABLE.
IV. ( ) NUMERIC é uma palavra usada na definição de campos que aceitam números, em geral, com decimais.
 
Conforme as associações realizadas assinale a alternativa correta:
R: V, V, V, V
7- Em um banco de dados, os registros são armazenados e decompostos em tabelas e o relacionamento entre elas ocorre através de chaves estrangeiras que permitem combinar os dados. Por exemplo, os dados de cliente estão armazenados em uma tabela e os dados de compras estão armazenados em outra tabela, para se listar os dados de clientes com os dados de compras em conjunto, usa-se a chave estrangeira código do cliente para este elo.
Neste sistema de loja, a seguinte consulta foi realizada:
 
 SELECT CLI.*, COMP.*
 FROM CLIENTE AS CLI LEFT OUTER JOIN COMPRAS AS COMP
 ON CLI.COD_CLIENTE = COMP.COD_CLIENTE
 
A respeito desta consulta assinale a afirmação correta:
R: Todos os registros de clientes, me s m o q u e n ã o t e n h a m c o m p r a s, s er ã o v i s u a l i z a d o s 
8- Leia o seguinte excerto:
“Os metadados são dados que descrevem dados. Uma parte na arquitetura do SGBD armazena a descrição detalhada das entidades e dos atributos de um projeto de banco de dados, ou seja, contém os metadados do projeto”.
 
PUGA, S. Banco de Dados: Implementação em SQL, PL/SQL e Oracle 11g. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p.150.
 
A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta a parte na arquitetura do SGBD responsável por armazenar os metadados.
R: Dicionário de dados 
9- Em um Modelo de Entidade e Relacionamento existem diversos tipos de relações e, na conversão para o Modelo Relacional, algumas ações são feitas para encontrar a representação equivalente. Em determinado sistema foi encontrada a seguinte situação no Modelo de Entidade e Relacionamento e que precisa ser convertido para o Modelo Relacional.
 
Assinale qual a forma de converter essa representação do Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) para o Modelo Relacional: 
R: Um campo deve ser adicionado na tabela funcionário e como chave primária para a própria tabela funcionário. 
10- Conforme Amadeu (2014), a SQL é uma linguagem padrão para SGBDs relacionais comerciais, sendo considerada um dos principais motivos para o sucesso desse tipo de banco de dados. Ela oferece
uma interface de linguagem declarativa de nível mais alto. Assim, o usuário apenas especifica qual deve ser o resultado, deixando para o SGBD a otimização real e as decisões sobre como executar a consulta. O SQL é dividido em subgrupos, conforme o foco do uso pretendido para os comandos. Dentre esses comandos, existem os comandos de DDL (Data Definition Language) e os comandos de DML (Data Manipulation Language).
 
AMADEU, C. V. Banco de Dados. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
 
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O CREATE ENTITY é responsável pela criação das entidades ou tabelas em um banco de dados.
II. O comando de SELECT, usado para consultas, por exemplo, um SELECT * FROM CLIENTES, retornaria todas as linhas da tabela clientes.
III. Para a inserção de uma linha ou registro em um procedimento armazenado, é usado o INSERT ROW.
IV. O DELETE é um comando de DDL responsável pela exclusão de linhas de certa tabela.
 
É correto o que se afirma em:
R: I,II e III, apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina