Buscar

Estudo Transversal I - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação disciplina on-line (Cod.:821320)
Peso da Avaliação
10,00
Prova
61577708
Qtd. de Questões
10
Acertos/Erros
10/0
Nota
10,00
Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o 
consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
A Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
B O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
C Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
D A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o 
consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
A Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
B Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
C Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
D Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS número 2, da Agenda 2030 da ONU, pretende "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável". 
Dentre as metas propostas para alcançar este objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.agenda2030.org.br/ods/2/. Acesso em: 12 set. 2019.
A
Toda a sociedade deve contribuir para acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e
suficientes durante todo o ano.
B
É atribuição exclusiva dos governos acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e
suficientes durante todo o ano.
C
Os brasileiros mais ricos devem acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e
suficientes durante todo o ano.
D
É obrigação da ONU e da Europa acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e
suficientes durante todo o ano.
Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à 
informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
A Código de Defesa do Trabalhador.
B Código de Defesa do Idoso.
C Código de Defesa do Meio Ambiente.
D Código de Defesa do Consumidor.
A conhecida frase de Albert Einstein: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original", nos possibilita reflexões profundas, tanto do ponto de vista científico quanto do filosófico e 
emocional. Acerca do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Uma vez que atingirmos o patamar da sustentabilidade, praticada em atitudes simples e permanentes no dia a dia, dificilmente aceitaremos retroceder para uma vida consumista e cheia de desperdícios.
B Quando a sustentabilidade é plena nas atitudes de uma pessoa, ela jamais poderá voltar a praticar o consumo consciente, com responsabilidade e preocupação com as gerações futuras.
C As atitudes das pessoas fazem a diferença no caminho da sustentabilidade, pois quanto maior o pensamento sobre essa ideia, maior será a semelhança com o acúmulo de riquezas.
D O pensamento ecológico altera a tomada de decisão, de modo a influenciar negativamente o desenvolvimento sustentável e positivamente o crescimento econômico.
O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista 
Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões 
de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo 
terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
A Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
B A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
C Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
D A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
Considerando as informações da figura anexa, analise as sentenças a seguir:
I- O consumidor é levado a adquirir produtos que não necessita para viver, mas que agrada o seu ego.
II- Pelo excesso de consumo muitos se endividam, chegando ao ponto de ter seu nome em listas de inadimplentes. 
III- A figura expressa a ideia de consumo sustentável.
IV- Fica evidente a importância do nome nas embalagens para promover a sustentabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://marianomarinho.blogspot.com/2015/09/humor.html. Acesso em: 12 set. 2019.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três 
dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
A Econômica, Social e Ambiental.
B Financeira, Econômica e Lucrativa.
C Cultural, Energética e Aquática.
D Social, Justa e Democrática.
O conceito de sustentabilidade remete ao equilíbrio entre o tripé social, ambiental e econômico, de modo a garantir que as gerações futuras desfrutem dos recursos naturais que dispomos hoje. Na figura 
apresentada, demonstra-se uma das possibilidades para compreender o conceito de sustentabilidade. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, K.R.S. Estudos Transversais: Relações de Consumo e Sustentabilidade. Editora UNIASSELVI, Indaial, 2019, 62 p.
A A sustentabilidade é o conceito científico mais amplo, que engloba o conhecimento, a consciência e as atitudes das pessoas em prol da produção industrial.
B A sustentabilidade é um termo amplo e integrador dos diversos ramos do conhecimento e sua aplicação requer consciência e atitudes responsáveis.
C A partir do conhecimento, consciência e atitude se chega à sustentabilidade, um conceito estável e permanente, de fácil compreensão e impraticável para as pessoas.
D O uso do termo sustentabilidadeé recente, bem como as ideias que essa palavra inovadora trouxe para a humanidade promover o equilíbrio planetário.
Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá 
conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
A Pressões políticas e regulatórias.
B Consumidores.
C Concorrentes.
D Recursos naturais escassos.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Imprimir
 
 
0
Semestres
 Meu Curso
 Estágio e emprego
Biblioteca
Comunicação
Atendimento
 Financeiro
Indicação Premiada
Extensão
https://ava2.uniasselvi.com.br/home
https://ava2.uniasselvi.com.br/my-course
https://ava2.uniasselvi.com.br/internships-and-jobs
https://ava2.uniasselvi.com.br/communication
https://ava2.uniasselvi.com.br/attendance
https://ava2.uniasselvi.com.br/financial
https://ava2.uniasselvi.com.br/award-indication
https://ava2.uniasselvi.com.br/extension

Continue navegando