Buscar

AV2_PSICOLOGIA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOL - 137711 . 5 - Psicologia Jurídica - 20231
AV2
Nota final: 10,0
10/10
Tentativa 1 Enviado em: 09/06/23 17:18 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
Pergunta 1: Assinale a alternativa correta:
a) No caso específico do psicólogo jurídico, em nenhuma situação, é necessário respeitar o sigilo profissional, já que se trata de um servidor público e, portanto, como o próprio nome sugere, as informações são públicas.
b) A principal função do psicólogo jurídico é auxiliar em questões relacionadas à saúde mental dos envolvidos em um processo judicial. RESPOSTA CORRETA
c) O perito ou equipe multidisciplinar designada para verificar a ocorrência de alienação parental terá prazo de 30 (trinta) dias para apresentação do laudo.
d) O psicólogo poderá propor soluções para os conflitos comportamentais, e também, poderá elaborar procedimentos jurídicos, já que trabalha junto com o juiz.
e) O estudo psicossocial é realizado pelo assistente social através de exames que têm como base procedimentos de diagnóstico e prognóstico que visam avaliar as partes e dar base ao juiz para decidir sobre a adoção, ao qual é apresentado um laudo ou parecer sobre a avaliação psicológica.
Pergunta 2: Assinale a alternativa incorreta:
a) Para que aconteça ou não a perda do poder familiar, o psicólogo deverá equalizar ações dos pais, avaliando se houve maus-tratos, abusos e não cumprimento dos direitos básicos da criança ou do adolescente.
b) As condições ineficientes do sistema prisional brasileiro não proporcionam circunstâncias ressocializadoras adequadas para os infratores.
c) Dentre os principais problemas nos estabelecimentos prisionais do Brasil, podem ser apontados: Superlotações carcerárias; Violências exercidas entre os próprios detentos; Abusos de autoridades que estão relacionados aos maus tratos e às torturas, dentre outros.
d) Não é atribuição do psicólogo jurídico realizar pesquisa visando à construção e à ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito. RESPOSTA CORRETA
e) Para a realização das avaliações citadas usa-se, entre outros, o processo de testagem, uma atividade do psicólogo nas investigações com o indivíduo para a verificação da confiabilidade, da validade dos instrumentos e do modelo teórico utilizado com a finalidade de analisar se respondem ao objetivo do procedimento.
Pergunta 3: Assinale a alternativa correta:
a) Nas ações de família, O juiz, em hipótese alguma, pode determinar a suspensão do processo enquanto os litigantes se submetem a mediação extrajudicial ou a atendimento multidisciplinar. 
b) O psicólogo jurídico não pode atuar quanto à vitimologia, pois essa é restrita aos profissionais do Direito.
c) A regulação da vida humana em sociedade é realizada pela psicologia, em que regras sociais definem a conduta de pessoas com a finalidade de garantir a paz social.
d) O profissional de psicologia jurídica irá atuar na avaliação do comportamento humano através de métodos e técnicas que visam dar um diagnóstico psicológico do perfil e do processo psicopatológico da pessoa que é parte da demanda judicial instaurada. RESPOSTA CORRETA
e) A psicologia jurídica atua apenas para tratar de casos referentes aos crimes.
Pergunta 4: Assinale a alternativa incorreta.
a) A decisão do juiz objetiva a avaliação do comportamento e da personalidade da vítima. Cabe ao juíz entender o perfil da vítima, o que poderá ensejar cumplicidade passiva ou ativa do criminoso. Esta se dedica à aplicação de medidas preventivas às vítimas e à reparação danos produzidos pelo delito. RESPOSTA CORRETA
b) Uma das funções dos psicólogos nos presídios é verificar se há possibilidade do apenado retornar ao convívio em sociedade através do laudo criminológico.
c) Exame Criminológico é a pesquisa dos antecedentes pessoais, familiares, sociais, psíquicos, psicológicos do condenado, para obtenção de dados que possam revelar a sua personalidade. 
d) O psicólogo jurídico deverá avaliar os elementos com vistas à individualização da execução, e buscar separar o apenado potencialmente perigoso para a sociedade dos demais, identificando e analisando sua personalidade e periculosidade, eventual arrependimento e a possibilidade de voltar a cometer crimes.
e) Uma das funções dos psicólogos nos presídios é fazer o acompanhamento de presos e familiares que necessitam auxílio psicológico.
Pergunta 5: O indivíduo passa a receber a influência de vários fatores que interferem e contribuem para mudanças em seu comportamento. Esses fatores podem ser:
a) Jurídicos e criminais.
b) Jurídicos e psicológicos.
c) Família e trabalho.
d) Exógenos e endógenos. RESPOSTA CORRETA
e) Criminais e comportamentais.
Pergunta 6: “[...] Os setores da Psicologia Jurídica são os tradicionais, como a atuação em fóruns e prisões, e inovações como a mediação e a autópsia psíquica [...] (FRANÇA, 2004). A Psicologia Jurídica estuda, trata e assessora várias etapas da atividade jurídica, incluindo às vítimas, os infratores e os profissionais do Direito, pois alcança diversos setores e os tradicionais são os Fóruns e as prisões. Atualmente, alcançam também as inovadoras práticas da mediação.” 
Os parágrafos anteriores falam sobre “Conceitos, Fundamentos, Métodos e Instrumentos de Trabalho da Psicologia Jurídica”. Sobre a referida temática, identifique a única assertiva incorreta:
I. O psicólogo jurídico possibilitou a humanização da área judicial. 
II. A relação entre a Psicologia Jurídica e o Direito Civil não representa uma das divisões da Psicologia Jurídica. 
III. A Psicologia Jurídica é uma área nova e inovadora que contribui para os Direitos Humanos. 
IV. A perícia produz conhecimento sobre o comportamento do indivíduo analisado. 
a) IV. 
b) I e IV. 
c) II e III 
d) I e III. 
e) II. RESPOSTA CORRETA
Pergunta 7: “Psicologia Forense é um termo usado para se referir à prática psicológica no contexto forense, referente à Psicologia Jurídica. Uma das principais funções do psicólogo jurídico no contexto forense, chamado de psicólogo forense, é auxiliar em questões relacionadas à saúde mental dos envolvidos em um processo judicial.” O parágrafo anterior fala sobre noções preliminares em relação à Psicologia Jurídica. Sobre a referida temática, identifique a única assertiva incorreta. 
I. O trabalho dos psicólogos jurídicos objetiva escutar para além dos fatos, considerando também a mediação de conflitos familiares, pois é uma das alternativas que objetiva a promoção do olhar para o outro. 
II. A perícia psicológica serve como meio de prova para o Direito Processual, permitindo que o perito se valha de documentos ou depoimentos de testemunhas. 
III. O psicólogo forense auxilia a Justiça por meio de pareceres e laudos relativos a estudos sociais de crimes, análises de personalidades, atuação em Varas da Infância e Juventude, atuação em Varas da Família, entre outros. 
IV. A Psicologia Jurídica é uma área da Psicologia que não converge com o Direito e, por essa razão, é tão necessária à área do Direito, tanto que foi criada a Psicologia Jurídica. 
a) IV. RESPOSTA CORRETA
b) II. 
c) I e IV. 
d) I e III. 
e) II e III 
Pergunta 8: Assinale a alternativa incorreta:
a) A Psicologia, na contemporaneidade, pode ser definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais das pessoas em geral.
b) A vitimização, que é a prática de violência contra a criança, é dividida em: física (negligência referente a cuidados na alimentação e higiene, e maus-tratos), psicológica (negligência afetiva e rejeição ativa), e/ou sexual.
c) A psicologia do testemunho busca traçar o perfil da vítima para avaliar seu comportamento e personalidade. RESPOSTA CORRETA
d) A ressocialização possui um papel notório para os infratores, possibilitando, em tese, que eles não reincidam.
e) Psicologia Jurídica é uma das denominações para nomear essa área da Psicologia que se relaciona com o sistema de justiça.
Pergunta 9: Assinale a alternativa incorreta:
a) A sanção cabível nas varas criminais está prevista na legislação criminal, onde o psicólogo jurídico, por exemplo, poderáincorrer em corrupção ativa ou passiva do perito.
b) A Psicologia Jurídica é importante ao Direito e ao Poder Judiciário, pois, para se chegar à justiça, a junção do Direito e da Psicologia é uma boa aliada, já ambas as áreas compartilham o mesmo objeto de estudo, ou seja, o ser humano.
c) A psicologia jurídica é uma ramificação da Psicologia que estuda o comportamento humano com base nas normas legais e institucionais que o regulam. Tem como função humanizar o exercício do Direito através de sua atuação nas demandas comportamentais.
d) Estudamos o termo Psicologia Jurídica e o senso comum atribui o psicólogo na atuação forense quando há crime. E isso está correto, pois apenas tratam de casos referentes aos crimes. RESPOSTA CORRETA
e) Cada unidade dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania deverá obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual, de solução de conflitos processual e de cidadania.
Pergunta 10: Assinale a alternativa incorreta:
a) Os processos que tramitam nas Varas da Família distinguem-se dos que são processados perante a Vara de Infância e Adolescência, já que na primeira se estudam as questões de interesse da família e, na segunda, resguardam-se os direitos da criança/adolescente.
b) A Psicologia Jurídica, que consiste no estudo do comportamento humano e dos grupos de pessoas em ambientes regulados juridicamente pela criação do espaço interdisciplinar entre Direito e Psicologia.
c) Os psicólogos jurídicos deverão resolver as demandas existentes sobre os conflitos familiares relacionados a separação/divórcio, disputas de guarda, regulamentação de visitas de pais e avós e interdições de pessoas que não têm capacidade de gerir seus bens.
d) Na Psicologia aplicada à polícia, verificou-se um número expressivo de policiais com transtorno de estresse pós-traumático, distúrbios da ansiedade pelos atendimentos de crimes que fazem cotidianamente e pelos baixos salários que recebem mensalmente.
e) Perícias em processos trabalhistas não se constituem numa das formas de atuação dos psicólogos dentro dos ramos do Direito. RESPOSTA CORRETA

Outros materiais