Buscar

Gestão Pública - Gestão do Patrimônio Público - Avaliativa 02 de 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA 
 GESTÃO DP PATRIMÔNIO PÚBLICO – AVALIATIVA 02 DE 04
QUESTAO 2 DE 4 
Leia o parágrafo com atenção e depois assinale a alternativa correta.
O patrimônio pode ser considerado o objetivo de estudo básico da contabilidade PORQUE sua essência se dá pelo chamado “Balanço Patrimonial”, ou seja, uma demonstração contábil que deixa evidente todos os bens, direitos e obrigações que uma empresa.
A - As duas assertivas estão incorretas e a primeira nada tem a ver com a segunda.
B - As duas assertivas estão corretas e a segunda contradiz a primeira.
C - A primeira assertiva está incorreta e a segunda assertiva está correta.
D - As duas assertivas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
E - A primeira assertiva está correta e a segunda está errada.
QUESTAO 2 DE 4  
Assinale a alternativa que denomina corretamente o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
Resposta Correta: Patrimônio público.
QUESTAO 3 DE 4  
Para entender a respeito do patrimônio público é importante conhecer os diversos modelos que nortearam a gestão da administração pública. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo e depois assinale a alternativa correta.
 
I - Na administração pública na era do regime monarca não havia distinção entre bens públicos e privados, pois estes eram da monarquia, sendo caracterizados como modelo patrimonialista.  
II - No regime burocrático os bens passaram a ser denominados como bens públicos e o Estado passou a controlá-los através de controles e taxas, sendo que todo o controle e a gestão eram explicitamente determinados pela lei.  
III – Com o modelo de gestão gerencial houve aproximação do setor público com setor privado, sendo que esse modelo depende das funções administrativas, como, por exemplo: funções técnicas, funções comerciais, funções de segurança e funções contábeis, todas visando tornar a gestão pública eficiente, com controles.
Resposta Correta: Estão corretas as assertivas I, II e III.
QUESTAO 4 DE 4  
Originalmente, o conceito inicial de bem público teve sua origem no Direito Romano, em um modelo jurídico em que o Estado não possuía personalidade jurídica e as coisas públicas deveriam pertencer aos cidadãos de Roma, sem exclusividade para qualquer indivíduo do Império. 
Nesse contexto, assinale a alternativa que indica as sentenças corretas.
 
I - Na Idade Média iniciou-se um movimento em que os bens públicos também acabavam sendo particulares, dada a influência que os senhores feudais detinham nos feudos e em suas posses.
II - A partir do século XVII, com os Estados Nacionais, passou-se a se determinar as coisas públicas (vias públicas, por exemplo) e as coisas da coroa (propriedades da monarquia).
III - Apenas com a consolidação dos Estados Modernos é que a separação dos bens públicos e privados passou a existir na prática.  
IV - Devemos considerar o patrimônio público como o conjunto de bens públicos: bens que não podem ser negados a qualquer pessoa que faça parte de um sistema coletivo, público.
Resposta Correta: As alternativas I, II, III, e IV estão corretas.