Buscar

Atividade 8_Elton

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 7 – Redes Moveis: Lte, 4G, 5G
Elton Lopes Pereira			2193620
Faça um resumo sobre acesso inicial a Redes celular:
O acesso inicial às redes celulares é o processo pelo qual um dispositivo móvel estabelece uma conexão com a rede de telecomunicações celular. Quando um dispositivo, como um telefone celular, é ligado ou se move para uma nova área de cobertura, ele precisa se conectar à rede para poder fazer chamadas, enviar mensagens ou acessar a Internet.
O acesso inicial às redes celulares envolve vários passos para estabelecer uma conexão segura e confiável. Vou descrever resumidamente esses passos:
· Pesquisa de rede: Quando o dispositivo é ligado, ele inicia uma pesquisa pelas redes disponíveis na área. Ele procura por sinais das estações base das operadoras de telefonia móvel que fornecem cobertura na região.
· Seleção da rede: Com base nas informações coletadas durante a pesquisa, o dispositivo seleciona a rede mais adequada para se conectar. Isso pode ser determinado por fatores como qualidade do sinal, tipo de tecnologia (por exemplo, 3G, 4G, 5G) e disponibilidade de serviços.
· Autenticação e registro: Após selecionar a rede, o dispositivo precisa se autenticar para provar sua identidade e se registrar na rede. Isso envolve o compartilhamento de informações como número de identificação do dispositivo (IMEI) e dados de assinatura do usuário (SIM card) para que a rede possa verificar e aprovar o acesso.
· Alocação de recursos: Após a autenticação e registro bem-sucedidos, a rede celular alocará recursos para o dispositivo, como um endereço IP exclusivo, uma faixa de frequência para comunicação e a configuração de parâmetros de serviço.
· Conexão estabelecida: Com todos os procedimentos concluídos, o dispositivo estabelece uma conexão com a rede celular. Ele pode agora fazer chamadas, enviar mensagens de texto ou dados e acessar a Internet, dependendo dos serviços disponíveis e do plano de assinatura do usuário.
É importante notar que, em algumas situações, como quando o dispositivo está em roaming internacional, os procedimentos de acesso inicial podem envolver interações entre diferentes operadoras para permitir a continuidade do serviço em uma rede estrangeira.
O acesso inicial às redes celulares é uma parte fundamental da experiência de conectividade móvel, permitindo que os dispositivos se comuniquem com as redes de telecomunicações e acessem serviços de comunicação e dados.

Outros materiais