Buscar

Botanica - Parte II

Prévia do material em texto

Botânica
Perguntas e Respostas – Parte II
PERGUNTA 6
 
O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo e seu gênero científico é Oryza, que abrange 19 espécies. Qual região pode ser considerada centro de diversidade genética do arroz?
 
(A) - Asia e Índia.
(B) -. Europa.
(C) -. América do Sul.
(D) -. Mediterrâneo.
(E) - Mexico.
PERGUNTA 7 
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 75% dos alimentos do mundo são gerados a partir de 10 plantas. Entre essas plantas, qual espécie podemos destacar entre aquelas que provêm 60% das nossas calorias?
(A) Arroz.
(B) Alface.
(C) Couve.
(D) Uva.
(D) Tomate.
PERGUNTA 8 
Felizmente, desde épocas imemoriais, o homem vem inconscientemente combinando em sua dieta alimentos vegetais que possuem proteínas bem distintas em sua composição de ácidos aminados, de tal forma que a proteína de um alimento compensa a deficiência da proteína do outro e vice-versa. Entre as plantas consideradas fontes proteicas, qual família podemos
destacar?
(A) - Poaceae.
(B) -. Rubiaceae.
(C) - Solanaceae.
(D) - Myrtaceae.
(E) - Fabaceae.
PERGUNTA 9 
Os cereais representam os recursos mais extensamente explorados, principalmente o trigo, o arroz e o milho. A sua principal contribuição dietética se relaciona com o fornecimento de energia. Os cereais têm como principal fonte alimentícias a presença de qual classe de substâncias?
(A) Proteínas.
(B) Carboidratos.
(C) Lipídios.
(D). Gorduras.
(E). Ácidos.
PERGUNTA 10 
Os óleos fixos são encontrados principalmente em sementes, justificando-se aí a sua presença em função de sua importância como reserva energética para o embrião durante a germinação. Os óleos fixos são misturas de qual classe de substância?
(A) Triglicerídeos.
(B). Aminoácidos.
(C). Fenóis.
(D). Azeite.
(E). Algas.
Gabarito
6 – A; 7- A; 8 – E; 9 – B; 10 – A;

Continue navegando