Buscar

A partir dessa situação

Prévia do material em texto

A partir dessa situação, quais as soluções para ajudar a cliente do plano a obter a cobertura de seu problema de saúde, e qual a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesses casos? 
 Ao ser diagnosticada com câncer de tireoide papilífero Marta deverá solicitar um relatório comprovando o diagnóstico e a necessidade da cirurgia, assim informar a administração do plano e a ANS que não obtinha conhecimento sobre tal doença buscando a cobertura total ou parcial de carência do plano atual, sabemos que hoje o sistema de saúde público (SUS) possui um defect. em se tratar de prevenção a doenças, defect. este que muitas vezes são eventos direcionados a interesses políticos e econômicos o que os leva a uma grande demanda, obtendo pouco recurso comparado ao sistema privado. 
 A Função da ANS juntamente como código de defesa do consumidor e Código de Ética do Conselho Federal de Medicina (2010), é assegurar, controlar e fiscalizar o atendimento hospitalar, tais como exames de prevenção, diagnostico complementares, tratamento de alto custo, procedimentos cirúrgicos, todos com o conhecimento e direcionamento de seu médico, priorizando o tratamento e a recuperação do paciente, assegurando assim a responsabilidade por milhões de consultas, internações e exames.
 Em alguns casos quando não existir a cooperação entre a operadora em questão a ANS tem a função de Estabelecer regras para todos os planos com o intuito de aperfeiçoar e corrigir possíveis falhas como problemas contratuais, (BRASIL, 2002), assim impedindo uma ação judicial, questão está que também afeta diretamente a muitas operadoras devido a demanda de pessoas que são direcionados do público para o privado executando assim o papel do estado. 
 Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, e no Código de Ética Médica, no artigo 31:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pais a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade e a igualdade, a segurança e a propriedade (Brasil, 1988, on-line)

Continue navegando