Buscar

Prova Direito Agrário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Quanto à Política Fundiária e à Função Social da Propriedade Rural, nos termos previstos na Constituição Federal, no capítulo que trata da temática, é correto afirmar:
a) A política agrícola será planejada e executada na forma de lei complementar, e será estabelecida com base na participação efetiva do setor de produção, envolvendo produtores e setores de armazenamento e de transportes.
b) As benfeitorias úteis e necessárias realizadas nos imóveis rurais destinados à desapropriação serão indenizados mediante títulos da dívida pública, resgatáveis em até 20 (vinte) anos.
c) A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, alternativamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, ao aproveitamento racional e adequado da propriedade, a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente, a observância das disposições que regulam as relações de trabalho e a exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores.
d) Os beneficiários da distribuição de imóveis rurais pela reforma agrária receberão títulos de domínio ou de concessão, que serão inegociáveis pelo prazo de 20 (vinte) anos.
e) São insuscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e média propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietário não possua outra, e a propriedade produtiva.
2. Assinale a alternativa incorreta:
a. A aquisição de imóvel rural por pessoa física estrangeira não poderá exceder a 50 (cinquenta) módulos de exploração indefinida, em área contínua ou descontínua.
b. À pessoa jurídica brasileira da qual participem pessoa estrangeiras ou que tenham a maioria do seu capital social e residam ou tenham sede no exterior não se aplicam as limitações de aquisição às pessoas estrangeiras.
c. A soma das áreas rurais pertencentes a pessoas estrangeiras, físicas ou jurídicas, não poderá ultrapassar a um quarto da superfície dos Municípios onde se situem.
b) As pessoas da mesma nacionalidade não poderão ser proprietárias em cada Município, de mais de 10% (dez por cento) da superfície do município.
c) A partir do documentário assistido “Veneno à mesa” e do estudo da legislação pertinente, apresente a relação dos agrotóxicos com a indústria bélica (2), explicando a disputa entre os termos “defensivos agrícolas” e “agrotóxico” (2), o procedimento de registro (2), a destinação das embalagens vazias (2) e, por fim, apresente os impactos ambientais dos agrotóxicos (2). (Resposta em torno de 10 linhas).
3. Assinale a alternativa correta:
a) Povos e Comunidades Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que se reconhecem como tais, possuem formas próprias de organização social, ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
b) Territórios Tradicionais são os espaços imprescindíveis à vivência dos povos tradicionais, exclusivamente para fins de moradia, não podendo ser estendido para além do necessário sob pena de ofensa à garantia constitucional do direito à propriedade privada.
c) O Indigenato é um título de terra contendo ao índio que independe de comprovação documental sendo declarado de ofício pelo juiz natural do local onde se situa a terra indígena.
d) São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habilitadas em caráter permanente, desde que não haja conflitos por disputa de terra e que sejam reconhecidas em ações discriminatórias.
4. Assinale a alternativa correta:
a) As terras devolutas são bens de natureza pública e independem de reconhecimento judicial, prevalecendo a presunção de domínio público.
b) São terras devolutas as terras vagas, não aplicadas, utilizadas ou ocupadas, nem pelo Poder Público, nem por particulares.
c) As terras devolutas são assim declaradas em ações de desapropriação e são remetidas para patrimônio privado, a fim de viabilizar a política agrícola nacional.
d) A ação discriminatória, com base constitucional no art. 5º, tem por finalidade a tutela da vida e dignidade dos povos tradicionais e indígenas.
5. Assinale a alternativa incorreta:
a) A ADI 3239 foi julgada procedente para fins de afastar a possibilidade de reconhecimento como quilombola simplesmente por um ato de consciência da própria identidade, afastando assim a tese da autoatribuição de identidade quilombola.
b) São remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria dotados de relações territoriais específicos, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.
c) A titulação prevista neste Decreto será reconhecida e registrada mediante outorga de título coletivo e pró-indiviso às comunidades quilombolas.
d) Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

Continue navegando