Buscar

Atos Comunicatorios

Prévia do material em texto

Atos Comunicatórios
Conceito: São atos processuais cuja finalidade é dar ciência às partes dos atos do processo.
Citação
Conceito: é espécie de ato comunicatório cuja finalidade é dar ciência a alguém que foi proposta ação em juízo, possibilitando a defesa.
Espécies
			Por oficial de Justiça
a) Citação Real
			Pelo correio
			Por hora certa
b) Citação Ficta 
			Por edital
a) Citação Real
a1) Por oficial de justiça: a citação por oficial de justiça é a citação preferencial no processo penal. O oficial de justiça deve se dirigir ao domicílio ou residência do réu para fazer a citação. 
O mandado de citação deve observar os requisitos intrínsecos que dizem respeito a seu conteúdo (art. 352, do CPP) e os requisitos extrínsecos que dizem respeito à forma de cumprimento do mandado (art. 357, do CPP).
Art. 352. O mandado de citação indicará: 
I - o nome do juiz; 
II - o nome do querelante nas ações iniciadas por queixa; 
III - o nome do réu, ou, se for desconhecido, os seus sinais característicos;
IV - a residência do réu, se for conhecida; 
V - o fim para que é feita a citação; 
VI - o juízo e o lugar, o dia e a hora em que o réu deverá comparecer;
VII - a subscrição do escrivão e a rubrica do juiz.
Art. 357. São requisitos da citação por mandado: 
I - leitura do mandado ao citando pelo oficial e entrega da contrafé, na qual se mencionarão dia e hora da citação; 
II - declaração do oficial, na certidão, da entrega da contrafé, e sua aceitação ou recusa.
Obs.: a citação do réu preso deve ser pessoal, por oficial de justiça. Conforme artigo 360, do CPP. A citação do militar e dos funcionários públicos será feita por intermédio do superior hierárquico, conforme artigos 358 e 359, do CPP.
Art. 358. A citação do militar far-se-á por intermédio do chefe do respectivo serviço. 
Art. 359. O dia designado para funcionário público comparecer em juízo, como acusado, será notificado assim a ele como ao chefe de sua
repartição. 
Art. 360. Se o réu ESTIVER PRESO, SERÁ pessoalmente citado.
(Redação dada pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)
a2) Pelo correio: a citação pelo correio no processo penal é utilizada no âmbito do JECRIM. Ela deve ser feita por meio de carta com aviso de recebimento, devendo estar assinada pelo autor do fato.
b) Citação Ficta
b1) Por hora certa: a citação por hora certa deve ocorrer quando o oficial de justiça verificar que o réu está se ocultando para não ser citado. O procedimento adotado será o estabelecido no CPC, conforme artigo 362, do CPP.
Art. 362. VERIFICANDO que o réu SE OCULTA para não ser citado, o oficial de justiça CERTIFICARÁ a ocorrência e PROCEDERÁ à CITAÇÃO COM HORA CERTA, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil. (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).
Em todos esses casos, se o réu não comparece nem constitui advogado, temos revelia + nomeação de defensor dativo.
b2) Por edital: a citação por edital será feita quando o réu estiver em local incerto e não sabido. 
b2.1) Art. 366, do CPP
Havendo citação por edital, se o réu não comparecer nem constituir advogado, o juiz deverá mandar suspender o processo e o curso do prazo prescricional. Não poderá nomear defensor dativo e julgar o réu à revelia. 
Art. 366. Se o acusado, CITADO POR EDITAL, não comparecer, nem constituir advogado, FICARÃO SUSPENSOS o processo e o curso do prazo prescricional, PODENDO o juiz DETERMINAR a PRODUÇÃO ANTECIPADA DAS PROVAS consideradas URGENTES e, se for o caso, DECRETAR PRISÃO PREVENTIVA, nos termos do disposto no art. 312. (Redação dada pela Lei nº 9.271, de 17.4.1996) (Vide Lei nº 11.719, de 2008)
Se o réu não comparece nem constitui advogado, suspende o processo + prazo prescricional.
b2.2) Prazo
O artigo 366 do CPP não estabelece o prazo da suspensão. Em razão disso, surgiu o entendimento de que o processo e o prazo prescricional ficaram suspensos até que o réu aparecesse. Porém, esse entendimento tem o inconveniente de fazer com que todos os crimes do ordenamento jurídico brasileiro pudessem tornar-se imprescritíveis, contrariando o entendimento constitucional.
O STJ analisando a questão adotou o entendimento estabelecido na súmula 415 de que aplicado ao artigo 366, o processo fica suspenso e o prazo prescricional também ficará suspenso, mas pelo tempo estabelecido para a prescrição do crime com base na pena máxima em abstrato. 
Intimação
Tecnicamente intimação é a espécie de ato comunicatório que serve para informar a ocorrência de atos processuais pretéritos.
Notificação
Tecnicamente é a espécie de ato comunicatório que serve para informar atos processuais futuros. 
Obs.: o professor Basileu Garcia sustentava que os termos notificação e intimação seriam sinônimos.

Continue navegando