Buscar

PROGRAMA ACESSA SUS


Prévia do material em texto

PROGRAMA "ACESSA SUS"
O Programa "Acessa SUS" tem como objetivo promover o uso racional de medicamentos e reintegrar os pacientes aos programas de assistência farmacêutica do SUS.
Trata-se de parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública do Estado de São Paulo para estabelecer novos protocolos de fornecimento de medicamentos e insumos via ações judiciais.  
Como funciona:
1.    O médico faz uma receita e o laudo justificando a solicitação do medicamento.
2.    Os papéis são recebidos por uma equipe do Estado e são lançados em um sistema específico.
3.    O Estado pode decidir pela entrega do remédio (em 72 horas, se for urgente, ou em 30 dias), sugerir outra opção terapêutica disponível no SUS ou ainda recusar o pedido.
4.    Caso o pedido seja recusado, a pessoa ingressa na Justiça com a justificativa da negativa do Estado.
Fonte:
Folha de São Paulo Online de 10/03/2018
Tribunal de Justiça de São Paulo de 28/02/2019
 Publicado em 10/09/2018 às 17h15 e atualizado em 01/03/2023 às 14h24
São Paulo firma adesão ao programa Acessa SUS
O programa é fruto de uma parceria entre o Executivo Estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensorias Públicas Estaduais
13:36 28/02/2019
De Secretaria Especial de Comunicação
· A+
· A-
O prefeito Bruno Covas assinou nesta quinta-feira (28), na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, a adesão da capital paulista ao programa Acessa SUS. O programa é fruto de uma parceria entre o Executivo Estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensorias Públicas Estaduais e tem como objetivo oferecer ao cidadão um serviço para recepção de solicitação de medicamentos e insumos de saúde.
“A preocupação com a saúde da população não é exclusiva de nenhum dos poderes da nossa constituição, é uma preocupação de todos os setores públicos”, destacou o prefeito Bruno Covas.
O programa prevê o atendimento direto à população e das demandas provenientes do Ministério Público, Defensoria Pública e do Poder Judiciário Estadual, visando à diminuição de ações judiciais desnecessárias e ainda fornecendo informações técnicas para os magistrados antes da decisão judicial, promovendo o uso racional de medicamentos com maior segurança e efetividade.
Por meio do acolhimento presencial, técnicos da saúde verificarão a necessidade individualizada do paciente e buscarão o atendimento da demanda, levando em consideração a integralidade de assistência à saúde que o SUS propõe, sempre com foco de reinserção do paciente no Sistema Único de Saúde.
Para acessar esse serviço o cidadão deverá se dirigir ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Maria Zélia (pertencente à Secretaria Estadual de Saúde), onde receberá as orientações e encaminhamentos necessários a sua solicitação.

Mais conteúdos dessa disciplina