Buscar

TUDO, INCLUINDO V1, V2 DIREITO ADMINISTRATIVO I (PROVA DE SIMONE, FEITAS EM 19 ABR 21 E 31 MAY 21) E VT1 DE GOMIDE, FEITA EM 13 SET 21

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DE 19/04/21, SEM GABARITO, MAS O ALUNO TIROU NOTA 8,0:
Painel	Meus cursos	32313D1	AVALIAÇ ÕES	V1
Tempo restante 0:48:21
Questão 1
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
O Poder Legislativo faz parte da administração direta com a função de legislar, todavia diante do que segue “Compete privativamente ao Senado Federal: XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias...”. Podemos afirmar que ele está exercendo função:
a. Legislativa típica.
b. Moderadora difusa.
c. Legislativa empresarial.
d. Judiciária típica.
e. Executiva atípica.
Limpar minha escolha
19/04/2021
V1
https://ead.universo.edu.br/mod/quiz/attempt.php
1844/9
Questão 2
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
A Administração Federal compreende: I ‒ A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios; II ‒ A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: Autarquias; Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista; fundações públicas. Acerca das autarquias, leia e analise as seguintes afirmativas.
I. As fundações públicas, agências executivas e reguladoras são alguns exemplos de autarquias. Elas estão em funcionamento nas mais diversas áreas. Alguns exemplos de autarquias no governo federal são o Banco Central (BC), as agências reguladoras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e também as universidades federais.
II. São criadas por meio de uma lei com a finalidade de executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
III. Podem ser vinculadas à Presidência da República ou a ministérios. O patrimônio e a receita são próprios, não estão sujeitos à fiscalização do Estado.
IV. Têm, como funcionários, servidores públicos. Assim como ocorre nos órgãos da administração direta, os servidores precisam ser aprovados em concurso público – embora a Constituição permita a existência de cargos comissionados em funções de chefia, direção e assessoramento.
Pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. todas estão corretas.
b. somente três afirmativas estão corretas.
c. todas estão incorretas.
d. somente uma afirmativa está correta.
e. somente duas afirmativas estão corretas.
Limpar minha escolha
Questão 3
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
O princípio constitucional expresso que impõe que a Administração Pública zele sempre pela qualidade do serviço público prestado à população, é o princípio da:
Escolha uma opção:
a. continuidade dos serviços públicos.
b. legalidade.
c. eficiência.
d. autotutela.
e. publicidade.
Limpar minha escolha
Questão 4
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
Sobre o poder de polícia atribuído à administração pública, assinale a definição correta.
Escolha uma opção:
a. O poder de polícia representa uma atividade estatal restritiva dos interesses privados, limitando a liberdade e a propriedade individual em favor do interesse público.
b. O poder de polícia é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes.
c. O poder de polícia consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos que cometam infrações funcionais.
d. O poder de polícia consiste na possibilidade de os chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.
e. O poder de polícia em sentido amplo tratado por grande parte da doutrina inclui somente as limitações administrativas à liberdade e propriedade privadas, deixando de fora as restrições impostas por dispositivos legais.
Limpar minha escolha
Questão 5
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
Observe:
I - Administração Pública deve ser pensada em conjunto com o princípio federativo e o princípio da separação de poderes.
II - Desconcentração administrativa consiste na criação de centros de competência através da especialização de funções.
III - Descentralização administrativa consiste na transferência da atividade administrativa. Agora, marque a opção correta diante do direito administrativo:
a. Apenas II está correto.
b. II e III estão corretos.
c. I, II, III estão corretos.
d. Apenas I está correto.
e. Apenas III está correto. Limpar minha escolha
Questão 6
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
O princípio que proíbe, com maior intensidade e especificidade, a autopromoção dos administradores públicos é o princípio
Escolha uma opção:
a. da eficiência.
b. da moralidade.
c. da legalidade.
d. da impessoalidade.
e. da publicidade.
Limpar minha escolha
Questão 7
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
Em relação à Administração Pública, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Administração Pública tem como objetivo trabalhar a favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos que administra.
( ) Na Administração Pública Direta, os órgãos não são dotados de personalidade jurídica própria. As despesas inerentes à administração são contempladas no orçamento público e ocorre a desconcentração administrativa, que consiste na delegação de tarefas.
( ) Na Administração Pública direta ocorre a descentralização administrativa, ou seja, a tarefa de administração é transferida para outra pessoa jurídica.
( ) A Administração Pública direta é a transferência da administração por parte do Estado a outras pessoas jurídicas, sendo que essas pessoas jurídicas podem ser fundações, empresas públicas, organismos privados etc.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma opção:
a. V – V – F – V.
b. F – F – V – V.
c. V – V – V – V.
d. V – V – F – F.
e. F – V – V – V. Limpar minha escolha
Questão 8
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
Órgãos Públicos são repartições internas do Estado. E, visam a especialização de funções administrativas com o intuito de tornar a administração estatal mais eficiente. Dentro de tal conhecimento, é incorreto o que se encontra na opção:
a. A criação e a extinção dependem da lei, na órbita federal, por exemplo, podemos citar o Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre ... órgãos
...”.
b. A principal característica do órgão é a ausência de personalidade jurídica própria, por isso é entendido como um compartimento ou centro de atribuições que se encontra inserido em determinada pessoa. Os agentes públicos, que compõem os órgãos públicos, manifestam a vontade do próprio Estado.
c. Prevalece na doutrina a teoria do órgão em analogia ao corpo humano, visto que o Estado é uma criação do Direito e não dispõe de vontade própria, por essa razão o Estado atua por meio dos agentes públicos para satisfazer as necessidades coletivas.
d. Essas repartições são criadas a partir da desconcentração administrativa e necessárias à sua organização. O que ressalta o vínculo de natureza hierárquica, da subordinação.
e. Existem na Administração Direta e na Indireta se chamam autarquias. Lei define órgão público como: a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
Limpar minha escolha
Questão 9
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
No que diz respeito às entidades administrativas, considere as seguintes assertivas.
I. A Administração Pública Direta, também chamada de Administração Pública Centralizada, existe em
todos os níveis das Esferas do Governo, Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e em seus poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. É em si, a própria Administração Pública.
II. É a situação em que a atividade administrativa é exercida pelos órgãos da própria pessoa política. São pessoas políticas: União, Estados, Distrito Federal e municípios.
III. A Administração indireta compreende: Autarquias, Empresas Públicas, Sociedade de Economia Mista e Fundações Públicas.
IV – As entidades paraestatais não integram a administração pública indireta.
Atividade anteriorEstá correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. III e IV, somente.
◄ VT II
Seguir para...
b. I e IV, somente.
c. I e II, somente.
d. todas.
e. nenhuma.
Limpar minha escolha
Questão 10
Resposta salva Vale 1,00 ponto(s).
A origem do direito administrativo exibe nascedouro com o surgimento do Estado de Direito, em nítida consagração aos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, proclamados pela Revolução Francesa de 1789.
Sabendo dos caracteres do Estado de Direito, presentes em nossa Constituição, avalie os itens quanto a guarda de congruência com a CF 1988 e assinale a opção em que todos os itens representam paradigmas explorados pela Carta.
I - Consagração de direitos fundamentais oponíveis ao Estado, corporificados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Implemento de mecanismo de limitação do exercício do poder estatal. 
III - A submissão do Estado à lei, o que por óbvio não abarca a União.
a. I e II estão corretos.
b. Apenas I está correto.
c. II e III estão corretos.
d. Apenas II está correto.
e. Apenas III está correto.
Limpar minha escolha
QUESTÃO 1 (ACIMA): “As cláusulas pétreas não fazem obstrução a inclusão de princípios na constituição, que na via explícita são inseridos por meio de emenda constitucional. Diante de tal saber, assinale a opção que exibe um princípio que não fazia parte da redação original de 1988.”
RESPOSTA CORRETA: “Eficiência”
QUESTÃO 1 (ACIMA): “O princípio da moralidade refere-se à”
RESPOSTA CORRETA: “Atuação íntegra e proba do administrador público.”
QUESTÃO 2 (ACIMA): “A criação de centros de competência através da especialização de funções é expediente da ciência da administração pública e se encontra corretamente ...”
RESPOSTA CORRETA: “Desconcentração”
QUESTÃO 2 (ACIMA): “Assinale a opção que estabelece uma relação correta de causa e consequência, a partir do exposto abaixo:
A autonomia dos entes federados pressupõe a concentração de três características:
1. Auto-organização: diploma constitutivo ...”
 
RESPOSTA CORRETA: “Cabível sublinhar que a competência administrativa não subsiste sem a retaguarda da competência legislativa: esta é a competência fundamental e originária, ao passo que aquela é a competência subsidiária e derivada. A nenhum ente federativo será lícito exercer sua competência material sem que, previamente, lhe tenha sido outorgada a respectiva competência legislativa.”
QUESTÃO 3 (ACIMA): “Durante uma webinar sobre a administração pública, seu Chefe lhe inscreveu à conta do escritório em que você estagia e após o término do evento lhe apresentou três premissas coletadas – listadas nos ...”
I – A administração pública deve ser pensada em conjunto com princípio federativo e princípio da separação de poderes.
II - ...”
RESPOSTA CORRETA: “II e III são explicativas do conceito I.”
QUESTÃO 3 (ACIMA): “Avalie aas alternativas e marque a opção correta.”
RESPOSTA CORRETA: “O direito administrativo é um microcosmo jurídico, que tende a cobrir todas as possíveis zonas em que se movem as Administrações Públicas.”
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PRÉ-VISUALIZAÇÃO PARCIAL DO TEXTO
PROVA “A” 1ª PARTE — Assinale a alternativa correta, valendo cada uma 1,0 ponto. 
Questão 01 (OAB) Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da: 
a) eficiência; 
b) impessoalidade; 
c) autotutela; 
d) publicidade. 
Gabarito: 
D - Em regra, todos os atos administrativos são publicados, porque pública é a Administração que os realiza, exceto em razão de segurança nacional, investigação criminal ou interesse público. 
Questão 02 (OAB) Durante fiscalização em determinado estabelecimento comercial foi constatada a realização de atividade de venda de remédios manipulados no local, sem autorização dos órgãos estaduais competentes para tanto. Neste caso, os fiscais estaduais, dentre outras medidas eventualmente cabíveis em face da natureza da infração, devem: 
a) autuar o comerciante, facultada a concessão de prazo para apresentação de defesa, bem como recolher amostra do medicamento para análise de sua lesividade;
b) autuar o comerciante e comunicar as autoridades superiores para requerimento de ordem judicial para apreensão das mercadorias; 
c) apreender as mercadorias e notificar o comerciante para apresentação de defesa, no prazo legal, apenas após o que poderá ser lavrado, se for o caso, o auto de infração das mercadorias; 
d) apreender as mercadorias irregulares encontradas no local, lavrando auto de apreensão, bem como autuar o comerciante pelas infrações cometidas, concedendo-lhe prazo para apresentação de defesa. 
Gabarito:
D - Temos, aí, a prerrogativa da auto-executoriedade, que é a possibilidade de a Administração decidir e fazer atuar as suas decisões por seus próprios meios, independentemente de título judicial, assegurados o contraditório e a ampla defesa, nos casos de urgência e flagrância, utilizando-se, se necessário, de uso de força. 
2ª PARTE — Responda às questões propostas, justificando-as objetivamente: 
Questão 03 (2,0 pontos) O proprietário de um prédio residencial unifamiliar atingido por um incêndio que o destruiu, com perda da totalidade de seus elementos estruturais, requer alvará de licença para a sua reconstrução. O Município do Rio de Janeiro negou-lhe o alvará requerido, alegando que o lote onde se situava a edificação está sujeito a afastamento conforme a legislação edilícia atualmente vigente, e que a reconstrução pretendida se fará parcialmente sobre a área de recuo. O proprietário recorre da decisão, sustentando que a negação fere seu direito de propriedade, impedindo a recomposição de seu patrimônio, e que o prédio, se reconstruído, ocupará exatamente a área anteriormente ocupada. Ameaça o Município com a responsabilização por perdas e danos, caso persista sua negativa. A autoridade a que é dirigido o recurso solicita a audiência da Procuradoria. Geral. Qual a orientação a ser dada? 
Fundamente a resposta. 
Gabarito - Entendem os legisladores da matéria que o loteamento, o desmembramento, o remembramento, a construção, a reforma e a demolição de iniciativa privada, pelo grande dispêndio de recursos e pelo tempo que demandam, não devem ficar sob controle a posteriori. Assim, a licença será expedida após a verificação em abstrato do atendimento às prescrições edilícias. No caso, a licença fica subordinada a observância das normas edilícias. Válida a argumentação do Município ao negar o alvará de licença para reconstrução do prédio, uma vez que o projeto, atualmente, não preenche os requisitos impostos pela lei vigente. No tocante a essa questão, o prédio foi destruído e, sendo assim, não há que se falar em definitividade do alvará de licença anterior. Referência - AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 2006.002.18085 – TJERJ – 14ª CAMARA CIVEL 
Questão 04 (2,0 pontos) LUIZ, policial militar de um determinado Estado, ajuizou ação ordinária em face ao Estado visando o retorno imediato ao serviço público. Alega que o Chefe do Poder Executivo praticara ato administrativo eivado de abuso de poder, em razão de haver sido colocado em disponibilidade por estar respondendo a inquérito administrativo, o que configura desvio de finalidade
e verdadeira punição antecipada, em detrimento da presunção constitucional de inocência, violação aos princípios do contraditório, da ampla defesa e da estabilidade. Em contestação, o Estado sustenta a legalidade do ato impugnado com base nos princípios da discricionariedade, razoabilidade e isonomia, uma vez que foram escolhidos aqueles que tinham contra si fortes indícios de crimes graves, o que legitima o fator de diferenciação no momento da escolha "- se é necessário prescindir de um determinado número de servidores públicos, que se prescinda daqueles cujo comportamento, ao menos em tese, revela- se incompatível com a função que exercem...". Insiste na tese de que a disponibilidade é ato discricionário que foge ao controle do Poder Judiciário. O Ministério Público opina no sentido da improcedência do pedido. Decida a questão, indicando os fundamentos de fato e de direito aplicáveis à espécie.
 
Questão 01 (OAB 2009.1) O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da:
a) autotutela; 
b) indisponibilidade dos bens públicos; 
c) continuidade do serviço público;
d) razoabilidade das decisões administrativas. 
Gabarito 
– A - A Administração Pública tem o dever, de ofício, de controlar a legalidade dos atos que praticou e, continuamente, rever, reexaminar esta legalidade; a partir daí, tem o dever de anular os seus próprios atos, havendo uma súmula importantíssima do STF nesse sentido, que é a de n. 473. 
Questão 02 (OAB) Aulus, ex-servidor público civil, foi absolvido, no juízo criminal, por insuficiência de provas, da imprecação de prática de crime contra a Administração Pública. Esclareça-se que Aulus, após processo administrativo disciplinar (inquérito administrativo), fora demitido do serviço público precisamente pela acusação da aludida prática criminosa: 
a) Em conseqüência, deve ser reintegrado. 
b) Em conseqüência, deve ser readmitido. 
c) Em conseqüência, deve reverter ao serviço. 
d) absolvição em tela não altera sua demissão. 
Gabarito 
– D – A responsabilidade do servidor será afastado no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou de sua autoria (art. 126, Lei 8.112/90) 
2ª PARTE — Responda às questões propostas, justificando-as objetivamente: 
Questão 03 (2,0 pontos) (OAB/FGV) O Sr. Joaquim Nabuco, dono de um prédio antigo, decide consultá-lo como advogado. Joaquim relata que o seu prédio está sob ameaça de ruir e que o poder público já iniciou os trabalhos para realizar sua demolição. Joaquim está inconformado com a ação do poder público, justamente por saber que não existe ordem judicial determinando tal demolição. Diante do caso concreto em tela, discorra fundamentadamente sobre a correção ou ilegalidade da medida. 
Gabarito - O aluno deve sustentar a correção da medida tomada pelo poder público com base no poder de polícia da administração pública, uma vez que, por meio desse poder, a administração está concretizando um de seus deveres: garantir a segurança da coletividade. Também deve ser abordada a viabilidade da execução da medida diretamente pela administração pública, sem necessidade de ordem judicial, em função do atributo da autoexecutoriedade do poder de polícia, que é aplicável em casos urgentes, conforme relatado no caso em análise, não precisando buscar, previamente, as vias judiciais. 
Questão 04 (2,0 pontos) (OAB – CESPE) Um empresário requer a renovação da licença de funcionamento de sua empresa. Passados seis meses da protocolização desse requerimento, nada foi decidido pela autoridade administrativa competente. Que medidas e argumentos jurídicos poderiam ser deduzidos em favor da empresa? 
Gabarito – Cabe ação judicial, especialmente mandado de segurança, para compelir a autoridade competente a se pronunciar. O Judiciário não pode se substituir à Administração para deferir a licença, mas pode ordenar que ela aprecie o pedido, deferindo-o o indeferindo-o. Todo pedido administrativo deve ser respondido (dever de decidir) por força do direito constitucional de petição (art. 5º, XXXIV, a, CF). A decisão deve ser proferida dentro do prazo fixado pela legislação. Inexistindo lei específica, a resposta deve ser dada em prazo razoável. 
Questão 5 (3,0 pontos) (OAB) Anfrísio, servidor público acusado de corrupção ativa, foi submetido a inquérito administrativo regular, sendo afinal demitido a bem do serviço público. Sucessivamente, encaminhados os autos à autoridade policial, esta os converteu em inquérito policial, complementando-o com atos formais e encaminhou-o ao Judiciário. Com vista ao Ministério Público, em longo parecer, requereu este seu arquivamento, sustentando a carência de pressupostos suficientes que tipificassem o delito imputado ao indiciado para efeito de armar seu requisitório. O Juiz em simples despacho acolheu a promoção do Ministério Público e determinou o arquivamento. Anfrísio impetrou mandado de segurança, sustentando ocorrência de coisa julgada formal e material dessa decisão judicial, e, em conseqüência, requereu a anulação de sua demissão e reintegração no cargo, com pagamento de todos os atrasados, desde o respectivo ato de destituição do serviço público e mais verba advocatícia. Como opinaria nessa relação mandamental? Fundamente. 
Gabarito - O mandado de segurança é incabível, pois a questão envolve matéria de fato, por isso que a medida mais adequada, querendo, seria uma ação ordinária objetivando a declaração de nulidade do ato que desligou Anfrísio do serviço público. Embora possa ser postulada, em função do acesso à Justiça, a aludida ação estará fadada ao insucesso. As decisões criminais somente repercutirão na esfera administrativa, quando a absolvição proclamar inexistência de autoria ou de crime, o que não é o caso do problema enfocado. Com o arquivamento, o réu não será beneficiado com a reintegração. Ademais, o mesmo poderá ser reaberto, a qualquer momento mediante provas novas. O ato praticado pelo agente público que vai de encontro com a ética funcional da Administração Pública, mesmo com o arquivamento, Curso de Direito AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2 Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2 poderá acarretar em responsabilidade e demissão administrativa.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PROVA “A”
1ª PARTE — Assinale a alternativa correta, valendo cada uma 1,0 ponto.
Questão 01 
(OAB) Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da:
 
a) eficiência; 
b) impessoalidade; 
c) autotutela; 
d) publicidade
 
Gabarito: D - Em regra, todos os atos administrativos são publicados, porque pública é a Administração que os realiza, exceto em razão de segurança nacional, investigação criminal ou interesse público.
Questão 02
(OAB) Durante fiscalização em determinado estabelecimento comercial foi constatada a realização de atividade de venda de remédios manipulados no local, sem autorização dos órgãos estaduais competentes para tanto. Neste caso, os fiscais estaduais, dentre outras medidas eventualmente cabíveis em face da natureza da infração, devem:
 
a) autuar o comerciante, facultada a concessão de prazo para apresentação de defesa, bem como recolher amostra do medicamento para análise de sua lesividade; 
b) autuar o comerciante e comunicar as autoridades superiores para requerimento de ordem judicial para apreensão
das mercadorias; 
c) apreender as mercadorias e notificar o comerciante para apresentação de defesa, no prazo legal, apenas após o que poderá ser lavrado, se for o caso, o auto de infração das mercadorias; 
d) apreender as mercadorias irregulares encontradas no local, lavrando auto de apreensão, bem como autuar o comerciante pelas infrações cometidas, concedendo-lhe prazo para apresentação de defesa.
Gabarito – D - Temos, aí, a prerrogativa da auto-executoriedade, que é a 
possibilidade de a Administração decidir e fazer atuar as suas decisões por seus próprios meios, independentemente de título judicial, assegurados o contraditório e a ampla defesa, nos casos de urgência e 
flagrância, utilizando-se, se necessário, 
de uso de força.
2ª PARTE — Responda às questões propostas, justificando-as objetivamente:
Questão 03 (2,0 pontos)
O proprietário de um prédio residencial unifamiliar atingido por um incêndio que o destruiu, com perda da totalidade de seus elementos estruturais, requer alvará de licença para a sua reconstrução. O Município do Rio de Janeiro negou-lhe o alvará requerido, alegando que o lote onde se situava a edificação está sujeito a afastamento conforme a legislação edilícia atualmente vigente, e que a reconstrução pretendida se fará parcialmente sobre a área de recuo. O proprietário recorre da decisão, sustentando que a negação fere seu direito de propriedade, impedindo a recomposição de seu patrimônio, e que o prédio, se reconstruído, ocupará exatamente a área anteriormente ocupada. Ameaça o Município com a responsabilização por perdas e danos, caso persista sua negativa.
A autoridade a que é dirigido o recurso solicita a audiência da Procuradoria. Geral. 
Qual a orientação a ser dada? Fundamente a resposta.
Gabarito - Entendem os legisladores da matéria que o loteamento, o desmembramento, o remembramento, a construção, a reforma e a demolição de iniciativa privada, pelo grande dispêndio de recursos e pelo tempo que demandam, não devem ficar sob controle a posteriori. Assim, a licença será expedida após a verificação em abstrato do atendimento às prescrições edilícias. No caso, a licença fica subordinada à observância das normas edilícias. 
fica subordinada a observância das normas edilícias.
Válida a argumentação do Município ao negar o alvará de licença para reconstrução do prédio, uma vez que o projeto, atualmente, não preenche os requisitos impostos pela lei vigente. No tocante a essa questão, o prédio foi destruído e, sendo assim, não há que se falar em definitividade do alvará de licença anterior.
Referência - AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 2006.002.18085 – TJERJ – 14ª CAMARA CIVEL
Questão 04 (2,0 pontos)
LUIZ, policial militar de um determinado Estado, ajuizou ação ordinária em face ao Estado visando o retorno imediato ao 
serviço público. Alega que o Chefe do Poder Executivo praticara ato 
administrativo eivado de abuso de poder, 
em razão de haver sido colocado em 
disponibilidade por estar respondendo a 
inquérito administrativo, o que configura 
desvio de finalidade e verdadeira punição 
antecipada, em detrimento da presunção 
constitucional de inocência, violação aos 
princípios do contraditório, da ampla 
defesa e da estabilidade. Em contestação, 
o Estado sustenta a legalidade do ato 
impugnado com base nos princípios da 
discricionariedade, razoabilidade e 
isonomia, uma vez que foram escolhidos 
aqueles que tinham contra si fortes 
indícios de crimes graves, o que legitima o 
fator de diferenciação no momento da 
escolha "- se é necessário prescindir de um 
determinado número de servidores 
públicos, que se prescinda daqueles cujo 
comportamento, ao menos em tese, revela-
se incompatível com a função que 
exercem...". Insiste na tese de que a 
disponibilidade é ato discricionário que 
foge ao controle do Poder Judiciário. O 
Ministério Público opina no sentido da 
improcedência do pedido. Decida a 
questão, indicando os fundamentos de fato 
e de direito aplicáveis à espécie.
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
Esta página não é visível na pré-visualização
Não perca as partes importantes!
BAIXAR
Esta página não é visível na pré-visualização
Não perca as partes importantes!
BAIXAR
Questão 01
(OAB 2009.1) O diretor-geral de 
determinado órgão público federal 
exarou despacho concessivo de 
aposentadoria a um servidor em cuja 
contagem do tempo de serviço fora 
utilizada certidão de tempo de 
contribuição do INSS, falsificada pelo 
próprio beneficiário. Descoberta a 
fraude alguns meses mais tarde, a 
referida autoridade tornou sem efeito 
o ato de aposentadoria. Na situação 
hipotética considerada, o princípio 
administrativo aplicável ao ato que 
tornou sem efeito o ato de 
aposentadoria praticado é o da:
a) autotutela;
b) indisponibilidade dos bens públicos;
c) continuidade do serviço público;
d) razoabilidade das decisões 
administrativas.
Gabarito – A - A Administração Pública 
tem o dever, de ofício, de controlar a 
legalidade dos atos que praticou e, 
continuamente, rever, reexaminar esta 
legalidade; a partir daí, tem o dever de 
anular os seus próprios atos, havendo uma 
súmula importantíssima do STF nesse 
sentido, que é a de n. 473.
Questão 02
(OAB) Aulus, ex-servidor público civil, 
foi absolvido, no juízo criminal, por 
insuficiência de provas, da imprecação 
de prática de crime contra a 
Administração Pública. Esclareça-se 
que Aulus, após processo 
administrativo disciplinar (inquérito 
administrativo), fora demitido do 
serviço público precisamente pela 
acusação da aludida prática criminosa:
a) Em conseqüência, deve ser reintegrado.
b) Em conseqüência, deve ser readmitido.
c) Em conseqüência, deve reverter ao 
serviço.
d) absolvição em tela não altera sua 
demissão.
Gabarito – D – A responsabilidade do 
servidor será afastado no caso de 
absolvição criminal que negue a existência 
do fato ou de sua autoria (art. 126, Lei 
8.112/90)
2ª PARTE — Responda às questões 
propostas, justificando-as objetivamente:
Questão 03 (2,0 pontos)
(OAB/FGV) O Sr. Joaquim Nabuco, dono de 
um prédio antigo, decide consultá-lo como 
advogado. Joaquim relata que o seu prédio 
está sob ameaça de ruir e que o poder 
público já iniciou os trabalhos para realizar 
sua demolição. Joaquim está inconformado 
com a ação do poder público, justamente 
por saber que não existe ordem judicial 
determinando tal demolição. Diante do 
caso concreto em tela, discorra 
fundamentadamente sobre a correção ou 
ilegalidade da medida.
Gabarito - O aluno deve sustentar a 
correção da medida tomada pelo poder 
público com base no poder de polícia da 
administração pública, uma vez que, por 
meio desse poder, a administração está 
concretizando um de seus deveres: 
garantir a segurança da coletividade. 
Também deve ser abordada a viabilidade 
da execução da medida diretamente pela 
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
Questão 01
(OAB 2009.1) O diretor-geral de 
determinado órgão público federal 
exarou despacho concessivo de 
aposentadoria a um servidor em cuja 
contagem do tempo de serviço fora 
utilizada certidão de tempo de 
contribuição do INSS, falsificada pelo 
próprio beneficiário. Descoberta a 
fraude alguns meses mais tarde, a 
referida autoridade tornou sem efeito 
o ato de aposentadoria. Na situação 
hipotética considerada, o princípio 
administrativo
aplicável ao ato que 
tornou sem efeito o ato de 
aposentadoria praticado é o da:
a) autotutela;
b) indisponibilidade dos bens públicos;
c) continuidade do serviço público;
d) razoabilidade das decisões 
administrativas.
Gabarito – A - A Administração Pública 
tem o dever, de ofício, de controlar a 
legalidade dos atos que praticou e, 
continuamente, rever, reexaminar esta 
legalidade; a partir daí, tem o dever de 
anular os seus próprios atos, havendo uma 
súmula importantíssima do STF nesse 
sentido, que é a de n. 473.
Questão 02
(OAB) Aulus, ex-servidor público civil, 
foi absolvido, no juízo criminal, por 
insuficiência de provas, da imprecação 
de prática de crime contra a 
Administração Pública. Esclareça-se 
que Aulus, após processo 
administrativo disciplinar (inquérito 
administrativo), fora demitido do 
serviço público precisamente pela 
acusação da aludida prática criminosa:
a) Em conseqüência, deve ser reintegrado.
b) Em conseqüência, deve ser readmitido.
c) Em conseqüência, deve reverter ao 
serviço.
d) absolvição em tela não altera sua 
demissão.
Gabarito – D – A responsabilidade do 
servidor será afastado no caso de 
absolvição criminal que negue a existência 
do fato ou de sua autoria (art. 126, Lei 
8.112/90)
2ª PARTE — Responda às questões 
propostas, justificando-as objetivamente:
Questão 03 (2,0 pontos)
(OAB/FGV) O Sr. Joaquim Nabuco, dono de 
um prédio antigo, decide consultá-lo como 
advogado. Joaquim relata que o seu prédio 
está sob ameaça de ruir e que o poder 
público já iniciou os trabalhos para realizar 
sua demolição. Joaquim está inconformado 
com a ação do poder público, justamente 
por saber que não existe ordem judicial 
determinando tal demolição. Diante do 
caso concreto em tela, discorra 
fundamentadamente sobre a correção ou 
ilegalidade da medida.
Gabarito - O aluno deve sustentar a 
correção da medida tomada pelo poder 
público com base no poder de polícia da 
administração pública, uma vez que, por 
meio desse poder, a administração está 
concretizando um de seus deveres: 
garantir a segurança da coletividade. 
Também deve ser abordada a viabilidade 
da execução da medida diretamente pela 
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
Esta página não é visível na pré-visualização
Não perca as partes importantes!
BAIXAR
administração pública, sem necessidade de 
ordem judicial, em função do atributo da 
autoexecutoriedade do poder de polícia, 
que é aplicável em casos urgentes, 
conforme relatado no caso em análise, não 
precisando buscar, previamente, as 
vias judiciais. 
Questão 04 (2,0 pontos)
(OAB – CESPE) Um empresário requer a 
renovação da licença de funcionamento de 
sua empresa. Passados seis meses da 
protocolização desse requerimento, nada 
foi decidido pela autoridade administrativa 
competente. Que medidas e argumentos 
jurídicos poderiam ser deduzidos em favor 
da empresa?
Gabarito – Cabe ação judicial, 
especialmente mandado de segurança, 
para compelir a autoridade competente a 
se pronunciar. O Judiciário não pode se 
substituir à Administração para deferir a 
licença, mas pode ordenar que ela aprecie 
o pedido, deferindo-o o indeferindo-o. Todo 
pedido administrativo deve ser respondido 
(dever de decidir) por força do direito 
constitucional de petição (art. 5º, XXXIV, a, 
CF). A decisão deve ser proferida dentro 
do prazo fixado pela legislação. Inexistindo 
lei específica, a resposta deve ser dada em 
prazo razoável.
Questão 5 (3,0 pontos)
(OAB) Anfrísio, servidor público acusado 
de corrupção ativa, foi submetido a 
inquérito administrativo regular, sendo 
afinal demitido a bem do serviço público. 
Sucessivamente, encaminhados os autos à 
autoridade policial, esta os converteu em 
inquérito policial, complementando-o com 
atos formais e encaminhou-o ao Judiciário. 
Com vista ao Ministério Público, em longo 
parecer, requereu este seu arquivamento, 
sustentando a carência de pressupostos 
suficientes que tipificassem o delito 
imputado ao indiciado para efeito de armar 
seu requisitório. O Juiz em simples 
despacho acolheu a promoção do 
Ministério Público e determinou o 
arquivamento. Anfrísio impetrou mandado 
de segurança, sustentando ocorrência de 
coisa julgada formal e material dessa 
decisão judicial, e, em conseqüência, 
requereu a anulação de sua demissão e 
reintegração no cargo, com pagamento de 
todos os atrasados, desde o respectivo ato 
de destituição do serviço público e mais 
verba advocatícia. Como opinaria nessa 
relação mandamental? Fundamente.
Gabarito - O mandado de segurança é 
incabível, pois a questão envolve matéria 
de fato, por isso que a medida mais 
adequada, querendo, seria uma ação 
ordinária objetivando a declaração de 
nulidade do ato que desligou Anfrísio do 
serviço público. Embora possa ser 
postulada, em função do acesso à Justiça, 
a aludida ação estará fadada ao insucesso. 
As decisões criminais somente repercutirão 
na esfera administrativa, quando a 
absolvição proclamar inexistência de 
autoria ou de crime, o que não é o caso do 
problema enfocado. Com o arquivamento, 
o réu não será beneficiado com a 
reintegração. Ademais, o mesmo poderá 
ser reaberto, a qualquer momento 
mediante provas novas. O ato praticado 
pelo agente público que vai de encontro 
com a ética funcional da Administração 
Pública, mesmo com o arquivamento, 
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
poderá acarretar em responsabilidade e 
demissão administrativa.
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
poderá acarretar em responsabilidade e 
demissão administrativa.
Curso de Direito
AV1 – DIREITO ADMINISTRATIVO I – 2011.2
Centro de Ciências Jurídicas – 2011.2
Baixe o documento completo
Você poderá baixar novamente o documento de forma gratuita em qualquer dispositivo
BAIXAR
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
1. Qual princípio da Administração Pública indica a observância à escala vertical e horizontal de competência enquanto esferas de poder? Explique.
Resp.: Princípio da hierarquia.
2. Relacione os Princípios da Motivação e os atos discricionários.
Resp.: A motivação só é exigida para os atos vinculados.
4. Qual a relação existente entre o Princípio da Finalidade e o da Supremacia do Interesse Público?
Resp.: De subordinação.
5. Quais garantias processuais constitucionais se refletem em Princípios implícitos da Administração Pública?
Resp.: Ampla defesa e o contraditório.
6. Explique o princípio da Administração Pública que respeita institutos da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.
Resp.: Segurança jurídica.
7. O poder de rever, reverter ou até mesmo anular os atos administrativos realizados pela Administração Pública é identificado em qual Princípio?
Resp.: Autotutela.
8. Qual princípio se converte em proteção aos administrados no sentido de que não haverá interrupção dos serviços públicos? Explique.
Resp.: Continuidade dos serviços públicos.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Prova Direito Administrativo II - Estacio De Sá
Exames: Prova Direito Administrativo II - Estacio De Sá. Pesquise 813.000+ trabalhos acadêmicos
Por: mayarafonseca  •  11/6/2013  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  6.584 Visualizações
Página 1 de 8
1 - Aristóteles é professor de universidade pública e empregado de uma sociedade
de economia mista. Na condição de professor, Aristóteles é servidor público contratado mediante concurso público sob o regime de 40 horas semanais, regido pela Lei 8.112/90, enquanto que, na sociedade de economia mista, trabalha pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, por 8 horas, com jornada flexível. A Constituição Federal de 1988 dispõe sobre o regime de acumulação de cargos e empregos públicos nos seguintes termos: Art. 37. Omissis. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários (...). (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998); b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998). Com base na leitura do texto, é CORRETO afirmar que
2 - Julgue os itens subseqüentes, relativos à organização e estruturação da administração pública.
Uma lei que reestruture a carreira de determinada categoria de servidores públicos pode também dispor acerca da criação de uma autarquia.
O controle das entidades que compõem a administração indireta da União é feito pela sistemática da supervisão ministerial.
As autarquias podem ter personalidade jurídica de direito privado.
As autarquias têm prerrogativas típicas das pessoas jurídicas de direito público, entre as quais se inclui a de serem seus débitos apurados judicialmente executados pelo sistema de precatórios.
Estão certos apenas os itens
C) II e IV.
3 - Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública federal.
C. As autarquias destinam-se à execução de atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
4 - Acerca da administração pública indireta, assinale a opção correta.
C) Prevalece o entendimento de que as fundações públicas com personalidade jurídica de direito público são verdadeiras autarquias, as quais devem ser criadas por lei e não por ato infralegal.
5 - Quanto ao seu regime jurídico, as empresas públicas federais que integram a Administração Pública
  (E) Indireta Federal possuem personalidade jurídica de direito privado e se sujeitam ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
 
6 - No que diz respeito à administração indireta, assinale a opção incorreta.
d - As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos atuam com autonomia de vontade, sujeitando-se apenas a normas de direito privado.
7 - As empresas públicas e sociedades de economia mista, no contexto da Administração Pública Federal, detêm alguns aspectos e pontos em comum, juridicamente, mas entre os que lhes são diferentes destaca-se
c - o foro de controle jurisdicional
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TERCEIRO VT (DE UM OUTRO ALUNO DO SEMESTRE DE 2/2020):
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SIMONE ALVES RODRIGUES ALUNO UNIVERSO 
DIREITO ADMINISTRATIVO I
1. Painel
2. Meus cursos
3. 32313N1
4. AVALIAÇÕES
5. V1
	Iniciado em
	segunda, 19 abr 2021, 18:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 19 abr 2021, 19:29
	Tempo empregado
	1 hora 11 minutos
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE) Secretário Municipal na busca por exercer a administração com juridicidade e legitimidade estabeleceu alguns parâmetros para a Pasta que passou a administrar, por isso elegeu alguns paradigmas:
I – Fundamentos: soberania; a cidadania, a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
II – Objetivos: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Diante das assertivas que seguem, após avaliar a adequação com a Constituição e com o Direito, marque a opção correta:
a.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no fundamento soberania, vez que é competência exclusiva e indelegável do Distrito Federal.
b.
O Secretário, muito embora bem intencionado cometeu um erro técnico frente às competências administrativas, pois os paradigmas elencados não alcançam competências municipais.
c.
O Secretário, muito embora utilizando paradigmas de baixa densidade está correto quanto aos fundamentos e objetivos pertinentes a toda administração pública brasileira.
d.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no objetivo de reduzir as desigualdades sociais e regionais, vez que é competência exclusiva e indelegável dos Estados.
e.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no fundamento cidadania, vez que é competência exclusiva e indelegável da União.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
O Secretário, muito embora utilizando paradigmas de baixa densidade está correto quanto aos fundamentos e objetivos pertinentes a toda administração pública brasileira..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe o trecho que nos remete ao princípio constitucional-administrativo da legalidade e aos conceitos de reserva de lei e reserva da norma:
“A um exame desavisado, parece singelo o sistema de partilha de competências adotado pela Constituição. Não o é, contudo, para aqueles que o analisam com maior acuidade e detença e que, por isso, vislumbram muitas questões de densa complexidade. Embora possam variar as classificações entre os estudiosos, domina aquela que agrupa as competências em duas categorias – a competência legislativa e a competência material (ou administrativa).”
Sobre o nítido alinhamento do trecho decotado e o comando da questão, é correto o que se encontra em:
a.
Ao espectro municipal cabe estabelecer normas gerais, sobrepondo a iniciativa da União para legislar, todavia não excluindo a competência suplementar dos Estados, naquilo que for concorrente.         
b.
A nenhum ente federativo será ilícito exercer sua competência material (ou administrativa), mesmo sem que, previamente, lhe tenha sido outorgada a respectiva competência legislativa. Essa é a regra básica do sistema de repartição de competências vigente na Constituição.
c.
À inexistência de lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender as peculiaridades de seus municípios.
d.
Ao espectro da hipótese de ocorrer confronto da legislação, em temática concorrente, a competência da União não prevalecerá, devido a sua abstração, cabendo a vitória municipal.
e.
A competência legislativa permite que o ente federativo edite leis e atos normativos fundados diretamente na Constituição, ao passo que a competência administrativa o autoriza a criar normas infraconstitucionais editadas em harmonia com o texto constitucional, através de um conjunto de ações concretas destinadas à satisfação do interesse público.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A competência legislativa permite que o ente federativo edite leis e atos normativos fundados diretamente na Constituição, ao passo que a competência administrativa o autoriza a criar normas infraconstitucionais editadas em harmonia com o texto constitucional, através de um conjunto de ações concretas destinadas à satisfação do interesse público..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe o trecho que segue e marque a opção que conceitualmente exibe a percepção de forma sistematizada do direito administrativo, pelo viés pós positivista da juridicidade e da legitimidade.
“Os conceitos em torno do direito administrativo buscam enfatizar critérios de autonomia, outros encontram fundamentos em noções funcionais ou objetivas de administração pública e alguns parte de uma compreensão subjetiva do fenômeno administrativo. Todavia, não se deve compreender o direito administrativo. 
a.
como um instrumento de limitação da atuação estatal. pois a portentosidade do Estado é inabalável.
b.
como sistema de direito apto a aceitar princípios devido a baixa densidade normativa destes e sua missão preemente de resolver de resolver problemas concretos.
c.
como facilitador, pois o direito é ferramenta mercantil para solucionar não os problemas do cidadão, mas dos indivíduos, mediante pagamento.
d.
como  ramo da ciência jurídica. Visto que a sociedade vive em involução, e o Estado é o mesmo, desde sempre, imutável em sua soberania.
e.
deslocado de sua função garantidora do administrado ante a atuação do poder público.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
deslocado de sua função garantidora do administrado ante a atuação do poder público..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe:
I - Administração Pública deve ser pensada em conjunto com o princípio federativo e o princípio da separação de poderes.
II - Desconcentração administrativa consiste na criação de centros de competência através da especialização de funções. 
III - Descentralização administrativa consiste na transferência da atividade administrativa.
Agora, marque a opção correta diante do direito administrativo: 
a.
I, II, III estão corretos.
b.
Apenas III está correto. 
c.
Apenas I está correto.
d.
Apenas II está correto.
e.
II e III estão corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I, II, III estão corretos..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um vizinho, sabedor que és estudante de direito, lhe reportou o fato de que uma ambulância do Corpo de Bombeiros, em um engarrafamento, lhe causou alguns prejuízos no retrovisor. De plano, você lhe respondeu para esquecer, pois uma vida estava sendo salva. Mas, por vaidade acadêmica disse-lhe que a incapacidade processual ou judiciária do órgão público, ou seja, a sua ausência, é a principal característica, em razão disso surge o PRINCÍPIO DA IMPUTAÇÃO VOLITIVA, que é:
a.
a responsabilidade da pessoa jurídica frente a atuação dos seus agentes, ou seja: União, Estados, Distrito Federal, Municípios. Logo, possível ação indenizatória deve ser proposta em face da administração direta.
b.
a responsabilidade do órgão frente a toda e qualquer demanda, vez que sua capacidade é plena.
c.
a possibilidade do chefe do órgão responder por crime de responsabilidade, conforme a constituição.
d.
a insubmissão do órgão à lei, pois ao representar o estado não possui limitações.
e.
a prerrogativa dada por lei para que os órgãos atuem em defesa de terceiros incapazes, na forma do código civil.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
a responsabilidade da pessoa jurídica frente a atuação dos seus agentes, ou seja: União, Estados, Distrito Federal, Municípios. Logo, possível ação indenizatória deve ser proposta em face da administração direta..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe o trecho e marque a opção que completa a lacuna adequadamente:
“Considera-se ____________ atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.” 
a.
poder de polícia.
b.
poder hierárquico.
c.
poder discricionário.
d.
poder ilimitado.
e.
poder vinculado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
poder de polícia..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(OAB) Dada aula, após ser perguntado por um aluno, o Professor disse o seguinte: ” Observe a clássica e precisa lição de HELY LOPES MEIRELES, hoje repetida praticamente por todos os autores: “Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa ‘pode fazer assim’; para o administrador público significa ‘deve fazer assim’ “
Tal aluno participativo recebeu a explicação do parâmetro administrativo da:
a.
Autonomia de vontade.
b.
Moralidade administrativa.
c.
Oportunidade administrativa.
d.
Eficiência administrativa.
e.
Legalidade administrativa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Legalidade administrativa..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A origem do direito administrativo exibe nascedouro com o surgimento do Estado de Direito, em nítida consagração aos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, proclamados pela Revolução Francesa de 1789.
Sabendo dos caracteres do Estado de Direito, presentes em nossa Constituição, avalie os itens quanto a guarda de congruência com a CF 1988 e assinale a opção em que todos os itens representam paradigmas explorados pela Carta.
I - Consagração de direitos fundamentais oponíveis ao Estado, corporificados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Implemento de mecanismo de limitação do exercício do poder estatal.
III - A submissão do Estado à lei, o que por óbvio não abarca a União.
a.
Apenas II está correto.
b.
I e II estão corretos.
c.
Apenas I está correto.
d.
Apenas III está correto.
e.
II e III estão corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e II estão corretos..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Poder Legislativo faz parte da administração direta com a função de legislar, todavia diante do que segue “Compete privativamente ao Senado Federal: XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias...”. Podemos afirmar que ele está exercendo função: 
a.
Executiva atípica.
b.
Legislativa empresarial.
c.
Judiciária típica.
d.
Moderadora difusa.
e.
Legislativa típica.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Executiva atípica..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Órgãos Públicos são repartições internas do Estado. E, visam a especialização de funções administrativas com o intuito de tornar a administração estatal mais eficiente. Dentro de tal conhecimento, é incorreto o que se encontra na opção:
a.
Essas repartições são criadas a partir da desconcentração administrativa e necessárias à sua organização. O que ressalta o vínculo de natureza hierárquica, da subordinação.
b.
Existem na Administração Direta e na Indireta se chamam autarquias. Lei define órgão público como: a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.
c.
A criação e a extinção dependem da lei, na órbita federal, por exemplo, podemos citar o Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre ... órgãos ...”.
d.
A principal característica
do órgão é a ausência de personalidade jurídica própria, por isso é entendido como um compartimento ou centro de atribuições que se encontra inserido em determinada pessoa. Os agentes públicos, que compõem os órgãos públicos, manifestam a vontade do próprio Estado.
e.
Prevalece na doutrina a teoria do órgão em analogia ao corpo humano, visto que o Estado é uma criação do Direito e não dispõe de vontade própria, por essa razão o Estado atua por meio dos agentes públicos para satisfazer as necessidades coletivas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Existem na Administração Direta e na Indireta se chamam autarquias. Lei define órgão público como: a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.Parte inferior do formulárioParte inferior do formulário
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SIMONE ALVES RODRIGUES ALUNO UNIVERSO
DIREITO ADMINISTRATIVO I
1. Painel
2. Meus cursos
3. 32313N1
4. AVALIAÇÕES
5. V2
	Iniciado em
	segunda, 31 mai 2021, 18:15
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 31 mai 2021, 19:52
	Tempo empregado
	1 hora 37 minutos
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre administração pública, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos.
II. Órgãos públicos como os Ministérios, as Forças Armadas, a Receita Federal, as Autarquias, e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, formam a Administração Pública Direta.
III. Na Administração Púbica Indireta o Estado transmite a realização de determinadas funções para outras pessoas jurídicas que possuem autonomia administrativa e financeira, mas não política.
IV. Fazem parte da Administração Pública Indireta as Autarquias, as Empresas Públicas, as Sociedades de Economia Mista, as Delegacias e as Fundações Públicas.
Escolha uma opção:
a.
Apenas três assertivas estão incorretas.
b.
Apenas duas assertivas estão incorretas.
c.
As quatro assertivas estão incorretas.
d.
Apenas uma assertiva está incorreta.
e.
Todas as assertivas estão incorretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Apenas duas assertivas estão incorretas.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O ato administrativo tem finalidade pública e é uma espécie de ato jurídico. Observe, a seguir, as 6 (seis) definições quanto à forma de exteriorização dos atos.
I. Utilizados para a expedição de autorização e licença; denotam aquiescência da Administração no sentido de ser desenvolvida certa atividade pelo particular.
II. Praticados pelos órgãos colegiados em suas deliberações administrativas, a exemplo dos diversos Tribunais (Tribunais Judiciários, Tribunais de Contas) e dos Conselhos (Conselhos de Contribuintes, Conselho Curador do FGTS, Conselho Nacional da Previdência Social).
III. Editados pelos Chefes do Poder Executivo, Presidente, Governadores e Prefeitos, para fiel execução das leis.
IV. Utilizados para a Administração transmitir aos subordinados a maneira de conduzir determinado serviço.
V. Utilizados pelas autoridades administrativas para comunicarem-se entre si ou com terceiros. Por meio delas expedem-se agradecimentos, encaminham-se papéis, documentos e informações em geral.
VI. Manifestam opiniões ou pontos de vista sobre matéria submetida à apreciação de órgãos consultivos.
Assinale a alternativa que, respectivamente, apresente a sequência correta.
Escolha uma opção:
a.
Alvarás; resoluções; decretos; pareceres; instruções/ ordens de serviço/ avisos; ofícios.
b.
Alvarás; resoluções; decretos; instruções/ ordens de serviço/ avisos; ofícios; pareceres.
c.
Alvarás; decretos; resoluções; instruções/ ordens de serviço/ avisos; pareceres; ofícios.
d.
Alvarás; resoluções; decretos; instruções/ ordens de serviço/ avisos; pareceres; ofícios.
e.
Licenças; resoluções; decretos; instruções/ ordens de serviço/ avisos; pareceres; ofícios.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Alvarás; resoluções; decretos; instruções/ ordens de serviço/ avisos; ofícios; pareceres.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE) Secretário Municipal na busca por exercer a administração com juridicidade e legitimidade estabeleceu alguns parâmetros para a Pasta que passou a administrar, por isso elegeu alguns paradigmas:
I – Fundamentos: soberania; a cidadania, a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
II – Objetivos: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Diante das assertivas que seguem, após avaliar a adequação com a Constituição e com o Direito, marque a opção correta:
a.
O Secretário, muito embora bem intencionado cometeu um erro técnico frente às competências administrativas, pois os paradigmas elencados não alcançam competências municipais.
b.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no fundamento soberania, vez que é competência exclusiva e indelegável do Distrito Federal.
c.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no fundamento cidadania, vez que é competência exclusiva e indelegável da União.
d.
O Secretário, muito embora utilizando paradigmas de baixa densidade está correto quanto aos fundamentos e objetivos pertinentes a toda administração pública brasileira.
e.
O Secretário extrapolou no tema competências municipais, pois as atividades administrativas municipais não podem atuar no objetivo de reduzir as desigualdades sociais e regionais, vez que é competência exclusiva e indelegável dos Estados.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O Secretário, muito embora utilizando paradigmas de baixa densidade está correto quanto aos fundamentos e objetivos pertinentes a toda administração pública brasileira.
Questão 4
Completo
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A ciência administrativista busca, ao longo do tempo, aprimorar e melhorar a qualidade de prestação de serviço público, por conseguinte produz novas técnicas e maneiras para a gestão da coisa pública. Em tal perspectiva, estruture dissertativamente o que são órgãos públicos e quais as suas principais características.
RESPOSTA (OBS: ESTÁ CORRETA): Órgão Publico é uma unidade de atuação, integrada por agentes públicos, que compôe a estrutura da administração para tornar efetiva a vontade do estado como exemplo: Ministério Público, Secretaria da Educação, Presidência da Republica, Ministério da Fazenda.
Características dos órgãos públicos 
· não possuem personalidade jurídica;
· são partes administração publica;
· ressultam da desconcentração das atribuições do Estado,
· não possuem patrimônio próprio;
· não possuem capacidade postulatória  (regra geral), mas podem iniciar o processo se estiverem defendendo prerrogativas próprias (excessão).
Comentários
Comentário:
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os princípios administrativos, são mandamentos gerais aplicados a toda e qualquer situação, em maior ou menor medida, orientando os vários atos administrativos, em todas suas esferas, organizando e conduzindo processos, contratos e atos normativos, estando previstos no artigo 37 da Constituição Federal Brasileira (CHAVES e ALBUQUERQUE, 2019). A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da:
Escolha uma opção:
a.
Legalidade,
pessoalidade, moralidade, sigilo e eficiência.
b.
Legalidade, pessoalidade, moralidade e eficácia.
c.
Impessoalidade, moralidade, sigilo e eficácia.
d.
Pessoalidade, sigilo, publicidade e eficiência.
e.
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE) Durante uma entrevista de estágio jurídico o avaliador lhe deu uma série de assertivas acerca de direito administrativo e solicitou, caso você desejasse a vaga, que marcasse a opção que continha tópicos pertinentes a uma redação sobre direito administrativo. Supondo, neste caso hipotético, que você tem interesse na vaga, você marcaria a opção:
 Assertivas:
I - Racionalização: fixação de metas e exigência de resultados. Sinaliza a substituição de uma administração autoritária por uma busca de legitimidade democrática, com vistas à eficiência administrativa.
 II - A eficiência administrativa alçou o patamar de princípio com a Emenda Constitucional 19 e vem na esteira da troca de uma administração pública burocrática, que se ocupa de processos, por uma gerencial, que se ocupa com resultados.
 III - O percurso legislativo para a descentralização de atividades, avaliação de desempenho, diminuição do aparelho estatal, e, parcerias com particulares pode ser pontuado com as EC 06, 07/1995 que liberalizaram a economia e as EC 05, 08, 09/1995 que atenuaram os monopólios estatais, além da Lei 8031/1990 que trouxe o Programa Nacional de Desestatização, substituída pela Lei 9491/1997.
a.
Apenas II.
b.
I e II.
c.
I ,II e III.
d.
Apenas III.
e.
Apenas I.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I ,II e III.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à Administração Pública, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A Administração Pública tem como objetivo trabalhar a favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos que administra.
( ) Na Administração Pública Direta, os órgãos não são dotados de personalidade jurídica própria. As despesas inerentes à administração são contempladas no orçamento público e ocorre a desconcentração administrativa, que consiste na delegação de tarefas.
( ) Na Administração Pública direta ocorre a descentralização administrativa, ou seja, a tarefa de administração é transferida para outra pessoa jurídica.
 ( ) A Administração Pública direta é a transferência da administração por parte do Estado a outras pessoas jurídicas, sendo que essas pessoas jurídicas podem ser fundações, empresas públicas, organismos privados etc.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma opção:
a.
F – V – V – V.
b.
V – V – F – F.
c.
V – V – F – V.
d.
F – F – V – V.
e.
V – V – V – V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V – V – F – F.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE) Estudo realizado sobre o tema Fontes do Direito Administrativo percebe um cenário atual indicativo de que o modelo neoconstitucionalista e o fenômeno da constitucionalização do direito fazem dos princípios e da constituição a principal fonte do Direito Administrativo. Por certo que não excluídas as demais espécies normativas compatíveis com a Carta. Esse fenômeno redefiniu a perspectiva de supremacia do interesse público sobre o privado, reconheceu o princípio da ponderação de direitos fundamentais, projetou a vinculação positiva do administrador à lei para consagração da vinculação  direta à Carta, possibilitou o controle judicial da discricionariedade a partir dos princípios constitucionais - com isso afastando, por exemplo,  a insindicabilidade do mérito administrativo. Portanto, pode se falar em:
a)     Fontes formais – criadas por meio de processos formais da ordem jurídica, por exemplo, lei;
b)    Fontes materiais – extraídas da realidade, por exemplo, costumes;
c)    Fontes indiretas – não possuem forma para virarem normas, mas influenciam a produção, por exemplo, doutrina e jurisprudência;
d)    Precedentes administrativos – prática reiterada e uniforme de atos administrativos em situações similares 
Concernente ao tema fonte, avalie as assertivas e marque a opção correta.
I – Interpretação do direito administrativo: tarefa que consiste em descobrir ou precisar o significado e a amplitude das normas vigentes, constitutiva, portanto, da produção das normas jurídicas que serão aplicadas aos casos concretos ou hipotéticos.
II – Integração do direito administrativo: supre eventuais lacunas através da analogia, dos costumes e dos princípios gerais do direito, ao que nos sugere uma revisão detalhada da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro e a subsidiariedade de outros ramos do direito. 
a.
I não pode se relacionar com II, pois afasta o princípio da impessoalidade.
b.
II se equivoca, visto que o direito administrativo é soberano diante dos demais.
c.
I e II refletem o fenômeno da constitucionalização do direito administrativo, as técnicas de interpretação e integração estão adequadas a esse paradigma.
d.
I e II são incongruentes frente ao tema, portanto considerar I correta é reconhecer o erro de II.
e.
I não pode se relacionar com II, pois afasta o princípio da legalidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
I e II refletem o fenômeno da constitucionalização do direito administrativo, as técnicas de interpretação e integração estão adequadas a esse paradigma.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São requisitos ou elementos do ato administrativo, com sua CORRETA explicação:
Escolha uma opção:
a.
Competência pode ser um ato discricionário, em que o poder decorrente da lei conferido ao agente administrativo para o desempenho regular de suas atribuições.
b.
A Forma é o elemento do ato discricionário no sentido da materialização, ou seja, como o ato se apresenta no mundo real.
c.
Objeto é o elemento do ato, que sempre será vinculado, destinado a motivação fática realizada no mundo jurídico.
d.
Finalidade é o que o agente público almeja com a lei, que deve sempre primar pelo interesse público e é vinculado, impassível de convalidação.
e.
Motivação consiste na situação de fato e de direito que gera a necessidade da Administração em praticar o ato administrativo.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Finalidade é o que o agente público almeja com a lei, que deve sempre primar pelo interesse público e é vinculado, impassível de convalidação
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PRÉ-VISUALIZAÇÃO PARCIAL DO TEXTO
PROVA “A” 1ª PARTE — Assinale a alternativa correta, valendo cada uma 1,0 ponto. 
Questão 01 (OAB) Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da: 
a) eficiência; 
b) impessoalidade; 
c) autotutela; 
d) publicidade. 
Gabarito: 
D - Em regra, todos os atos administrativos são publicados, porque pública é a Administração que os realiza, exceto em razão de segurança nacional, investigação criminal ou interesse público. 
Questão 02 (OAB) Durante fiscalização em determinado estabelecimento comercial foi constatada a realização de atividade de venda de remédios manipulados no local, sem autorização dos órgãos estaduais competentes para tanto. Neste caso, os fiscais estaduais, dentre outras medidas eventualmente cabíveis em face da natureza da infração, devem: 
a) autuar o comerciante, facultada a concessão de prazo para apresentação de defesa, bem como recolher amostra do medicamento para análise de sua lesividade;
b) autuar o comerciante e comunicar as autoridades superiores para requerimento de ordem judicial
para apreensão das mercadorias; 
c) apreender as mercadorias e notificar o comerciante para apresentação de defesa, no prazo legal, apenas após o que poderá ser lavrado, se for o caso, o auto de infração das mercadorias; 
d) apreender as mercadorias irregulares encontradas no local, lavrando auto de apreensão, bem como autuar o comerciante pelas infrações cometidas, concedendo-lhe prazo para apresentação de defesa. 
Gabarito:
D - Temos, aí, a prerrogativa da auto-executoriedade, que é a possibilidade de a Administração decidir e fazer atuar as suas decisões por seus próprios meios, independentemente de título judicial, assegurados o contraditório e a ampla defesa, nos casos de urgência e flagrância, utilizando-se, se necessário, de uso de força. 
2ª PARTE — Responda às questões propostas, justificando-as objetivamente: 
Questão 03 (2,0 pontos) O proprietário de um prédio residencial unifamiliar atingido por um incêndio que o destruiu, com perda da totalidade de seus elementos estruturais, requer alvará de licença para a sua reconstrução. O Município do Rio de Janeiro negou-lhe o alvará requerido, alegando que o lote onde se situava a edificação está sujeito a afastamento conforme a legislação edilícia atualmente vigente, e que a reconstrução pretendida se fará parcialmente sobre a área de recuo. O proprietário recorre da decisão, sustentando que a negação fere seu direito de propriedade, impedindo a recomposição de seu patrimônio, e que o prédio, se reconstruído, ocupará exatamente a área anteriormente ocupada. Ameaça o Município com a responsabilização por perdas e danos, caso persista sua negativa. A autoridade a que é dirigido o recurso solicita a audiência da Procuradoria. Geral. Qual a orientação a ser dada? 
Fundamente a resposta. 
Gabarito - Entendem os legisladores da matéria que o loteamento, o desmembramento, o remembramento, a construção, a reforma e a demolição de iniciativa privada, pelo grande dispêndio de recursos e pelo tempo que demandam, não devem ficar sob controle a posteriori. Assim, a licença será expedida após a verificação em abstrato do atendimento às prescrições edilícias. No caso, a licença fica subordinada a observância das normas edilícias. Válida a argumentação do Município ao negar o alvará de licença para reconstrução do prédio, uma vez que o projeto, atualmente, não preenche os requisitos impostos pela lei vigente. No tocante a essa questão, o prédio foi destruído e, sendo assim, não há que se falar em definitividade do alvará de licença anterior. Referência - AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 2006.002.18085 – TJERJ – 14ª CAMARA CIVEL 
Questão 04 (2,0 pontos) LUIZ, policial militar de um determinado Estado, ajuizou ação ordinária em face ao Estado visando o retorno imediato ao serviço público. Alega que o Chefe do Poder Executivo praticara ato administrativo eivado de abuso de poder, em razão de haver sido colocado em disponibilidade por estar respondendo a inquérito administrativo, o que configura desvio de finalidade e verdadeira punição antecipada, em detrimento da presunção constitucional de inocência, violação aos princípios do contraditório, da ampla defesa e da estabilidade. Em contestação, o Estado sustenta a legalidade do ato impugnado com base nos princípios da discricionariedade, razoabilidade e isonomia, uma vez que foram escolhidos aqueles que tinham contra si fortes indícios de crimes graves, o que legitima o fator de diferenciação no momento da escolha "- se é necessário prescindir de um determinado número de servidores públicos, que se prescinda daqueles cujo comportamento, ao menos em tese, revela- se incompatível com a função que exercem...". Insiste na tese de que a disponibilidade é ato discricionário que foge ao controle do Poder Judiciário. O Ministério Público opina no sentido da improcedência do pedido. Decida a questão, indicando os fundamentos de fato e de direito aplicáveis à espécie.
 
Questão 01 (OAB 2009.1) O diretor-geral de determinado órgão público federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de serviço fora utilizada certidão de tempo de contribuição do INSS, falsificada pelo próprio beneficiário. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situação hipotética considerada, o princípio administrativo aplicável ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado é o da:
a) autotutela; 
b) indisponibilidade dos bens públicos; 
c) continuidade do serviço público;
d) razoabilidade das decisões administrativas. 
Gabarito 
– A - A Administração Pública tem o dever, de ofício, de controlar a legalidade dos atos que praticou e, continuamente, rever, reexaminar esta legalidade; a partir daí, tem o dever de anular os seus próprios atos, havendo uma súmula importantíssima do STF nesse sentido, que é a de n. 473. 
Questão 02 (OAB) Aulus, ex-servidor público civil, foi absolvido, no juízo criminal, por insuficiência de provas, da imprecação de prática de crime contra a Administração Pública. Esclareça-se que Aulus, após processo administrativo disciplinar (inquérito administrativo), fora demitido do serviço público precisamente pela acusação da aludida prática criminosa: 
a) Em conseqüência, deve ser reintegrado. 
b) Em conseqüência, deve ser readmitido. 
c) Em conseqüência, deve reverter ao serviço. 
d) absolvição em tela não altera sua demissão. 
Gabarito 
– D – A responsabilidade do servidor será afastado no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou de sua autoria (art. 126, Lei 8.112/90) 
2ª PARTE — Responda às questões propostas, justificando-as objetivamente: 
Questão 03 (2,0 pontos) (OAB/FGV) O Sr. Joaquim Nabuco, dono de um prédio antigo, decide consultá-lo como advogado. Joaquim relata que o seu prédio está sob ameaça de ruir e que o poder público já iniciou os trabalhos para realizar sua demolição. Joaquim está inconformado com a ação do poder público, justamente por saber que não existe ordem judicial determinando tal demolição. Diante do caso concreto em tela, discorra fundamentadamente sobre a correção ou ilegalidade da medida. 
Gabarito - O aluno deve sustentar a correção da medida tomada pelo poder público com base no poder de polícia da administração pública, uma vez que, por meio desse poder, a administração está concretizando um de seus deveres: garantir a segurança da coletividade. Também deve ser abordada a viabilidade da execução da medida diretamente pela administração pública, sem necessidade de ordem judicial, em função do atributo da autoexecutoriedade do poder de polícia, que é aplicável em casos urgentes, conforme relatado no caso em análise, não precisando buscar, previamente, as vias judiciais. 
Questão 04 (2,0 pontos) (OAB – CESPE) Um empresário requer a renovação da licença de funcionamento de sua empresa. Passados seis meses da protocolização desse requerimento, nada foi decidido pela autoridade administrativa competente. Que medidas e argumentos jurídicos poderiam ser deduzidos em favor da empresa? 
Gabarito – Cabe ação judicial, especialmente mandado de segurança, para compelir a autoridade competente a se pronunciar. O Judiciário não pode se substituir à Administração para deferir a licença, mas pode ordenar que ela aprecie o pedido, deferindo-o o indeferindo-o. Todo pedido administrativo deve ser respondido (dever de decidir) por força do direito constitucional de petição (art. 5º, XXXIV, a, CF). A decisão deve ser proferida dentro do prazo fixado pela legislação. Inexistindo lei específica, a resposta deve ser dada em prazo razoável. 
Questão 5 (3,0 pontos) (OAB) Anfrísio, servidor público acusado de corrupção ativa, foi submetido a inquérito administrativo regular, sendo afinal demitido a bem do serviço público. Sucessivamente, encaminhados os autos à autoridade policial, esta os converteu em inquérito policial, complementando-o com atos formais e encaminhou-o ao Judiciário. Com vista ao Ministério Público, em longo parecer, requereu este seu arquivamento,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando