Buscar

Gametas e a propagação Genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME DA instituição de ensino 
atividade AVALIATIVIA
Professor: _________________________ Data: ____/____/2023 VALOR: ____PONTOS
Aluno (a) : _________________________ Série: ___° Ano – Turma: ____ Turno: __________
Gametas e a Propagação Genética
- Gametas
Gametas são as células sexuais de todos os seres vivos. Todos os organismos com reprodução sexuada precisam produzir gametas, tanto plantas como animais.
Existem gametas masculinos que são chamados espermatozoides em animais ou anterozoides e pólen em plantas e femininos, chamados óvulos em animais ou oosferas em plantas.
Essas células são responsáveis por carregar as características genéticas que serão transmitidas de uma geração para outra por meio de genes contidos em cromossomos.
Durante o processo reprodutivo, ocorre a fecundação do gameta feminino pelo masculino e será formado o zigoto, que é a primeira célula do embrião.
Os gametas são formados a partir de células especializadas chamadas células germinativas, que passam por várias divisões celulares do tipo mitose que faz com que se multipliquem. O processo de formação dos gametas recebe o nome de gametogênese.
Ao estudar genética dois termos são essenciais para sua compreensão: genes e cromossomos. 
- Genes
Um gene para uma determinada característica nem sempre se apresenta igual. As formas alternativas de um determinado gene são chamadas de alelos. Assim sendo, um determinado gene pode apresentar diferentes alelos em razão de alguma modificação em um pequeno trecho do DNA que ocorrem devido à mutações. Os alelos determinam a mesma característica, porém de maneiras diferentes.
À constituição genética de um indivíduo, ou seja, ao conjunto de seus genes dá-se o nome de genótipo. O genótipo será responsável, portanto, por determinar as características mensuráveis de um indivíduo (fenótipo).
- Cromossomos
Os cromossomos podem ser definidos como DNA altamente condensado. Na espécie humana temos 46 cromossomos no núcleo de nossas células. Esses cromossomos estão dispostos em pares, ou seja, temos 23 pares de cromossomos. Os cromossomos de um determinado par são denominados de homólogos.
Dos 23 pares de cromossomos que possuímos, metade foi herdado da mãe e outro herdado do pai. Sendo assim, temos duas versões de cada gene (alelos), os quais estão localizados em cromossomos homólogos. Dos 23 pares de cromossomos, 22 pares são considerados autossômicos e dois cromossomos são sexuais, os quais estão relacionados com a determinação do sexo masculino e feminino. 
Homens apresentam cromossomos sexuais XY, enquanto a mulher XX.
O cromossomo possui uma região de constrição denominada de centrômero, que acaba dividindo essa estrutura em dois braços. Um cromossomo simples é formado por dois braços e um centrômero, enquanto os duplicados possuem 4 braços e apenas um centrômero. 
Gametogênese
Gametogênese é o processo que leva à produção dos gametas. Na mulher, os gametas são produzidos nos ovários, enquanto que nos homens os gametas são produzidos nos testículos. O processo de gametogênese na mulher é chamado de ovogênese ou oogênese, já o processo de formação de gametas no homem é chamado de espermatogênese.
- Espermatogênese: ocorre no homem, mais precisamente nos testículos. Responsável pela produção de espermatozoides, esse processo inicia-se na puberdade e acontece durante toda a vida adulta.
- Ovogênese ou oogênese: ocorre na mulher, mais precisamente no ovário. Responsável pela produção do ovócito maduro, esse processo inicia-se antes mesmo do nascimento da mulher e é retomado na puberdade. A mulher, no entanto, não produz gametas durante toda a vida adulta: a ovogênese é interrompida quando a mulher atinge por volta dos 50 anos de idade.
Tanto na espermatogênese quanto na ovogênese, observamos a presença de dois processos de divisão celular: a meiose e a mitose. A mitose garante o aumento do número de células, já a meiose garante a redução do material genético do gameta. Dessa forma, na meiose, são produzidas células haploides (a redução do material genético é importante para que, no momento da fecundação, ocorra o retorno do número de cromossomos da espécie).
 Referência física de consulta: Livro didático adotado para a série (Gewandsznajder, Fernando
Teláris ciências, 9º ano: ensino fundamental, anos finais / Fernando Gewandsznajder, Helena Pacca. - 3. ed. São Paulo: Ática, 2018) – Cap. 01 –Transmissão das Características Hereditárias – pag. 19
ATIVIDADES
QUESTÃO 1 (EF09CI64 / EF09CI27) - Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene. b) cromossomo. c) alelos. d) RNA. 
QUESTÃO 2 (EF09CI66MG / EF09CI29) - Os gametas masculinos humanos são chamados de espermatozoides. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome da região onde essa célula é formada.
a) Epidídimo. b) Pênis. c) Próstata. d) Testículo.
QUESTÃO 3 (EF09CI65 / EF09CI28) – Para organismos multicelulares se desenvolverem necessitam aumentar o numero de células. Assinale a alternativa que contenha o processo para tal façanha.
a) Gametogênese. b) Meiose. c) Mitose. d) Ovulogênese.
QUESTÃO 4 (EF09CI65 / EF09CI28) – Na espécie humana, o número diploide de cromossomos é 46. Quantos cromossomos serão encontrados, respectivamente, nos espermatozoides, óvulos e células epidérmicas (células da pele)?
a)23,23,46 b)22,22,46 c)22,22,44 d)23,23,44
Bons Estudos!!!
Caro professor (a), 
Gostou dessa atividade? Acesse o site: https://aulasbncc.com.br e adquira materiais para a área de geografia do Ensino Fundamental e Médio. 
Chama no nosso Whats: (69) 99354-5110 
Para comprar acesse o site: https://aulasbncc.com.br 
Chama no nosso Whats: (69) 99354-5110

Continue navegando

Outros materiais