Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
Basicamente, as criptomoedas são moedas digitais e descentralizadas, que utilizam grande tecnologia para validar/proteger suas transações. Para que todo o mecanismo das criptomoedas funcione é preciso contar com a ajuda da tecnologia. Esse auxílio vem principalmente da criptografia e do blockchain. 
Percebeu que o termo “criptomoeda” já faz alusão à criptografia? Isso porque ela é parte crucial no desenvolvimento da rede. Tal recurso é capaz de oferecer a segurança necessária para que as transações e emissões de moedas ocorram, garantindo vida útil ao mercado. Essa área de segurança digital faz com que informações e dados sejam embaralhados, tornando-os ilegíveis para quem não tem o código capaz de acessá-los.
Já o blockchain é uma espécie de sistema onde as criptomoedas são criadas. Em termos bem simples, trata-se de um livro público que registra todas as operações feitas com tais moedas virtuais (garantindo, assim, que não se repitam, por exemplo). Este espaço de transparência é organizado em blocos que estão conectados entre si, daí o nome blockchain (cadeia de blocos).
O preço das criptomoedas é determinado por uma série de fatores que impactam na cotação dos ativos como, por exemplo, a lei da oferta e demanda. Sendo que os fatores que afetam os preços podem impactar também na volatilidade do ativo e na procura por ele
- Benefícios que merecem d estaque:
· Liberdade: é possível realizar transações de/para qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de intermediações e com rapidez.
· Redução de custo: por ser uma rede descentralizada, as transações com criptomoedas tendem a contar com taxas menores. Imagine que precise enviar dinheiro para exterior. Sem as tarifas bancárias, o custo da operação diminui.
· Segurança: os aparatos que proporcionam proteção às operações também funcionam como uma maneira de proteger os dados dos usuários. Ainda que, infelizmente, aconteçam casos de invasões ao sistema, eles não são frequentes.
- Desvantagens que as cripto moedas pode m trazer: 
· Volatilidade: o mercado de criptomoeda é muito voltado para especulação e volatilidade, o que o torna arriscado. Oferta e procura são elemento s-chave que fazem as moedas virtuais valorizarem ou desvalorizem. Acontece que as mudanças que sofrem são significativas, seus valores podem subir ou descer consideravelmente em pouco espaço de tempo.
· Falta de reembolso: a arquitetura das criptomoedas ainda não abriga uma política de reembolso. No caso de completar um pagamento e precisar reaver o dinheiro, esta é um a falta que pode gerar dificuldade.
· Fraudes e ataques: sim, as criptomoedas são bastantes seguras. Porém, como acontece com todo o universo digital, elas estão sujeitas à ação de hackers.

Continue navegando