Buscar

Tarefa 1 docx 03-11-2022 docx Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-De acordo com o PMBOK, qual o objetivo do Grupo de Processos de Encerramento? (2 pontos)
R: De acordo com o PMBOK, o Grupo de Processos de Encerramento tem por objetivo verificar se todas as atividades ou fases de todos os Grupos anteriores foram devidamente concluídas e, por consequência, habilitar a entrega do produto. Assim, os processos deste Grupo começam a ser executados no momento intermediário entre o planejamento e a execução. 
2-Explique a afirmação: Conclusão falha é considerar que o encerramento acontece apenas no final do projeto. (2 pontos)
 R: Nas fases intermediárias, quando um membro transfere a outro um produto parcial a ser trabalhado no momento seguinte, esse produto, para ser entrada, deve ser aceito, após encerradas as atividades que o produziram. Ou seja, há uma sucessão de atos na linha do tempo: conclusão das atividades e, depois, o encerramento formal.
3- Que informações oriundas do monitoramento e controle podem levantar informações que podem indicar que o melhor desfecho é o aborto do projeto? (2 pontos).
R: Por exemplo, de que a conjuntura do Mercado, a situação financeira do empreendimento ou, ainda, os riscos de difícil gerenciamento, entre inúmeros outros possíveis, indicam que o melhor desfecho é o aborto do projeto. Nesta situação, também é desejável a maturidade empresarial, porquanto aceitar o fracasso de um projeto, além dos custos de toda ordem, não deve ser visto como golpe na “autoestima” da organização, mas uma experiência que propicia o aperfeiçoamento em gerenciamento por projetos. 
4-Diferencie produto e projeto. (2 pontos)
R: Sabe-se que um projeto tem por objetivo entregar um produto ou serviço nos moldes acordados com o cliente ou patrocinador. Para compreensão didática, aqui, considera-se produto, no entanto, como uma entrega intermediária produzida nas várias fases do projeto e que funciona como entrada para outro processo. Incidindo o princípio da formalidade, que diz respeito à formalização dos atos e dos termos do processo, os quais devem assumir a forma escrita, essas entregas também necessitam ser devidamente concluídas e aceitas. 
A idéia é a seguinte, um projeto tem inicio e fim bem definidos e se propõe a gerar um produto, serviço ou resultado esperado, ok? (ou seja, singular/único e temporário) Neste caso temos então que um novo produto, ou suas novas versões são o resultado final de um projeto, ou seja, para criarem um novo modelo de celular (um produto) a empresa fabricante precisou de um projeto que definisse suas funcionalidades, data que o projeto seria iniciado, a equipe que estaria envolvida no desenvolvimento deste novo produto e por ai vai.
5- Qual a importância da formalidade do aceite? (2 pontos)
R: Do exposto, conclue-se que a obtenção do aceite, tanto do produto intermediário quanto do resultado final, pressupõe o cotejo do produto com o escopo e seus requisitos e com os planos de gerenciamentos do projeto, isto é, uma incidência forte dos processos monitoramento e controle, de modo que a aceitação garanta a correspondência entre o pedido, o planejado e o concluído.
O meio pelo qual o aceite é dado depende das características do projeto. Quanto mais importante, mais formal o aceite, mesmo nas fases intermediárias. Uma vez que a comunicação é apanágio do Gerenciamento de Projetos e um dos elementos mais importantes para seu êxito, em projetos mais simples também não se declina de certa formalidade. Um telefonema, uma mensagem eletrônica, a palavra do gerente servem de feedback, não valendo o aforismo de que “quem cala consente”. Para o final do projeto, é necessário confirmação no artefato Aceite do Produto.
	Página 2

Outros materiais