Buscar

A Filosofia e o Senso Comum

Prévia do material em texto

Filosofia
QUESTÃO 1-
O motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, foi a necessidade de respostas objetivas e reais que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questões relacionadas ao cotidiano como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc. que viessem abranger de uma forma única, neutra e universal todas as gerações. A filosofia não nasceu simplesmente através de mentes criativas ou brilhantes, mas de mentes que de certa forma vivenciaram um momento crítico onde o homem buscava para si verdades, as quais os antigos conceitos não mais conseguiam sustentar os seus princípios e argumentos, pois não eram lógicos, mas abstrato, infundados e contestáveis. Diante de tal crise nasce a filosofia com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.
Os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo, que ao tentar resolver seus problemas, o fez como se tivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos para todos os tempos. A filosofia, então, passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo com finalidade desvendar as relações de causas efeitos entre as coisas. 
Ela surgiu de uma inquietação, resumindo, da curiosidade humana, a vontade de pensar e descobrir, de sonhar, de imaginar novas coisas, de descobrir um futuro ou ver além do óbvio.
O que levou os gregos à invenção da filosofia foi encontrar uma maneira de resolver seus problemas, de todas as pessoas em qualquer tempo. Buscavam respostas para problemas políticos, como a ordem em todas ocasiões.
Filosofia modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração.
QUESTÃO 2-
Senso Comum é o conjunto das noções comumente admitidas pelas pessoas, caracteriza o modo de pensar da maior parte dos indivíduos.
            A definição de senso comum nos dias de hoje é o conhecimento popular transmitido de geração em geração e/ou o conhecimento empírico, aquele que é acumulado através das experiências, sem necessidade de comprovação científica; as noções que compõe o senso comum representam uma compreensão do mundo que nasce espontaneamente, a partir do que as pessoas deduzem de suas tentativas e erros.
Senso Comum é o conjunto das noções comumente admitidas pelas pessoas, caracteriza o modo de pensar da maior parte dos indivíduos.
            A definição de senso comum nos dias de hoje é o conhecimento popular transmitido de geração em geração e/ou o conhecimento empírico, aquele que é acumulado através das experiências, sem necessidade de comprovação científica; as noções que compõe o senso comum representam uma compreensão do mundo que nasce espontaneamente, a partir do que as pessoas deduzem de suas tentativas e erros.
Segundo o senso comum a filosofia busca relacionar os valores morais, á verdade, a existência humana, no intuito de fazermos indagações filosóficas, no qual são conceitos significativos e valores que adquirimos espontaneamente, pela convivência no ambiente em que vivemos, ou seja, são conhecimentos repassados de geração a geração. 
QUESTÃO 3- 
Para citarmos algumas comparações entre filosofia e a ciência moderna, podemos iniciar com GIL (2007, p. 20) que diz que a ciência é um grande desafio, tanto que muitos cientistas consideram uma “discussão insolúvel”. Existe um consenso sobre a definição do que é Filosofia? Podemos dizer que é uma "discussão insolúvel".
	Inadequada, pois existem diferentes tipos de conhecimento, entre eles o conhecimento popular,
	, e
Gil (2007), afirma ainda que a definição de que todo conhecimento é científico, é o filosófico. Hegel, descreve que os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, para todos os tempos.
	ciência pesquisa, descobre, encontra soluções
	 Graças ao "pensamento filosófico", de não aceitar as
Portanto, podemos dizer que a filosofia é a "fonte eterna de inspiração para a ciência", pois a coisas como são, de buscar a solução, de pesquisar. Só faz ciência quem filósofa. Todo pesquisador, todo cientista é, antes de tudo, um filósofo que não se contenta com com o insucesso de uma pesquisa. Graças ao "pensamento filosófico dos cientistas, a ciência encontra a resposta para problemas aparentemente sem solução.
Tanto a ciência quanto a filosofia se baseiam na razão, ambos partem de uma fundamentação racional. A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo do saber humano, sendo que, não pode ser vista como um conteúdo, mas há filosofias de períodos históricos diferente. A filosofia, então passou a se preocupar com o desenvolvimento de raciocínios lógicos, tendo como finalidade desvendar as relações de causas e feitos entre as coisas.

Continue navegando