Buscar

UnintaFUNDAMENTOS DA BIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uninta- Polo Educacional Cilo Andrade-Taperoá-PB
 Curso: Licenciatura em Educação Física
 Aluno: Valdjanio Soares
 Disciplina: Lutas
Atividade Discursiva
 As chamadas células eucariontes (do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa núcleo) são as células que apresentam núcleo, ou seja, apresentam o material genético envolvido pelo envoltório nuclear, o qual é constituído por duas membranas concêntricas. 
 Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte. 
 Em termos de organização estrutural, a célula eucariótica é formada, basicamente pelo núcleo celular, compartimento limitado por uma dupla membrana - o envoltório nuclear (ou carioteca) - em cujo interior se encontra, a maior parte do DNA da célula. 
 Existem dois tipos de células eucarióticas: as células vegetais e as células animais. Ambos os tipos de células eucarióticas se distinguem com base na presença ou ausência de certas organelas. 
 Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. 
 É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo. Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular. Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia. Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose). Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas
 As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
 
 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS: https://blog.stoodi.com.br/blog/biologia/organelas/#:~:text=Elas%20s%C3%A3o%20as%20mitoc%C3%B4ndrias%2C%20os,de%20Golgi%20e%20os%20lisossomos.
https://beduka.com/blog/materias/biologia/organelas-e-suas-funcoes/#:~:text=As%20principais%20organelas%20celulares%20e,%2C%20Vac%C3%BAolos%20%E2%80%93%20reservas%20e%20Plastos.
https://www.biologianet.com/biologia-celular/membrana-plasmatica.htm#:~:text=Fun%C3%A7%C3%A3o%20da%20membrana%20plasm%C3%A1tica&text=Protege%20a%20c%C3%A9lula%20contra%20a,das%20microfibrilas%20da%20parede%20celular.
TAPEROÁ-PARAÍBA
21/06/2023

Mais conteúdos dessa disciplina