Buscar

Prova socio historica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-O termo “descobrimento” como referência à vinda dos portugueses para o Brasil deve ser usado com discernimento, pois pode denotar a inexistência de seres humanos no território, o que não corresponde à realidade. Apesar de reconhecerem a existência de populações locais e estabelecerem várias modalidades de contatos com elas, os portugueses desconsideravam e ignoravam a identidade indígena, porque:
Escolha uma opção:
Feedback
A resposta correta é: consideravam os povos indígenas desprovidos de religião e civilização, além de desconhecerem a agricultura.
2-No filme 12 Anos de Escravidão conhecemos a história real de Salomon Northup, homem livre que ao ser enganado e sequestrado, foi submetido à escravidão. Com relação ao filme, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação falsa a respeito do filme:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: apesar da situação injusta, Northup se adaptou à nova condição e rapidamente deixou de buscar meios para provar sua condição de homem livre.
3-Qual foi o papel das Capitanias Hereditárias nos primórdios do desenvolvimento do Brasil?
A resposta correta é: descentralizar a gestão das terras conquistadas, otimizando a administração do território e propiciando a exploração intensiva dos recursos gerados (econômicos, naturais etc.), com ganhos mais expressivos para os donatários e a Coroa portuguesa
4-Forjaz (1984, unidade 2), examina duas vertentes das ciências sociais que buscam explicar a política econômico-financeira do primeiro governo Vargas. Uma destas vertentes preconiza o conservadorismo da política econômica varguista. Esta perspectiva consiste:
A resposta correta é: no atraso da industrialização à época, fruto da continuidade política que resultou na permanência de um perfil econômico marcado pelo anti-industrialismo e pela ortodoxia
5-Durante o primeiro Governo Vargas, entre 1930 e 1945, o Estado brasileiro abandona o perfil federal/oligárquico para assumir uma faceta nacional/centralizada. Um dos mecanismos concretos de centralização político-administrativa com viés autoritário se deu através do/a:
A resposta correta é: funcionamento dos órgãos técnico-econômicos.
6-Juscelino Kubitschek, ao assumir a presidência do Brasil (1956-1961), lançou o Plano de Metas, um ousado projeto que objetivava promover o desenvolvimento do país, cujo slogan principal foi: “50 anos em 5”. Este plano previa um programa dividido em 5 grandes metas: energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação. Um destes setores recebeu um investimento direto através da Instrução 113, tornando-o um daqueles em que mais se investiu no programa estipulado por Kubitschek. Qual foi este setor e quais foram os investimentos realizados?
A resposta correta é: indústria de base, com um aporte de 55,4% dos equipamentos importados que chegaram ao país como investimento direto
7-No final do mandato como Presidente da República, JK havia alcançado uma popularidade significativa. Esta popularidade se baseava na construção de um ideário que incluía:
A resposta correta é: o convencimento do elitorado de que sua atuação política e econômica havia garantido a consolidação da democracia.
8-As políticas sociais surgem em meados do século XIX, no contexto do capitalismo concorrencial, como forma de apaziguar as lutas das classes trabalhadoras em torno do reconhecimento de suas demandas. As demandas por reconhecimento de demandas visam ultrapassar a atuação tradicional do sistema sobre a classe trabalhadora, que envolvia:
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: repressão estatal e a caridade/filantropia da Igreja Católica
8- As transformações ocorridas no capitalismo contemporâneo, conhecidas pela nomenclatura Neoliberalismo, provocaram o recrudescimento da questão social, sobretudo nos países dependentes, como o Brasil. Um efeito disto foi e tem sido ainda hoje a:
A resposta correta é: adoção de uma nova lógica às políticas sociais, cujo propósito é oferecer respaldo à dominação perpetrada pelo status quo sobre a classe trabalhadora.
De acordo com Fernandes (1986 apud SILVA, 1994, p.8) é possível fazer um paralelo entre o golpe militar de 1964 e a transição democrática de 1985, conforme explicitado na citação a seguir: 
“Ameaçadas (ou supondo-se ameaçadas), elas [as classes capitalistas] recorrem ao seu braço armado, implantam uma ditadura civil-militar e fazer a vitória pender para a contra-revolução. Em seguida descobrem que os mesmos problemas e dilemas sociais que criavam desassossego e inquietação social, colocando as “revoluções burguesas” na ordem do dia, são arraigadas demais para serem resolvidas dentro da ordem, sem aquelas revoluções; temerosas das consequências e do agravamento das tensões, que as dividem entre si e jogam facções e estratos das classes possuidoras em campos opostos (pelo menos politicamente), elas dão marcha a ré, recolhem os militares ao quartel e interrompem a contra-revolução.” (SILVA, Maria Aparecida. Anos 80: transição com “abertura”, mas sem ruptura, ao governo burocrático autoritário para o civil, 1994)
Considerando o exposto acima e as leituras realizadas, explique: por que o grupo militar que ocupava o Estado promoveu a transição democrática para a “Nova República” sem proceder a uma efetiva ruptura com a ordem anterior?

Continue navegando

Outros materiais