Buscar

aconselhamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O acontecimento que explodiu no dia 31 de outubro de 1517 ou implodiu o cristianismo quase o explodindo definitivamente foi a incoerência, a hipocrisia, a falta de fidelidade à aliança selada no Sangue de Jesus Cristo que havia alertado os Apóstolos e discípulos do perigo das riquezas materiais (Mt 6,24- . 33; 8,18-22; 10,1-14.37-39;16,24-28;19,16-30; Mc 10,17-31.41-45; Lc 9,23-26; 12,13-21; 14,28-33; 18,18-30). E que, os primeiros cristãos viviam plenamente (At 2,42-47; 4,32-34; Tg 2,1-26; 4,13-5,1-6; 1Jo 3,17-23).
Com Édito de Milão proclamado por Constantino em 13 de julho de 313 que acabava com a grande perseguição decretada por Diocleciano em 303 ao cristianismo.  Como foi a caminhada do cristianismo dentro do Império Romano?
I. Um caminho de fidelidade às origens: desprendimento, pobreza e serviço aos pobres.
II. De perseguido o cristianismo passará como elemento unificador do Império Romano, depois como parceiro se tornando hegemônico ou religião oficial do Império. Daí até o século XII a escalada rumo ao enriquecimento material não foi difícil. Onde surgirá de Assis na Itália um jovem rebelde que em nome de Jesus Cristo chamou a Igreja Senhora feudal para voltar às suas origens, a história é bem conhecida.
III. Em 1054 unificou o oriente ateu ao ocidente cristão em questões teológicas ou cristológicas que foram determinantes para unidade oriente-ocidente.
 
	
	
	
	Somente II e III
	
	
	Somente II é verdadeira
	
	
	Somente I e III são verdadeiras
	
	
	Somente I e II são verdadeiras
	
	
	Somente III é verdadeira
	
Explicação:
A II é verdadeira porque de perseguido o cristianismo passará como elemento unificador do Império Romano, depois como parceiro se tornando hegemônico ou religião oficial do Império. Daí até o século XII a escalada rumo ao enriquecimento material não foi difícil. Onde surgirá de Assis na Itália um jovem rebelde que em nome de Jesus Cristo chamou a Igreja Senhora feudal para voltar às suas origens, a história é bem conhecida.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre o texto bíblico do profeta (Isaías 11:1-9)a seguir, assinale a alternativa verdadeira sobre o aconselhamento pastoral militar:
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio.
E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
	
	
	
	Este texto não inspira um aconselhamento pastoral na capelania militar para a formação dos militares para a defesa da vida e da paz global.
	
	
	 O profeta Isaías convocou o povo de Deus para a guerra santa.
	
	
	O profeta Isaías convocou o povo de Deus do seu tempo para a guerra santa, mas não nos chama hoje para a construção de uma nova sociedade fundamentada na paz e na justiça social.
	
	
	O profeta Isaías  não convoca seus contemporâneos e a nós hoje para a construção de uma nova sociedade, fundamentada na justiça e na fraternidade, que crie as condições de possibilidades da chegada do Reino de Deus vivido e anunciado por Jesus
	
	
	O profeta em nome de Deus chama a atenção para uma ação do capelão militar pela cultura da paz e não da guerra
	
Explicação:
O profeta Isaías convoca seus contemporâneos e a nós hoje para a construção de uma nova sociedade, fundamentada na justiça e na fraternidade, que crie as condições de possibilidades da chegada do Reino de Deus vivido e anunciado por Jesu
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre a história e constituição da capelania hospitalar assinale a alternativa falsa.
	
	
	
	Escritos de 1400 a 1200 a. C. falam que na Índia a formação dos profissionais da saúde havia conteúdos religiosos com fórmulas mágicas para curar doenças e epidemias usando também o poder da oração. 
	
	
	Na Grécia clássica temos uma exceção do cuidado da saúde humana desvinculado completamente dos cuidados religiosos como podemos verificar pela primeira parte do juramente de Hipócrates: Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
	
	
	Embora, não haja registros seguros da data e local de origem da capelania hospitalar, esta é uma prática milenar, até porque na antiguidade as enfermidades eram vistas como castigo divino. E a profissão de médico estava ligada com o ministério sacerdotal e a prática de feitiçaria. Assim era o primeiro médico sobre o qual temos informações seguras. Inhotep, médico egípcio, viveu por volta de 3000 anos a.C. e fazia diagnóstico e terapêutica articulando cura física com cura espiritual.
	
	
	Ao percorrer a história da saúde humana percebemos que esta sempre foi objeto de preocupação religiosa. Vimos que Jesus Curou pessoas enfermas e deu o poder a seus seguidores de fazer o mesmo. No entanto, com a ciência moderna temos uma visão holística desta questão, o bem-estar da pessoa humana depende do equilíbrio bio-psiquico-social-espiritual. Com a especialização do conhecimento, sobretudo da medicina, precisamos respeitar as autonomias. Veja que a medicina se especializou tanto que cada órgão humano tem um especialista: cardiologia, urologia, genecologia, neurologia, ortopedia, pediatria, etc.
	
	
	Por volta de 2100 a. C. o Código de Hamurab que regulamenta a vida dos povos assírios e babilônicos fala da origem diabólica das doenças, sete demónios causadores das enfermidades e da necessidade do sacerdote para uma terapêutica eficaz. Igualmente na China clássica o cuidado dos doentes era função sacerdotal. Ao redor dos templos rodeados de jardins se cultivavam plantas medicinais.
	
Explicação:
É falsa a que nega as origens religiosas da medicina grega muito bem atestada no juramento de Hipócrates que invoca as divindades para lhe dar forças e sabedoria nos cuidados da saúde dos enfermos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual rei usava o serviço religioso nas batalhas que o Império Romano travava no seu plano de expansão.?
	
	
	
	Constatino
	
	
	César
	
	
	César Augusto
	
	
	Diocleciano
	
	
	Alexandre
	
Explicação:
O imperador Constantino já usava o serviço religioso nas batalhas que o Império Romano travava no seu plano de expansão. Segundo a historiografia, esse imperador levava à tenda os sacerdotes e diáconos para as celebrações nos momentos em que a tropa não estava combatendo, treinando ou descansando.

Continue navegando