Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser essencialmente uma forma estrutural. Além disso, enquanto era difícil encontrar afinidade entre os elementos das novas estruturas da engenharia e os elementos da arquitetura clássica, tornou-se algo evidente aos neogóticos a coincidência formal entre as estruturas metálicas e as modenaturas dos edifícios góticos.” Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A Igreja de Saint Augustin, por Victor Baltard, é uma obra neogótica.
II. A engenharia do ferro permitiu o uso de estrutura metálica no neogótico.
III. O Neogótico resgatou o uso de frontões, arcadas e colunas dóricas.
IV. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é uma obra neogótica.
I e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
I e III.

O Neoclassicismo foi um movimento do final do século XVIII e início do XIX, de resgate análogo aos preceitos da tradição clássica da arquitetura grega e romana. É reconhecido pela regularidade e ritmo dos componentes de fachada, uso das colunas gregas e frontões, mas em um sentido de ornamentação, e não relacionado à função da edificação.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Brasil, assinale a afirmativa que apresenta uma das obras mais reconhecidas da arquitetura neoclássica brasileira, construída na regência de D. Pedro II:
Brasília Shopping.
Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Museu imperial de Petrópolis.
Igreja de São Francisco de Assis.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Leia o trecho a seguir: “A quantidade de construção feita no século XIX foi provavelmente maior do que em todos os períodos anteriores somados. Foi a época da vasta expansão de cidades na Inglaterra e América, que converteu enormes extensões de campo em ‘áreas construídas’. Mas essa época de ilimitada atividade de construção não possuía um estilo natural próprio.” Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. Gombrich foi um dos estudiosos mais importantes para a História da Arte na contemporaneidade. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Gombrich foi um dos maiores defensores do Ecletismo. Considerava o estilo um dos mais conceituados e belos da história da arte.
II. ( ) Gombrich foi um crítico da arte eclética e chegou a sugerir, na obra citada, que o estilo era de extremo mau-gosto.
III. ( ) Gombrich adorava o estilo eclético, até projetou a casa do presidente Thomas Jefferson, em Virgínia.
IV. ( ) Gombrich chegou a afirmar que o estilo eclético superava a genialidade do movimento modernista.
V. ( ) Gombrich se referia ao historicismo no trecho citado. Para ele, a insistência nos estilos passados quase matou a arquitetura.
V, F, F, F, V.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Enquanto para a cultura neoclássica a engenharia desempenhara um papel subalterno na construção, limitando-se ao esqueleto do edifício, ao cálculo e dimensionamento de vigas e colunas, de acordo com critérios de modularidade que, não necessariamente, se aplicavam ao invólucro arquitetônico, para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser essencialmente uma forma estrutural.” Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, assinale a alternativa correta a respeito do tipo de estrutura que contribuiu para a consolidação do neogótico:
A Estrutura Metálica, junto da engenharia de ferro, foi utilizada no neogótico.
Estrutura de madeira era a estrutura principal do neogótico.
Gesso acartonado, em sistema dry-wall, se difundiu no neogótico.
Granito e mármore eram usados como estruturas do neogótico.
Parede de adobe e taipa de pilão foram as estruturas do neogótico.

Jean-Nicolas-Louis Durand foi um arquiteto discípulo de Boullée. Criou um sistema de classificação diferente do proposto por Quincy, que trabalhava em cima dos tipos edilícios. Durand categorizou a arquitetura por seus elementos de composição universais, como escadas, coberturas, etc.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a seguir: I. Durand não chegou a ter seus projetos executados. II. Quincy estabeleceu uma classificação por tipos edilícios. III. A Casa Rosada em Buenos Aires é obra de Durand. IV. O Capitólio em Washington D. C. é obra de Durand. Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Esse classicismo romântico goza em toda a Europa de plena autonomia para a formulação e codificação dos preceitos clássicos, e para sua simplificação e adaptação às particularidades locais. Com seu exemplo emblemático na Berlim de Schinkel, essas edificações românticas apresentam invariantes claros e deliberadamente perseguidos, na busca da codificação racional e da simplificação das formas que possibilita a divulgação do classicismo como estilo a todos os níveis edilícios [...].” Fonte: PEREIRA, José. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 184. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A tripla manifestação neoclássica correspondeu ao Neoclassicismo Revolucionário, Neoclassicismo acadêmico, Neoclassicismo Romântico.
II. A manifestação neoclássica que simplificou os preceitos clássicos e difundiu-os a todos os níveis edilícios foi o Neoclassicismo Romântico.
III. Victor Baltard é um arquiteto conhecido da arquitetura neoclássica, tendo projetado várias capelas com estrutura metálica.
IV. O pastiche compositivo é uma das triplas manifestações neoclássicas. As outras são o Neoclassicismo romântico e o acadêmico.
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
III e IV.

O Neoclassicismo surgiu na Europa no século XVIII, mas se difundiu por toda a América. Como uma resposta não só à revolução industrial, mas aos preceitos de liberdade da Revolução Francesa e independência dos Estados Unidos da América, o estilo foi difundido na construção de diversos edifícios, desde residências a edifícios públicos de governança.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no mundo, é correto afirmar que um dos mais importantes edifícios públicos da América é neoclássico, sendo ele:
o Capitólio, em Washington D.C.
a Casa Rosada, em Buenos Aires.
o Palácio de Westminter, em Londres.
o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.
o Museu das Bandeiras, em Goiás.

Leia o trecho a seguir: “Os arquitetos dessas residências de campo rejeitaram usualmente as extravagâncias do estilo barroco. A ambição deles era não infringirem qualquer regra do que consideravam 'bom gosto’ e, assim, preocupavam-se em respeitar o máximo possível as leis reais ou supostas da arquitetura clássica [...].” Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 331.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre neoclassicismo e surgimento do historicismo, é correto afirmar que o Neoclassicismo foi o estilo de reação ao Barroco, porque:
a arquitetura neoclássica expressava melhor os sentimentos de euforia e elevação que a arquitetura barroca.
o neoclassicismo se aproximava mais da arquitetura oriental, que negava o barroco por sua ligação com o Iluminismo.
os pilotis, planta livre e grandes vãos de concreto armado eram a marca principal do neoclassicismo, diferente do barroco.
a ornamentação do Neoclassicismo se adequava melhor às estruturas metálicas do barroco.
o neoclassicismo tem o Iluminismo como base, que defende a razão científica como contraposição ao barroco religioso.

Em sua obra Contribuição ao Estudo da Evolução Urbana no Brasil 1500-1720, Nestor Goulart aponta que os padrões de regularidade do traçado eram utilizados, no período colonial, como elemento de controle da organização urbana, à semelhança das tendências de geometrização e racionalidade renascentistas. As cidades, contudo, não seguiam à risca tais regras. Só foi possível visualizar um traçado geométrico com maior clareza a partir do século XVII.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no Brasil, é correto afirmar que as características da arquitetura neoclássica brasileira são:
gárgulas e arcobotantes na entrada.
tecnologia para a construção de estruturas metálicas.
fachadas envidraçadas, purismo geométrico e ausência de ornamentação.
simetria expressa na fachada, arcada central e repetição de janelas.
presença de Pilotis para a sustentação de grandes vãos livres no térreo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser essencialmente uma forma estrutural. Além disso, enquanto era difícil encontrar afinidade entre os elementos das novas estruturas da engenharia e os elementos da arquitetura clássica, tornou-se algo evidente aos neogóticos a coincidência formal entre as estruturas metálicas e as modenaturas dos edifícios góticos.” Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A Igreja de Saint Augustin, por Victor Baltard, é uma obra neogótica.
II. A engenharia do ferro permitiu o uso de estrutura metálica no neogótico.
III. O Neogótico resgatou o uso de frontões, arcadas e colunas dóricas.
IV. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é uma obra neogótica.
I e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
I e III.

O Neoclassicismo foi um movimento do final do século XVIII e início do XIX, de resgate análogo aos preceitos da tradição clássica da arquitetura grega e romana. É reconhecido pela regularidade e ritmo dos componentes de fachada, uso das colunas gregas e frontões, mas em um sentido de ornamentação, e não relacionado à função da edificação.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Brasil, assinale a afirmativa que apresenta uma das obras mais reconhecidas da arquitetura neoclássica brasileira, construída na regência de D. Pedro II:
Brasília Shopping.
Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Museu imperial de Petrópolis.
Igreja de São Francisco de Assis.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Leia o trecho a seguir: “A quantidade de construção feita no século XIX foi provavelmente maior do que em todos os períodos anteriores somados. Foi a época da vasta expansão de cidades na Inglaterra e América, que converteu enormes extensões de campo em ‘áreas construídas’. Mas essa época de ilimitada atividade de construção não possuía um estilo natural próprio.” Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. Gombrich foi um dos estudiosos mais importantes para a História da Arte na contemporaneidade. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Gombrich foi um dos maiores defensores do Ecletismo. Considerava o estilo um dos mais conceituados e belos da história da arte.
II. ( ) Gombrich foi um crítico da arte eclética e chegou a sugerir, na obra citada, que o estilo era de extremo mau-gosto.
III. ( ) Gombrich adorava o estilo eclético, até projetou a casa do presidente Thomas Jefferson, em Virgínia.
IV. ( ) Gombrich chegou a afirmar que o estilo eclético superava a genialidade do movimento modernista.
V. ( ) Gombrich se referia ao historicismo no trecho citado. Para ele, a insistência nos estilos passados quase matou a arquitetura.
V, F, F, F, V.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Enquanto para a cultura neoclássica a engenharia desempenhara um papel subalterno na construção, limitando-se ao esqueleto do edifício, ao cálculo e dimensionamento de vigas e colunas, de acordo com critérios de modularidade que, não necessariamente, se aplicavam ao invólucro arquitetônico, para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser essencialmente uma forma estrutural.” Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, assinale a alternativa correta a respeito do tipo de estrutura que contribuiu para a consolidação do neogótico:
A Estrutura Metálica, junto da engenharia de ferro, foi utilizada no neogótico.
Estrutura de madeira era a estrutura principal do neogótico.
Gesso acartonado, em sistema dry-wall, se difundiu no neogótico.
Granito e mármore eram usados como estruturas do neogótico.
Parede de adobe e taipa de pilão foram as estruturas do neogótico.

Jean-Nicolas-Louis Durand foi um arquiteto discípulo de Boullée. Criou um sistema de classificação diferente do proposto por Quincy, que trabalhava em cima dos tipos edilícios. Durand categorizou a arquitetura por seus elementos de composição universais, como escadas, coberturas, etc.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a seguir: I. Durand não chegou a ter seus projetos executados. II. Quincy estabeleceu uma classificação por tipos edilícios. III. A Casa Rosada em Buenos Aires é obra de Durand. IV. O Capitólio em Washington D. C. é obra de Durand. Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Esse classicismo romântico goza em toda a Europa de plena autonomia para a formulação e codificação dos preceitos clássicos, e para sua simplificação e adaptação às particularidades locais. Com seu exemplo emblemático na Berlim de Schinkel, essas edificações românticas apresentam invariantes claros e deliberadamente perseguidos, na busca da codificação racional e da simplificação das formas que possibilita a divulgação do classicismo como estilo a todos os níveis edilícios [...].” Fonte: PEREIRA, José. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 184. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A tripla manifestação neoclássica correspondeu ao Neoclassicismo Revolucionário, Neoclassicismo acadêmico, Neoclassicismo Romântico.
II. A manifestação neoclássica que simplificou os preceitos clássicos e difundiu-os a todos os níveis edilícios foi o Neoclassicismo Romântico.
III. Victor Baltard é um arquiteto conhecido da arquitetura neoclássica, tendo projetado várias capelas com estrutura metálica.
IV. O pastiche compositivo é uma das triplas manifestações neoclássicas. As outras são o Neoclassicismo romântico e o acadêmico.
I e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
III e IV.

O Neoclassicismo surgiu na Europa no século XVIII, mas se difundiu por toda a América. Como uma resposta não só à revolução industrial, mas aos preceitos de liberdade da Revolução Francesa e independência dos Estados Unidos da América, o estilo foi difundido na construção de diversos edifícios, desde residências a edifícios públicos de governança.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no mundo, é correto afirmar que um dos mais importantes edifícios públicos da América é neoclássico, sendo ele:
o Capitólio, em Washington D.C.
a Casa Rosada, em Buenos Aires.
o Palácio de Westminter, em Londres.
o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.
o Museu das Bandeiras, em Goiás.

Leia o trecho a seguir: “Os arquitetos dessas residências de campo rejeitaram usualmente as extravagâncias do estilo barroco. A ambição deles era não infringirem qualquer regra do que consideravam 'bom gosto’ e, assim, preocupavam-se em respeitar o máximo possível as leis reais ou supostas da arquitetura clássica [...].” Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 331.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre neoclassicismo e surgimento do historicismo, é correto afirmar que o Neoclassicismo foi o estilo de reação ao Barroco, porque:
a arquitetura neoclássica expressava melhor os sentimentos de euforia e elevação que a arquitetura barroca.
o neoclassicismo se aproximava mais da arquitetura oriental, que negava o barroco por sua ligação com o Iluminismo.
os pilotis, planta livre e grandes vãos de concreto armado eram a marca principal do neoclassicismo, diferente do barroco.
a ornamentação do Neoclassicismo se adequava melhor às estruturas metálicas do barroco.
o neoclassicismo tem o Iluminismo como base, que defende a razão científica como contraposição ao barroco religioso.

Em sua obra Contribuição ao Estudo da Evolução Urbana no Brasil 1500-1720, Nestor Goulart aponta que os padrões de regularidade do traçado eram utilizados, no período colonial, como elemento de controle da organização urbana, à semelhança das tendências de geometrização e racionalidade renascentistas. As cidades, contudo, não seguiam à risca tais regras. Só foi possível visualizar um traçado geométrico com maior clareza a partir do século XVII.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no Brasil, é correto afirmar que as características da arquitetura neoclássica brasileira são:
gárgulas e arcobotantes na entrada.
tecnologia para a construção de estruturas metálicas.
fachadas envidraçadas, purismo geométrico e ausência de ornamentação.
simetria expressa na fachada, arcada central e repetição de janelas.
presença de Pilotis para a sustentação de grandes vãos livres no térreo.

Prévia do material em texto

05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 1/7
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser essencialmente uma forma estrutural. Além disso, enquanto 
era difícil encontrar afinidade entre os elementos das novas estruturas da engenharia e os elementos da arquitetura 
clássica, tornou-se algo evidente aos neogóticos a coincidência formal entre as estruturas metálicas e as modenaturas 
dos edifícios góticos.”
Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, 
Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir:
I. A Igreja de Saint Augustin, por Victor Baltard, é uma obra neogótica.
II. A engenharia do ferro permitiu o uso de estrutura metálica no neogótico.
III. O Neogótico resgatou o uso de frontões, arcadas e colunas dóricas.
IV. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é uma obra neogótica.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
Resposta corretaI e II.
II e III.
III e IV.
Nota final
---
Concluído
Tentativa 1 Enviado em: 05/07/23 15:23 (BRT)
Concluído
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
I e III.
Pergunta 2 0 / 0
O Neoclassicismo foi um movimento do final do século XVIII e início do XIX, de resgate análogo aos preceitos da 
tradição clássica da arquitetura grega e romana. É reconhecido pela regularidade e ritmo dos componentes de fachada, 
uso das colunas gregas e frontões, mas em um sentido de ornamentação, e não relacionado à função da edificação.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Brasil, assinale a afirmativa que 
apresenta uma das obras mais reconhecidas da arquitetura neoclássica brasileira, construída na regência de D. Pedro II:
Brasília Shopping.
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Igreja de São Francisco de Assis.
Resposta corretaMuseu imperial de Petrópolis.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Pergunta 3 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
 “A quantidade de construção feita no século XIX foi provavelmente maior do que em todos os períodos anteriores 
somados. Foi a época da vasta expansão de cidades na Inglaterra e América, que converteu enormes extensões de 
campo em ‘áreas construídas’. Mas essa época de ilimitada atividade de construção não possuía um estilo natural 
próprio.” 
Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995.
Gombrich foi um dos estudiosos mais importantes para a História da Arte na contemporaneidade. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
 
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
I. ( ) Gombrich foi um dos maiores defensores do Ecletismo. Considerava o estilo um dos mais conceituados e belos da 
história da arte.
II. ( ) Gombrich foi um crítico da arte eclética e chegou a sugerir, na obra citada, que o estilo era de extremo mau-gosto.
III. ( ) Gombrich adorava o estilo eclético, até projetou a casa do presidente Thomas Jefferson, em Virgínia.
IV. ( ) Gombrich chegou a afirmar que o estilo eclético superava a genialidade do movimento modernista.
V. ( ) Gombrich se referia ao historicismo no trecho citado. Para ele, a insistência nos estilos passados quase matou a 
arquitetura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
Resposta corretaF, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, V, F.
Pergunta 4 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Enquanto para a cultura neoclássica a engenharia desempenhara um papel subalterno na construção, limitando-se ao 
esqueleto do edifício, ao cálculo e dimensionamento de vigas e colunas, de acordo com critérios de modularidade que, 
não necessariamente, se aplicavam ao invólucro arquitetônico, para a cultura neogótica a forma arquitetônica podia ser 
essencialmente uma forma estrutural.” 
Fonte: PATTETA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: Ecletismo na Arquitetura Brasileira. FABRIS, 
Annateresa. São Paulo: Nobel, 1987. p. 19.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ecletismo no mundo, assinale a alternativa correta a 
respeito do tipo de estrutura que contribuiu para a consolidação do neogótico:
Resposta corretaA Estrutura Metálica, junto da engenharia de ferro, foi utilizada no neogótico.
Estrutura de madeira era a estrutura principal do neogótico.
Gesso acartonado, em sistema dry-wall, se difundiu no neogótico.
Granito e mármore eram usados como estruturas do neogótico.
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Parede de adobe e taipa de pilão foram as estruturas do neogótico.
Pergunta 5 0 / 0
Jean-Nicolas-Louis Durand foi um arquiteto discípulo de Boullée. Criou um sistema de classificação diferente do 
proposto por Quincy, que trabalhava em cima dos tipos edilícios. Durand categorizou a arquitetura por seus elementos 
de composição universais, como escadas, coberturas, etc.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a 
seguir: 
I. Durand não chegou a ter seus projetos executados.
II. Quincy estabeleceu uma classificação por tipos edilícios.
III. A Casa Rosada em Buenos Aires é obra de Durand.
IV. O Capitólio em Washington D. C. é obra de Durand.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e IV.
Resposta corretaI e II.
I e IV.
III e IV.
II e III.
Pergunta 6 0 / 0
O ecletismo, como movimento estilístico historicista, possuía vertentes diferentes quando se tratava da restauração de 
patrimônio. Uma delas acreditava que o monumento-patrimônio deveria ser mantido preservado integralmente. Essa 
preservação incluía as marcas do tempo que, para tal vertente, estavam ligadas à história do monumento e à sua 
importância.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Ecletismo no mundo, assinale a afirmativa que 
descreve corretamente o trabalho de John Ruskin:
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Esposo de Carmen Portinho, John Ruskin criou a primeira sociedade de proteção ao patrimônio na França, 
junto de sua companheira.
Engenheiro civil, John Ruskin defendeu, junto com Violet Le Duc, a preservação integral do patrimônio 
construído.
Arquiteto Francês, John Ruskin criou no Brasil a primeira sociedade de patrimônio mundial, o SPHAN, em 
1932.
Arquiteto Modernista, John Ruskin foi o precursor da restauração do patrimônio na França, continuando o 
legado do Renascentista Le Corbusier.
Resposta correta
Teórico da restauração, John Ruskin deu início ao ideario que levou William Morris a criar 
uma sociedade de proteção ao patrimônio.
Pergunta 7 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Esse classicismo romântico goza em toda a Europa de plena autonomia para a formulação e codificação dos preceitos 
clássicos, e para sua simplificação e adaptação às particularidades locais. Com seu exemplo emblemático na Berlim de 
Schinkel, essas edificações românticas apresentam invariantes claros e deliberadamente perseguidos, na busca da 
codificação racional e da simplificaçãodas formas que possibilita a divulgação do classicismo como estilo a todos os 
níveis edilícios [...].”
Fonte: PEREIRA, José. Introdução à história da arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 184.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Neoclassicismo no Mundo, analise as afirmativas a 
seguir:
I. A tripla manifestação neoclássica correspondeu ao Neoclassicismo Revolucionário, Neoclassicismo acadêmico, 
Neoclassicismo Romântico.
II. A manifestação neoclássica que simplificou os preceitos clássicos e difundiu-os a todos os níveis edilícios foi o 
Neoclassicismo Romântico.
III. Victor Baltard é um arquiteto conhecido da arquitetura neoclássica, tendo projetado várias capelas com estrutura 
metálica.
IV. O pastiche compositivo é uma das triplas manifestações neoclássicas. As outras são o Neoclassicismo romântico e o 
acadêmico.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
II e III.
Resposta corretaI e II.
I e III.
III e IV.
Pergunta 8 0 / 0
O Neoclassicismo surgiu na Europa no século XVIII, mas se difundiu por toda a América. Como uma resposta não só à 
revolução industrial, mas aos preceitos de liberdade da Revolução Francesa e independência dos Estados Unidos da 
América, o estilo foi difundido na construção de diversos edifícios, desde residências a edifícios públicos de governança.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no mundo, é correto afirmar que um 
dos mais importantes edifícios públicos da América é neoclássico, sendo ele:
o Palácio de Westminter, em Londres.
o Museu das Bandeiras, em Goiás.
Resposta corretao Capitólio, em Washington D.C.
o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.
a Casa Rosada, em Buenos Aires.
Pergunta 9 0 / 0
Leia o trecho a seguir:
“Os arquitetos dessas residências de campo rejeitaram usualmente as extravagâncias do estilo barroco. A ambição deles 
era não infringirem qualquer regra do que consideravam 'bom gosto’ e, assim, preocupavam-se em respeitar o máximo 
possível as leis reais ou supostas da arquitetura clássica [...].” 
Fonte: GOMBRICH, Ernst. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Livros, 1995. p. 331.
05/07/2023, 15:24 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_176049_1/outline/assessment/_8372165_1/overview/attempt/_27931039_1/review/inline-feedback… 7/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre neoclassicismo e surgimento do historicismo, é correto 
afirmar que o Neoclassicismo foi o estilo de reação ao Barroco, porque: 
o neoclassicismo se aproximava mais da arquitetura oriental, que negava o barroco por sua ligação com o 
Iluminismo.
Resposta correta
o neoclassicismo tem o Iluminismo como base, que defende a razão científica como 
contraposição ao barroco religioso.
os pilotis, planta livre e grandes vãos de concreto armado eram a marca principal do neoclassicismo, 
diferente do barroco.
a arquitetura neoclássica expressava melhor os sentimentos de euforia e elevação que a arquitetura barroca.
a ornamentação do Neoclassicismo se adequava melhor às estruturas metálicas do barroco.
Pergunta 10 0 / 0
Em sua obra Contribuição ao Estudo da Evolução Urbana no Brasil 1500-1720, Nestor Goulart aponta que os padrões 
de regularidade do traçado eram utilizados, no período colonial, como elemento de controle da organização urbana, à 
semelhança das tendências de geometrização e racionalidade renascentistas. As cidades, contudo, não seguiam à risca 
tais regras. Só foi possível visualizar um traçado geométrico com maior clareza a partir do século XVII.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o neoclassicismo no Brasil, é correto afirmar que as 
características da arquitetura neoclássica brasileira são:
tecnologia para a construção de estruturas metálicas.
presença de Pilotis para a sustentação de grandes vãos livres no térreo.
Resposta corretasimetria expressa na fachada, arcada central e repetição de janelas.
fachadas envidraçadas, purismo geométrico e ausência de ornamentação.
gárgulas e arcobotantes na entrada.

Mais conteúdos dessa disciplina