Buscar

Historia Moderna Atividade 3-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Historia Moderna Atividade 3-Exercicio
1. 
A partir da Revolução Industrial, uma série de transformações ocorreu na Inglaterra, o que levou certos pensadores a refletirem sobre a economia e o Estado. No trecho abaixo, o historiador Maurice Dobb analisa esse contexto cultural, dando ênfase a Adam Smith:
“A preocupação fundamental dos primeiros economistas do tempo de Adam Smith era a noção do interesse individual como força motriz da economia. A partir daqui formulava-se o conceito geral de um sistema econômico impelido por uma energia que lhe era própria, e estudavam-se os seus movimentos, modelados por leis económicas específicas que a economia política clássica revelou e estabeleceu numa obra sem paralelo.”
No excerto, Dobb apresenta uma característica da corrente teórica à qual Smith se filiava. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, essa característica e essa corrente teórica.​​​​​​​
Você acertou!
A. 
Livre iniciativa, liberalismo.
Adam Smith foi um dos pensadores liberais, que defendeu a livre iniciativa dos sujeitos como um fator fundamental para o desenvolvimento econômico, que não deveria ser atrapalhado pelo Estado. Seu pensamento estava influenciado pelo individualismo, uma das marcas da modernidade e um dos cernes do pensamento liberal.
2. 
Adam Smith se insere em uma conjuntura cultural e intelectual de crítica às práticas mercantilistas. Ao viajar pela França e pela Suíça, conheceu as formulações dos fisiocratas, corrente teórica que, a partir da Europa Central, criticava as políticas econômicas predominantes. Em relação ao pensamento fisiocracismo, pode-se dizer que Smith​​​​​​​:
Você acertou!
A. 
se aproxima quanto à livre iniciativa e ao livre mercado, mas se distancia quanto à concepção de riqueza.
A relação de Adam Smith com o fisiocracismo é dúbia. Há uma aproximação em relação aos ideais liberais, de livre iniciativa e de defesa da não intervenção do Estado na economia. Por outro lado, há um distanciamento quanto à teoria sobre a riqueza das nações: para os fisiocratas, elas provinham das atividades agrárias; para Smith, do trabalho.
3. 
Em sua obra Riqueza das Nações, Adam Smith apresenta, de modo interligado, uma teoria econômica e política. Em outras palavras, é um tratado sobre a economia, em que o papel despenhado pelo Estado, nas atividades econômicas, era bastante específico. Sobre o papel do Estado, para Adam Smith, são feitas as seguintes afirmações:
I. Smith acreditava que o Estado serviria somente para garantir a justiça e a segurança. Todas as demais atividades e os demais serviços deveriam ser ofertados pela iniciativa privada.
II. Dentro da concepção de Estado de Smith, além de certas atribuições básicas, como a justiça, a segurança e obras púbicas, havia espaço para determinadas medidas econômicas.
III. Smith foi um precursor do socialismo e do comunismo, teorizados por Karl Marx alguns anos depois, pois defendia o fim do Estado por sua inutilidade na economia e na sociedade.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Você acertou!
B. 
Apenas II.
O Estado, para Adam Smith, possuía funções bastante específicas: garantir a justiça; promover a segurança; e realizar obras públicas para os serviços básicos aos cidadãos. Para as demais atividades, inclusive a econômica, Smith defendia que a livre iniciativa dos indivíduos era mais rentável que a estatal. Contudo, Smith não descartava a possibilidade de certas intervenções estatais na economia, em função das desigualdades existentes na sociedade. Ele não defendia o fim do Estado, que julgava muito importante para o cumprimento de suas atribuições.
4. 
Existe uma interrelação bastante profunda entre a economia e a moral no pensamento de Adam Smith. A partir de certas virtudes morais dos indivíduos, buscaria-se bem-estar comum e coletivo, o que também impulsionaria economia. Assinale V, para Verdadeiro, e F, para Falso, nas afirmações abaixo:
(  ) Os empresários e industriais eram valorizados no pensamento de Smith por sua eficiência e sua sabedoria em relação às decisões econômicas.
(  ) Para Smith, somente o trabalho executado na terra era dignificante do homem, pela relação que os indivíduos estabeleciam com as leis naturais.
(  ) Smith considerava a aristocracia agrária improdutiva, por se dedicar ao efêmero e ao fútil.
(  ) Para Smith, o trabalho era a fonte de toda a riqueza. Por meio dele, poderiam prevenir crimes e alcançariam a harmonia e a justiça social.
A ordem correta de preenchimento das lacunas, de cima para baixo, é:​​​​​​​
Você acertou!
B. 
V – F – V – V.
A moralidade no pensamento de Smith evidencia certos valores liberais. Assim, aqueles que não se dedicassem à reprodução da riqueza por meio do trabalho, como os aristocratas ou os prestadores de serviços, eram considerados inferiores moralmente. O trabalho, a divisão do trabalho e os homens de negócios eram valorizados e enaltecidos como a riqueza da nação e o fim máximo para se conseguir a harmonia e a justiça social.
5. 
Em um trecho de sua obra, Riqueza das Nações, escrita no final do século XVIII, Adam Smith descreve uma pequena indústria:
“Tomemos um exemplo de uma manufatura insignificante, mas na qual a divisão do trabalho tem sido frequentemente notada, o fabrico de alfinetes; um operário não treinado nessa atividade (que a divisão de trabalho tornou um ofício distinto), e que não soubesse trabalhar com as máquinas nela utilizadas (para cuja invenção a divisão do trabalho provavelmente contribuiu), mal poderia talvez, ainda que com maior diligência, produzir um alfinete num dia e não seria, com certeza, capaz de produzir vinte. [...] Um homem puxa o arame, outro endireita-o, um terceiro corta-o, um quarto aguça-o, um quinto afia-lhe o topo para receber a cabeça; o fabrico da cabeça requer duas ou três operações distintas; a sua colocação é um trabalho especializado como o é também o polimento do alfinete; até mesmo a disposição dos alfinetes no papel é uma arte independente; e a importante atividade de produzir um alfinete é, deste modo, dividida em cerca de dezoito operações distintas, as quais, nalgumas fábricas, são todas executadas por operários diferentes, embora noutras um mesmo homem realize, por vezes duas ou três dentre elas. [...] Assim, aqueles dez homens produziam em conjunto mais de quarenta e oito mil alfinetes num dia.”
A partir da leitura do trecho acima e de seus conhecimentos sobre a teoria econômica de Adam Smith, assinale a alternativa correta:​​​​​​​
Você acertou!
E. 
Adam Smith defendia que a riqueza de uma nação era proveniente do trabalho. Por isso, sua visão sobre a divisão do trabalho era positiva, pelo aumento da produção.
O trecho da obra de Adam Smith relata a divisão do trabalho e o aumento da produtividade. Para Smith, a riqueza de uma nação provinha do trabalho e de seu resultado; os mercantilistas a associavam ao comércio e à posse de metais preciosos; os fisiocratas a entendiam como oriunda da agricultura. Uma produção crescente, portanto, era vista positivamente, assim como a especialização do trabal

Outros materiais