Buscar

Leitura e Produção de Textos Comunicação e Expressão Atividade 3-Exercicio FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura e Produção de Textos Comunicação e Expressão Atividade 3-Exercicio
1-Todo idioma se estabelece em vários níveis, que estão relacionados à forma de pronunciar as palavras, de organizar os enunciados, de escolher as palavras, de dar sentido aos vocábulos ou mesmo de como a palavra é escrita ou utilizada. Com relação aos níveis de variação linguística, assinale a resposta correta:
Você acertou!
B. Nível morfossintático: se dá na variação da estrutura dos enunciados, na organização em períodos, além da conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares.
Este nível se dá na variação da estrutura dos enunciados, como na organização em períodos, e também há a conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares. Exemplo: "manteu" em vez de "manteve", "ansio" quando o correto é “anseio”.
1. A variação linguística histórica é a maneira como a língua evolui de acordo com o tempo, ou seja, é a mudança que a língua sofre ao longo da história. Assinale a resposta que está de acordo com essa variação:
Você acertou!
C. Pharmácia – farmácia/photografia – fotografia.
As palavras farmácia e fotografia eram escritas com "ph". Elas evoluíram com o passar dos tempos e foram sendo modificadas ao longo da história, dessa forma, é um exemplo de variação histórica.
2. A variação de estilo ou diafásica é a que tem a ver com a situação de uso da língua, do que é adequado e do que não é. Ela pode ser formal e informal, padrão e não padrão, coloquial e culta. Assinale a alternativa em que a frase está escrita informalmente:
Você acertou!
B. Boa tarde! Tu pode me dar uma informação? Tô perdido e não sei chegar no hotel.
A frase está escrita de maneira informal, utilizando gírias.
3. Com relação aos tipos de variação linguística, as classificações podem ser:
Você acertou!
B. Histórica, social ou diastrática, regional ou diatópica, estilo ou diafásica.
No Brasil, a Língua Portuguesa conta com diversos linguajares e várias maneiras de falar. Tais diferenças são compreendidas por meio dos elementos de variação linguística, questões históricas, geográficas, sociais e de estilo.
5 - Com relação aos graus de formalidade usados na fala, inúmeros autores já os conceituaram. Uma das nomenclaturas propostas segue a seguinte classificação:
a) Norma-padrão: designa o modelo ideal de língua; algo que está fora e acima da atividade linguística dos falantes.
b) Variedades prestigiadas: indicam as variedades linguísticas faladas pelo cidadão com alta escolarização e vivência urbana.
c) Variedades estigmatizadas: assinalam as variedades linguísticas que caracterizam os grupos sociais desprestigiados do Brasil.
Assista ao vídeo e responda que graus de formalidade encontramos nas falas do vídeo
Você acertou!
B. As três variedades aparecem no vídeo.
A norma-padrão na fala do vendedor; as variedades prestigiadas na fala do primo de Chico Bento e das pessoas próximas da fonte; e as variedades estigmatizadas na fala de Chico Bento.

Continue navegando