Buscar

Laboratório de prática pedagógica - aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Título: “Criatividade na escola: refletindo sobre currículo e práticas pedagógicas”. Autor (a): Ariany Lima Vieira Guerra 
RESUMO 
 O presente artigo, publicado no ano de 2021 busca discutir a respeito da criatividade, levando em consideração a forma que ela tem sido contemplada na escola. A pesquisa é realizada em uma escola pública do município de Fortaleza/CE, certificada pelo Programa Inovação e Criatividade do Ministério da educação. O principal objetivo do estudo é compreender como a escola classificada como inovadora e criativa compreende a criatividade em seu currículo e em suas práticas pedagógicas. A autora do estudo, Guerra (2021) argumenta que a criatividade é um termo muito utilizado no contexto escolar, exigido nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento do aluno, porém, é um termo banalizado quanto a sua relevância. Com a evolução do mundo, espera-se que a escola também tenha evoluído, porém a sociedade contemporânea e a escola ainda buscam suprir as demandas do mercado de trabalho, mesmo diante das evoluções ocorridas ao longo dos anos. Ao acompanhar as mudanças da sociedade, o mercado de trabalho também sofreu diversas alterações, deste modo, atualmente destacam-se as pessoas proativas, críticas e criativas. Sendo assim, a escola como espaço de construção de conhecimentos escolares básicos de uma sociedade, precisa estimular o desenvolvimento destas habilidades ao seu público. 
 De acordo com Guerra (2021), a realidade de muitas escolas é limitar a criatividade apenas a datas e momentos específicos, como por exemplo, colagem de gravatas para o dia dos pais, colagem de algodão em figurinhas de coelhos na páscoa, entre outras. Porém, é muito importante destacar que as habilidades humanas precisam ser consideradas na escola, ou seja, a escola precisa ter enfoque principal nas habilidades individuais de cada aluno, pois é necessário formar pessoas críticas, independentes, criativas e capazes de se conectar umas com as outras. 
 Guerra (2021) destaca, que a criatividade é a autonomia dada ao discente e docente em pensar, elaborar conjecturas, ter acesso a informação, e, consequentemente, as oportunidades de expressão. Ainda é feito uma crítica, pois a criatividade no currículo escolar é pouco levada em consideração nos documentos legais que regem a educação no Brasil, portanto, há a necessidade de dar um enfoque maior a uma concepção já posta, mas pouco explorada.

Continue navegando

Outros materiais