Buscar

Distribuição de renda no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Distribuição de renda no Brasil
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado para comparar os níveis de educação e alfabetização, esperança de vida e natalidade, longevidade, pobreza, PIB e outros fatores. A escala do IDH varia de 0 a 1, sendo 1 as melhores condições de vida de um país ou região. Em relação ao IDH, assinale a alternativa correta.
D. 
Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
O IDH avalia os principais fatores socioeconômicos de uma determinada população, analisando os aspectos relacionados à saúde, educação e economia.
O Brasil é um país em desenvolvimento, com grandes diferenças econômicas e sociais, incluindo um grande número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. A desigualdade na distribuição de renda no Brasil envolve diversos fatores e indicadores. Observe a imagem e assinale a resposta correta em relação aos indicadores da distribuição de renda.
B. 
Considera-se um indivíduo abaixo da linha da pobreza a partir do momento em que é constatado que este não tem condições de adquirir recursos para suprir suas necessidades básicas para viver.
Um indivíduo é considerado abaixo da linha da pobreza quando não tem condições de conseguir todos os recursos necessários para viver (alimentação, moradia, saúde).
 
O Brasil, sendo um país de grandes desigualdades e diversidades, vem adotando medidas de políticas públicas para combater a fome e a miséria. Uma delas é um programa que subsidia as famílias para terem condições de acesso a uma alimentação que garanta suas necessidades básicas de energia. Assinale a alternativa que corresponde a este programa.
B. 
Bolsa Família.
Principal programa social do País, o Bolsa Família, criado em 2003, é uma política de transferência de renda. O programa sofre muitas críticas e polêmicas na esfera política e elogios por parte de sociólogos e economistas, já que gasta muito pouco (0,5% do PIB) e contribui muito para a melhoria da qualidade vida.
 
"Obesidade cresce rapidamente no Brasil e no mundo" - Título da matéria publicada no Jornal do Senado em 12/03/2013. "A falta de tempo e informação adequada levam as pessoas a trocarem pratos saudáveis por salgadinhos, refrigerantes e sanduíches, e a exagerarem na ingestão calórica e no consumo de açúcar", disse o senador Cristovam.
O IBGE publicou duas pesquisas importantes para a nutrição, e seus resultados nos permitem visualizar as modificações tanto de consumo alimentar quanto do estado nutricional da população brasileira, indicando quase 50% de pessoas adultas com sobrepeso e obesidade. Assinale a alternativa que corresponde com as duas pesquisas que abordam as questões nutricionais da população brasileira e que, em especial, trata das questões de distribuição de renda e consumo alimentar.
A. 
Estudo Nacional de Despesas Familiares (ENDEF) e Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
O ENDEF foi realizado pelo IBGE com o objetivo de coletar dados relevantes sobre orçamentos familiares e consumo de alimentos. Seu principal foco era a análise da situação nutricional, tendo por base um quadro de orçamentos familiares. Conhecer a distribuição do orçamento familiar, suas prioridades e a parcela desta renda destinada à alimentação eram aspectos urgentes e necessários. A POF obtém informações gerais sobre domicílios, famílias e pessoas, hábitos de consumo, despesas e recebimentos das famílias pesquisadas, tendo como unidade de coleta os domicílios. Atualiza a cesta básica de consumo e obtém novas estruturas de ponderação para os índices de preços que compõem o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE e de outras instituições.
O Brasil é um país com muitas riquezas, mas concentradas nas mãos de poucos. Este cenário vem sendo discutido ao longo dos anos nas diferentes esferas governamentais ou não. A realidade é que miséria, pobreza, fome e desigualdades sociais ainda são evidentes. Coexiste nesta realidade o aumento de sobrepeso e obesidade em toda a população, em decorrência dos maus hábitos alimentares (excesso de açúcar refinado e redução de frutas, verduras e legumes, associado ao sedentarismo).
O IBGE publicou os dados da POF 2008-2009 e apresentou algumas informações importantes, conforme pode ser visualizado na tabela. Com base nos dados disponibilizados, marque a alternativa correta.

Continue navegando