Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- custo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Lidiane Moura Damasceno do Nascimento
04068179
Ciências Contábeis 
1.   Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito a custeio variável para tomada de decisão. 
Cada vez mais, as empresas sentem pressões competitivas, uma vez que a concorrência, que antes era local, se tornou global. Diante disso, a maximização de lucros mediante a redução de custos ou otimização de produção é uma forma de mantê-las no mercado. Diante disso, o custeio variável se tornou um aliado, uma vez que possibilita tomar decisões mais assertivas. Todavia, aliado ao custeio variável temos a teoria das restrições que enfatiza a utilização de medidas financeiras.
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Proposta da atividade:
 
Diante do contexto exposto, elabore uma dissertação de até 30 linhas, sobre a importância do custeio variável para os negócios exemplificando, para isso desenvolva os seguintes tópicos:
 
· Custeio Variável
· Margem de contribuição
· Teoria das restrições
Para tomar decisões, a empresa não deve se empolgar seja pelo desafio de fazer um produto novo, ou pela vontade de desafiar um concorrente. A companhia toma a decisão simplesmente optando pela alternativa que lhe leve mais eficientemente à sua meta. A contabilidade de custos ajuda a tomar a decisão correta? A contabilidade de ganhos fornece a mesma resposta? E se uma variável externa sofrer alguma alteração, as duas contabilidades vão apontar para a mesma direção? É, portanto, o objetivo principal deste trabalho, realizar uma análise e reflexão destas questões postas, oferecendo à empresa e à comunidade acadêmica uma plataforma cientificamente embasada para tomada de decisões pertinentes aos desafios apontados.
Custeio variável, também chamado de custeio direto, é um tipo de cálculo que considera que determinados gastos que nem sempre incorrerão, ao menos não com aquele valor.
O conceito base do custeio variável parte do pressuposto de que dentro de uma organização há despesas fixas e despesas que nem sempre precisarão ser pagas.
A margem de contribuição é a receita de vendas de uma empresa menos seus custos variáveis. Ela, que aparece em porcentagem, pode ser apresentada como valor total, valor para cada linha de produto, valor por unidade de produto ou como proporção ou percentual das vendas líquidas. Toda a empresa que presta um serviço ou vende um produto necessita entender quais são seus custos e despesas variáveis. Da mesma forma, precisa entender seus custos e despesas fixas. 
A Teoria das Restrições, também denominada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento relativamente recente no aspecto prático da tomada de diversas decisões organizacionais nas quais existem restrições. Uma restrição é qualquer coisa numa empresa que a impede ou limita seu movimento em direção aos seus objetivos. É claro que a aplicação da TOC requer uma apropriada definição dos objetivos a serem atingidos. Para a maior parte das empresas, o objetivo principal é o lucro presente e sua sustentabilidade no futuro. Existem dois tipos básicos de restrições: físicas e não-físicas. As restrições físicas na maior parte das vezes estão relacionadas a recursos: máquinas, equipamentos, veículos, instalações, sistemas etc. As restrições não-físicas podem ser a demanda por um produto, um procedimento corporativo ou mesmo um paradigma mental no encaminhamento de um problema.
Referências Bibliográficas 
https://www.suno.com.br/artigos/custeio-variavel/
https://4cinco.com/margem-de-contribuicao/

Continue navegando