Buscar

Avaliação de Pesquisa (Ética nas organizações)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Ética nas organizações
Aluno
 
(a):
Mateus Ferreira de Carvalho
Data: 
 
13
 / 
07
 /
2023
Atividade
de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
A
s respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
Ao terminar a avaliação o arquivo deve
rá ser salvo com o nome: "Avaliação
 de Pesquisa" (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema em form
ato
 digital 
em 
pdf
 ou 
word
.
Bons Estudos!
)
1) Cite três ações éticas que uma organização deve praticar para ter uma boa imagem diante de
seus clientes.
Transparência: Uma organização deve ser transparente em suas práticas e operações, fornecendo informações claras e precisas sobre seus produtos, serviços e processos. Isso inclui divulgar políticas de privacidade, termos de uso, preços e quaisquer limitações ou restrições relevantes. A transparência ajuda a construir confiança com os clientes e demonstra que a organização está comprometida em manter relações honestas.
Respeito ao cliente: Uma organização deve tratar seus clientes com respeito e dignidade. Isso envolve oferecer um atendimento ao cliente de qualidade, ouvir e responder às preocupações dos clientes de forma atenciosa, fornecer soluções adequadas e cumprir as promessas feitas aos clientes. Respeitar a privacidade dos clientes também é fundamental, garantindo que suas informações pessoais sejam protegidas adequadamente e não sejam compartilhadas sem seu consentimento.
Responsabilidade social: Uma organização ética deve assumir a responsabilidade por seu impacto na sociedade e no meio ambiente. Isso pode incluir práticas sustentáveis, como a redução do uso de recursos naturais, a adoção de energias renováveis, a gestão adequada de resíduos e a promoção de práticas de comércio justo. Além disso, a organização pode se envolver em iniciativas de responsabilidade social, como programas de voluntariado, apoio a causas sociais e filantrópicas, contribuindo para o bem-estar da comunidade em que está inserida.
2) Qual é a diferença entre ética e moral?
Ética: A ética refere-se ao estudo dos princípios morais que guiam o comportamento humano. É um ramo da filosofia que busca compreender e avaliar o que é considerado certo e errado, bom e mau, nas ações humanas. A ética se preocupa com a análise e justificação racional dos valores morais, examinando questões como o que é certo ou errado, como tomar decisões éticas e como agir de forma moralmente correta. A ética é geralmente baseada em princípios abstratos e universais, buscando orientar a conduta humana de forma coerente e consistente.
Moral: A moral refere-se aos padrões de comportamento e conduta que são aceitos ou adotados por um grupo específico de pessoas ou uma sociedade. É um conjunto de regras, normas e valores que determinam o comportamento moralmente aceitável dentro de um contexto cultural ou social. A moralidade é mais prática e contextual, estabelecendo as normas de comportamento específicas que são consideradas apropriadas ou desejáveis dentro de um determinado grupo ou contexto. A moralidade é freqüentemente influenciada por fatores culturais, religiosos e sociais, variando de uma cultura para outra.
3) Qual é a importância do Código do Consumidor para as relações de consumo?
Proteção dos direitos dos consumidores: O CDC tem como objetivo principal proteger os direitos dos consumidores, garantindo que sejam tratados de maneira justa e equilibrada nas transações comerciais. Ele estabelece direitos fundamentais, como o direito à informação clara e adequada sobre produtos e serviços, o direito à segurança e qualidade dos produtos, o direito à garantia e assistência técnica, o direito à proteção contra práticas abusivas, entre outros. Esses direitos ajudam a equilibrar o poder entre consumidores e fornecedores, promovendo relações mais justas e transparentes.
Equilíbrio nas relações de consumo: O CDC busca equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores, evitando abusos por parte das empresas e protegendo os consumidores de práticas comerciais desleais. Ele proíbe práticas enganosas, como publicidade falsa ou enganosa, e estabelece sanções para práticas abusivas, como cláusulas contratuais abusivas ou cobranças indevidas. Dessa forma, o Código do Consumidor contribui para a criação de um ambiente de consumo mais justo e transparente.
Estímulo à qualidade e segurança dos produtos e serviços: O CDC estabelece normas e padrões de qualidade e segurança para produtos e serviços, visando proteger a saúde e segurança dos consumidores. Ele estabelece requisitos para a fabricação, rotulagem, embalagem e comercialização de produtos, bem como para a prestação de serviços. Ao fazer isso, o Código do Consumidor estimula as empresas a oferecerem produtos e serviços de qualidade e seguros, elevando os padrões do mercado como um todo.
Facilitação da resolução de conflitos: O CDC estabelece mecanismos para a solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, incentivando a busca por acordos extrajudiciais e fornecendo meios para a reparação de danos causados. Ele prevê, por exemplo, a possibilidade de conciliação e mediação, além de estabelecer a responsabilidade objetiva do fornecedor em casos de vício ou defeito do produto ou serviço. Isso facilita o acesso dos consumidores à justiça e contribui para a efetivação de seus direitos.
4) Como você define a importância do Estatuto do Idoso para a sociedade brasileira?
O Estatuto do Idoso é uma legislação específica no Brasil que busca garantir e proteger os direitos das pessoas idosas, considerando as particularidades e necessidades desse grupo etário. Sua importância para a sociedade brasileira é significativa por várias razões:
Proteção dos direitos fundamentais: O Estatuto do Idoso assegura uma série de direitos fundamentais aos idosos, tais como saúde, alimentação, moradia, educação, trabalho, cultura, esporte, lazer, transporte, entre outros. Esses direitos são essenciais para garantir uma vida digna e de qualidade para a população idosa, promovendo o respeito à sua autonomia, dignidade e integridade.
Combate à discriminação e violência: O Estatuto do Idoso atua no combate à discriminação e à violência contra os idosos. Ele proíbe práticas discriminatórias por idade, tanto no acesso a serviços como em relação a oportunidades de trabalho, e estabelece medidas de proteção contra abusos, maus-tratos, negligência e violência física ou psicológica. Dessa forma, o Estatuto contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as pessoas idosas.
Promoção da saúde e bem-estar: O Estatuto do Idoso incentiva a promoção da saúde e o acesso a serviços de saúde de qualidade para a população idosa. Ele estabelece diretrizes para a atenção integral à saúde do idoso, incluindo ações de prevenção, tratamento e reabilitação, além de garantir o acesso prioritário aos serviços de saúde e medicamentos. Ao priorizar a saúde dos idosos, o Estatuto busca promover seu bem-estar e qualidade de vida.
Estímulo à participação social: O Estatuto do Idoso valoriza a participação social e a inserção dos idosos na comunidade. Ele incentiva a criação de espaços de convivência e atividades socioeducativas para os idosos, além de reconhecer sua experiência e sabedoria como fonte de conhecimento e contribuição para a sociedade. Esse estímulo à participação social fortalece a inclusão dos idosos e valoriza sua contribuição para a sociedade.
Responsabilização e punição por violações: O Estatuto do Idoso estabelece medidas para responsabilizar e punir aqueles que violam os direitos dos idosos. Ele prevê penas para crimes como maus-tratos, abandono, violência física ou psicológica,negligência, entre outros. Essa perspectiva de responsabilização contribui para a conscientização e prevenção dessas violações, além de garantir a punição adequada quando ocorrem.
Em suma, o Estatuto do Idoso desempenha um papel crucial na garantia dos direitos e proteção dos idosos, combate à discriminação e violência, promoção da saúde e bem-estar, estímulo à participação social e responsabilização por violações. Sua importância na sociedade brasileira reside no reconhecimento e respeito aos direitos e necessidades das pessoas idosas, promovendo uma sociedade mais inclusiva, justa e acolhedora para todos os cidadãos.
5) Quais são os benefícios que o conjunto de normas de um código de ética profissional traz para o
exercício da profissão?
Um código de ética profissional é um conjunto de normas e princípios que orientam o comportamento e conduta dos profissionais em uma determinada área. Essas normas têm o objetivo de promover um ambiente profissional ético e responsável. Os benefícios que um código de ética profissional traz para o exercício da profissão incluem:
Orientação e referência: Um código de ética profissional fornece orientação clara sobre o comportamento ético esperado dos profissionais em sua área específica. Ele estabelece princípios e diretrizes que servem como referência para a tomada de decisões éticas e para a conduta profissional adequada. Isso ajuda os profissionais a enfrentarem dilemas éticos e a agirem de maneira consistente e responsável.
Construção de confiança e reputação: Um código de ética profissional contribui para a construção de confiança e reputação dos profissionais e da profissão como um todo. Ao seguir as normas éticas estabelecidas, os profissionais demonstram integridade, transparência e compromisso com o bem-estar dos clientes, colegas e demais partes interessadas. Isso fortalece a confiança dos clientes e da sociedade em geral nos profissionais e na profissão, o que pode levar a um maior prestígio e oportunidades de negócios.
Proteção dos interesses dos clientes: Um código de ética profissional visa proteger os interesses dos clientes e assegurar que sejam tratados de forma justa e respeitosa. Ele estabelece diretrizes para a prestação de serviços de qualidade, confidencialidade, imparcialidade, evitando conflitos de interesse e estabelecendo limites claros para a atuação profissional. Ao seguir essas normas, os profissionais garantem a proteção e satisfação dos clientes, promovendo relações de confiança e fidelidade.
Desenvolvimento profissional contínuo: Um código de ética profissional estimula o desenvolvimento profissional contínuo e a busca por aprimoramento. Ao estabelecer padrões éticos elevados, o código incentiva os profissionais a se manterem atualizados, adquirirem novos conhecimentos e aprimorarem suas habilidades. Isso contribui para a excelência profissional, permitindo que os profissionais se destaquem em suas áreas de atuação.
Resolução de conflitos e dilemas éticos: Um código de ética profissional fornece diretrizes claras para a resolução de conflitos e dilemas éticos que possam surgir na prática profissional. Ele oferece um referencial ético que auxilia os profissionais na análise de situações complexas, na identificação das melhores opções e na tomada de decisões éticas. Isso permite lidar de forma adequada com dilemas éticos, evitando práticas questionáveis ou prejudiciais.
 (
Avaliação
 de Pesquisa
:
Ética nas organizações
)

Outros materiais