Buscar

Guardando o Coração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Guardando o Coração: A Fonte da Vida
Introdução: Meus queridos irmãos e irmãs, hoje vamos mergulhar em um importante ensinamento das Escrituras, baseado no provérbio de Salomão encontrado em Provérbios 4:23: "De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Neste versículo, somos exortados a cuidar de nossos corações, vigiar nossos pensamentos e proteger nossas mentes, pois nossas vidas são dirigidas pelos nossos pensamentos. Vamos explorar o que isso significa e como podemos aplicá-lo em nossa jornada cristã.
I. O Significado de Guardar o Coração: Guardar o coração é ter cuidado com o que pensamos e cultivamos em nossas mentes. Assim como um jardineiro protege suas flores preciosas dos invasores, devemos manter nossos pensamentos longe do alcance de influências negativas. A versão NTLH nos adverte: "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos." E, de fato, a ciência também nos ensina que o cérebro não diferencia a realidade da imaginação.
II. A Importância da Visualização Positiva: A pesquisa mencionada nos mostra que a visualização positiva pode ter um impacto significativo em nossa vida. Quando desejamos uma mudança, podemos começar imaginando como será quando alcançarmos nosso objetivo. Nossos pensamentos têm poder, e nossas mentes têm a capacidade de guiar nossas ações em direção ao sucesso ou ao fracasso. Calebe, no livro de Números, já compreendia esse conceito quando afirmou que a proteção dos inimigos estava anulada diante da presença do Senhor. Nossos pensamentos moldam nossas percepções e atitudes diante das circunstâncias.
III. Enchendo a Mente com Coisas Boas: A Palavra de Deus nos orienta a encher nossa mente com tudo o que é bom e digno de elogios (Filipenses 4:8). Devemos escolher cuidadosamente o que ouvimos, vemos e sentimos. Jesus, em Mateus 6:22-23, fala sobre os olhos como fonte de luz para o corpo. Olhos bons se concentram nas coisas do céu, enquanto olhos maus se apegam às coisas terrenas. Portanto, devemos questionar: o que temos enchido nossas mentes? Estamos fixando nossos olhos no que é celestial ou no que é mundano?
IV. Projetos Terrenos x Projetos Celestiais: O apóstolo Tiago nos alerta sobre a incerteza da vida terrena e nos lembra da importância de submeter nossos planos à vontade de Deus (Tiago 4:13-15). Nossos maiores projetos devem estar alinhados com a vontade divina. A mente renovada pela Palavra de Deus nos permite discernir a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em nossas vidas (Romanos 12:2).
Conclusão: Queridos irmãos, a jornada cristã começa com a vigilância de nossos pensamentos. Guardar o coração é um processo contínuo de proteção e renovação da mente. Ao preencher nossa mente com coisas boas, permitindo que Deus transforme nossos pensamentos, e fixando nossos olhos nas coisas celestiais, estaremos alinhados com a vontade do Senhor. Lembremo-nos das palavras de Provérbios: "De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Que a graça de Deus nos fortaleça nessa jornada, para que possamos viver de acordo com Sua vontade e sermos verdadeiras fontes de vida para o mundo. Amém!

Outros materiais