Buscar

EXERCÍCIO DA AULA DA UNIDADE 04


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIO DA UNIDADE 4 - Direito do consumidor
Questão 1Correta
As obrigações caracterizam-se pelo direito do credor (sujeito ativo) e devedor (sujeito passivo), nascendo assim uma relação jurídica, compreendida por um conjunto de normas, cujo objeto consiste em uma prestação pessoal econômica, positiva ou negativa.
Diante disso, avalie as afirmativas a seguir:
I- Obrigação de fazer infungível é quando não houver restrição negocial, no sentido de que o serviço poderá ser realizado por outrem, ou seja, a obrigação é pactuada em atenção ao devedor, podendo ser executada por terceiro.
II- Fungível são as chamadas obrigações personalíssimas, cujo adimplemento não poderá ser realizado por qualquer pessoa, em atenção às qualidades especiais daquele que se contratou. Neste caso, para alterar a pessoa que executará o serviço oriundo da obrigação, será necessária a anuência do credor, sob pena de seu descumprimento.
III- Obrigação de dar coisa certa refere-se à entrega de determinado objeto, previamente estabelecido em um contrato.
É correto apenas o que se afirma em:
Sua resposta
III.
I- Fungível- quando não houver restrição negocial, no sentido de que o serviço poderá ser realizado por outrem, ou seja, a obrigação é pactuada em atenção ao devedor, podendo ser executada por terceiro; II- Infungível - são as chamadas obrigações personalíssimas, cujo adimplemento não poderá ser realizado por qualquer pessoa, em atenção às qualidades especiais daquele que se contratou. Neste casos, para alterar a pessoa que executará o serviço oriundo da obrigação, será necessária a anuência do credor, sob pena de seu descumprimento. III- Obrigação de dar coisa certa - refere-se à entrega de determinado objeto, previamente estabelecido em um contrato. Todas a assertivas estão corretas
Questão 2Errada
Considerando as espécies de responsabilidade civil, analise o excerto abaixo:
'Responsabilidade civil por cadastramento indevido nos registros de devedores inadimplentes realizados por instituições financeiras.";
Assinale a alternativa que melhor se amolda à narrativa exposta.
Sua resposta
Responsabilidade civil do Gestor.
Clique aqui para escrever porque a alternativa A é incorreta (se aplicável)...
Questão 3Correta
A legislação estipula prazos específicos, para reclamação quanto aos vícios dos produtos e serviços, conforme observado no art. 26 do CDC, ou seja, trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos não duráveis, e noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos duráveis.
Indique a alternativa que melhor se amolda a um exemplo de produto não durável.
Sua resposta
Leite e seus derivados.
A alternativa "a" é a correta, pois, produtos não duráveis: são aqueles que acabam após o uso, como por exemplos, os alimentos e medicamentos. Apresentando, portanto, algum vício, terá um prazo de trinta dias para eventual reclamação.
Questão 4Correta
Atualmente os estabelecimentos comerciais disponibilizam estacionamento gratuitos aos seus clientes, a fim de concedê-los maior comodidade. Sobre a responsabilidade civil dos estacionamentos, verifique.
I. Tais estabelecimentos não têm nenhuma responsabilidade sob os bens ali guardados;
II. Tais estabelecimentos devem garantir a segurança dos veículos estacionados em seus domínios, somente se houver cunho financeiro;
III. Tais estabelecimentos devem garantir a segurança dos veículos estacionados em seus domínios, ainda que gratuitamente.
Assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
Clique aqui para escrever porque a alternativa D é incorreta (se aplicável)...
Questão 5Correta
O Código Napoleônico, criado após a Revolução Francesa, trouxe a introdução ao dever de reparar, dado a necessidade imputada com o crescimento industrial e social, enfatizando o tema da responsabilidade civil, que ganhou força também no Código Civil brasileiro e é vastamente discutido e aplicado nas relações corriqueiras do nosso dia a dia.
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que seguem:
I – Para haja dever de indenizar é necessário a existência de um fato antijurídico, causado por alguém que tenha produzido danos que violam um bem protegido.
II – São pressupostos da responsabilidade civil: fato antijurídico, nexo de imputação, danos, nexo de causalidade e lesão do bem protegido.
III – A responsabilidade civil deriva de relação contratual, decorrente de um contrato firmado entre as partes ou de relação extracontratual, decorrente do descumprimento da lei ou de uma imputação legal.
IV – A responsabilidade civil subjetiva depende da existência do elemento subjetivo culpa pra ser imputada ao ofensor e possível de reparação, enquanto a responsabilidade civil objetiva independe de culpa.
é correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, II, III e IV.
Todas as afirmativas estão corretas: I – Para haja dever de indenizar é necessário a existência de um fato antijurídico, causado por alguém que tenha produzido danos que violam um bem protegido. Aqui temos a definição de responsabilidade civil de maneira prática e resumida. II – São pressupostos da responsabilidade civil: fato antijurídico, nexo de imputação, danos, nexo de causalidade e lesão do bem protegido. Os dois primeiros pressupostos decorrem do fato gerador em si, enquanto os demais do próprio dano causado. III – A responsabilidade civil deriva de relação contratual, decorrente de um contrato firmado entre as partes ou de relação extracontratual, decorrente do descumprimento da lei ou de uma imputação legal. São as duas modalidades de responsabilidade civil, decorrente de relação contratual ou extracontratual. IV – A responsabilidade civil subjetiva depende da existência do elemento subjetivo culpa pra ser imputada ao ofensor e possível de reparação, enquanto a responsabilidade civil objetiva independe de culpa. A responsabilidade civil pode ser objetiva, a exemplo de reparação de danos causado por acidente de trânsito, onde quem causou o dano, obriga-se a reparação (artigo 927, CC) ou subjetiva decorrente de erro médico, por exemplo, onde encontra-se presente o fator culpa pela responsabilidade do ato no exercício da profissão

Mais conteúdos dessa disciplina