Buscar

tipos de associação de bombas e como estas associações impactam na altura manométrica e na vazão das bombas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faça um resumo de 10 a quinze linhas descrevendo quais os tipos de associação de bombas e como estas associações impactam na altura manométrica e na vazão das bombas.
Existem dois tipos de associação de bombas, são elas as associações em série, onde a saída de uma bomba é conectada à entrada de outra, e as associações em paralelo, 2 ou mais bombas têm suas saídas direcionadas em um mesmo local com uma mesma altura manométrica. As bombas com associações em paralelo são utilizadas em sistemas que demandam uma maior vazão para uma mesma altura manométrica, assim o impacto gerado pela associação está diretamente ligado ao aumento do valor de vazão do sistema, sendo a soma das vazões de cada bomba.
Já as associações em paralelo são utilizadas em grandes desníveis geométricos, conservando a vazão, contudo aumentando o alcance de altura manométrica, já que as pressões são somadas para uma mesma vazão, visto que a saída da bomba está ligada à entrada de outra. Para a equação da continuidade ser satisfeita, é necessário que as bombas apresentem um mesmo valor de vazão.

Continue navegando