Buscar

Diante da enorme variedade de exigências relacionadas a uma instalação hidráulica, é natural que exista a dificuldade de encontrar no mercado uma b...

Diante da enorme variedade de exigências relacionadas a uma instalação hidráulica, é natural que exista a dificuldade de encontrar no mercado uma bomba capaz de abranger sozinha todas as solicitações de vazão e de altura manométrica. Por esse motivo, é necessário realizar a associação de bombas.

Sobre a associação de bombas, assinale a alternativa correta:


a. A associação de bombas em série é uma técnica utilizada com o objetivo de aumentar a vazão volumétrica de fluido em determinada instalação hidráulica, tendo em vista o aumento na pressão que ocorre em cada bomba.
b. Nas associações de bombas iguais em série, a altura manométrica individual de cada bomba será igual à altura manométrica do conjunto. Então, o rendimento desse tipo de associação será dado por: .
c. Nas associações de bombas iguais em paralelo, a vazão individual de cada bomba será igual à vazão do conjunto. Então, o rendimento desse tipo de associação será dado por: .
d. A operação de múltiplas bombas em paralelo, além de ser útil nos casos em que uma única bomba não seria capaz de recalcar toda a vazão, também é empregada quando o objetivo é aumentar, de forma escalonada, a capacidade do sistema.
e. A associação de bombas em paralelo é uma técnica capaz de aumentar a altura manométrica de uma instalação hidráulica devido ao acrescimento na vazão volumétrica que ocorre em cada bomba.

Essa pergunta também está no material:

Prova N2(A5)
14 pág.

Máquinas Hidráulicas Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. A operação de múltiplas bombas em paralelo, além de ser útil nos casos em que uma única bomba não seria capaz de recalcar toda a vazão, também é empregada quando o objetivo é aumentar, de forma escalonada, a capacidade do sistema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais