Buscar

AV1- Educação em Direiros Humanos e Praticas Inclusivas_ (003).docx 27-05.docx1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO SE ARTICULAM OS PRINCIPIOS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA? 
Elenice Terezinha Mafra Juttel
47000553
Pedagogia
Falar em igualdade não se trata de semelhanças físicas, culturais ou de escolhas, está relacionada no que diz respeito em tratar todas as pessoas da mesma forma. O princípio da igualdade preconiza que todos os indivíduos devem ter acesso aos mesmos direitos e oportunidades independente de suas características pessoais. 
Uma sociedade democrática de direito é construída a partir do respeito as diferenças, não podemos pensar na diversidade isolada pois a igualdade e a diferença se complementam. O princípio da diferença significa enfrentar os preconceitos e discriminações impostas pela sociedade e reconhecer e valorizar essas diferenças é crucial para garantir a equidade social e para que essas diferenças não sejam transformadas em desigualdade. A articulação entre igualdade e diferença compreende que a igualdade não significa tratar todos de maneira uniforme, mas sim reconhecer as particularidades e necessidades específicas de cada grupo ou indivíduo. 
Há muitos anos acontecem as lutas por igualdade, mas nesses últimos tempos as pessoas passaram a lutar também pelo respeito a sua diversidade, seja ela racial, cultural, religiosa, de acessibilidade ou de gênero, e essas lutas por igualdade e respeito as diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles e talvez o mais importante encontra-se no ambiente escolar. Para as práticas em direitos humanos funcionarem no ambiente escolar o contexto de ensino e aprendizagem precisam envolver as interações dos alunos e dos professores com o mundo e com a sociedade, ou seja, a escola deve levar em consideração o respeito as diferenças garantindo um processo de ensino inclusivo e com práticas democráticas, sem preconceito ou violência. 
Neste contexto falar em educação em direitos humanos nos diz respeito a necessidade de uma educação voltada para o cultivo da paz e para o respeito as diferenças, na defesa de uma igualdade em dignidade e diversidade. Ao adotar uma perspectiva que considera a diversidade, garantimos que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e participação na sociedade, levando em conta suas especificidades.
Então é somente através da articulação entre diferenças e igualdade que poderemos construir uma sociedade mais inclusiva, que valoriza e respeita a multiplicidade de identidades e contribuições de todos os indivíduos e grupos.
Referências 
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito a educação, diversidade e educação em direitos humanos, disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300004  , Acesso em 28 de maio de 2023
FREITAS, Sirley Leite. Artigo: Violação dos Direitos Humanos no Espaço Escolar, disponível em: https://faculdade.uneouro.edu.br/artigo-violacao-dos-direitos-humanos-no-espaco-escolar/, Acesso em 28 de maio de 2023
GOMES, Flavia Tavares, GUIMARAES, Maria Elizete e SILVA, Priscylla do Nascimento. Diversidade na Escola :O direito a Diferença, disponível em: https://www.itaporanga.net/genero/4/gt07/23.pdf, Acesso em 28 de maio de 2023
CORNELIO, Camila Gallindo, Educação em Direitos Humanos e Práticas Inclusivas. Santa Catarina: Grupo Ser,2023

Mais conteúdos dessa disciplina