Buscar

TRATO DIGESTÓRIO SUPERIOR

Prévia do material em texto

TRATO DIGESTÓRIO SUPERIOR
Os alimentos uma vez ingeridos estão em constante movimentação para garantir a mistura com os sucos digestivos permitindo a sua degradação. Uma série de eventos constitui este processo de mistura dos alimentos com as secreções digestivas, iniciando pela preensão, mastigação e deglutição que serão estudadas posteriormente. 
ESÔFAGO 
O esôfago liga a faringe ao estômago e é formado por quatro camadas, tecido conjuntivo externo, muscular, submucosa e mucosa. A muscular apresenta músculos longitudinais e circulares estriados na maioria das espécies, porém em alguns animais a porção caudal pode ser composta por músculo liso em diferentes proporções. 
O esôfago vazio apresenta o seu lúmen fechado pelas dobras do epitélio, durante a deglutição estas dobras se estendem tornando a superfície interna lisa. É inervado principalmente pelo vago e os movimentos consistem em ondas peristálticas, apresentando peristaltismo primário e secundário e antiperistaltismo. O peristaltismo primário ocorre na deglutição e o secundário consiste em contrações reflexas causadas pela presença do bolo alimentar. O antiperistaltismo ocorre na eructação e na regurgitação. A eructação consiste na expulsão ruidosa de ar, gases, ou ácido do estômago. A regurgitação é o retorno à boca de pequena quantidade de conteúdo gástrico, sem esforço. Estes dois eventos são fisiológicos nos ruminantes e serão estudados mais adiante.

Continue navegando