Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Procedimentos de auditoria		
Prof. Marcelo A.Pierri Jr
Procedimentos de Auditoria
Procedimentos de avaliação de riscos; 
 Procedimentos adicionais de auditoria: 
► Testes de controles 
► Testes de detalhes 
► Procedimentos substantivos analíticos
Procedimentos de auditoria
são técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para a consecução de seu objetivo. São ferramentas que o auditor dispõe para cumprir os testes de auditoria. Consideram a relevância e os riscos de auditoria. 
Testes de auditoria constituem exames e investigações que possibilitam ao auditor independente obter subsídios suficientes para fundamentar seu relatório. Testes de auditoria são as ferramentas a serem utilizadas para a aplicação dos procedimentos 
Testes
Testes de observância: objetivam ter razoável segurança de que os controles internos estão em efetivo funcionamento e cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. São também denominados de testes de aderência ou testes de controle.
Testes substantivos: objetivam ter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. Dividem-se em: (a) Testes de transações e saldos; e, (b) Procedimentos de Revisão Analítica. 
Natureza dos procedimentos de auditoria 
	Procedimento	Descrição
	Inspeção 	A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo
	Observação 	A observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado
	Recálculo 	O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.
	Procedimento	Descrição
	Confirmação externa	Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia
	Reexecução	A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.
	Procedimentos analíticos 	Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros
	Indagação	A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais. 
Amostragem
É a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de uma população relevante para fins de auditoria, de forma que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas possibilitando uma base razoável para que o auditor obtenha uma conclusão sobre toda a população
Amostragem estatística: seleção aleatória dos itens e utilização da teoria das probabilidades para avaliação dos resultados. Ou seja, todos os itens têm a mesma chance de serem selecionados. 
Ao usar método de amostragem, estatística ou não, deve ser projetada e selecionada uma amostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada. 
A decisão quanto ao uso de abordagem de amostragem estatística ou não estatística é uma questão de julgamento do auditor.
Métodos de Seleção de Amostragem
Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra (ele faz uma avaliação da taxa esperada de desvio). 
Na determinação da amostra, uma das maiores preocupações do auditor é que ela seja representativa, isto é, tenha as mesmas características da população. Isso é primordial para que as conclusões alcançadas para a amostra possam ser estendidas para toda a população. 
Métodos de Seleção de Amostragem
Seleção aleatória: população escolhida aleatoriamente para assegurar dados isentos de tendências ou distorções (aplicada por meio de geradores de números aleatórios como tabelas de nº aleatórios).
Seleção sistemática: a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo constante de amostragem;
Seleção ao acaso: o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada; e, 
Seleção de bloco ou por conglomerado: estabelecimento de subgrupos heterogêneos representativos da população total.

Mais conteúdos dessa disciplina