Buscar

ATIVIDADE 3 CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os princípios do neoliberalismo são, mínima intervenção do estado na economia, para que através das leis o mercado se estabeleça, cresça, se organize. Existem algumas ações que precisam ser adotadas para que o estado saia da economia, uma delas é abertura econômica, governos neoliberais defendem economias abertas, sem grandes políticas protecionistas, outro elemento destacado são as privatizações, as vendas de empresas estatais. Assim a iniciativa privada tem mais poder, outro elemento é a flexibilização das leis trabalhistas, característica marcante no mercado neoliberal, reduzir direitos, mudar a legislação trabalhista, assim a iniciativa privada ganha mais poder sobre o trabalhador. 
O processo ligado ao neoliberalismo é o poder de desburocratização, tudo isso tem um objetivo básico, reduzir os gastos públicos e o neoliberalismo ganhou força no mundo a partir dos anos 1990 pelo governo do presidente Fernando Collor de Mello. Elas atingiram diretamente a classe trabalhadora e as organizações que representam esses trabalhadores, como foi o caso dos sindicatos, colaborando para que o sindicalismo entrasse em crise, desenvolvendo não mais um sindicalismo combativo de classe, mas, sim, um sindicalismo de parceria. A principal crítica feita o neoliberalismo é o fato que a partir de suas ações garante mais direitos e poderes aos países desenvolvidos e as grandes corporações, minimizando direitos trabalhistas, a crítica ao neoliberalismo é realmente muito forte e não é voltada a defender os interesses da massa trabalhadora como um todo.
 Como consequências dessas políticas, houve um aumento das desigualdades econômicas e sociais, a desregulamentação dos direitos sociais e trabalhistas, agravando ainda mais a situação de pobreza e miséria do país. Elas atingiram diretamente a classe trabalhadora e as organizações que representam esses trabalhadores, como foi o caso dos sindicatos, colaborando para que o sindicalismo entrasse em crise, desenvolvendo não mais um sindicalismo combativo de classe, mas, sim, um sindicalismo de parceria.A principal crítica feita o neoliberalismo é o fato que a partir de suas ações garante mais direitos e poderes aos países desenvolvidos e as grandes corporações, minimizando direitos trabalhistas, a crítica ao neoliberalismo é realmente muito forte e não é voltada a defender os interesses da massa trabalhadora como um todo.

Continue navegando