Buscar

empreendedorismo unidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No mundo empresarial brasileiro em que a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada - 23,4% das novas empresas encerraram suas atividades antes dos dois anos de existência, para que tenham maiores chances de prosperar o empreendedor precisa ter a melhor ideia para o novo negócio, transformá-la numa excelente oportunidade, cercar-se da melhor equipe e utilizar muito bem os recursos disponíveis.
MENEZES, M. T. Empreendedorismo. Cap 3. São Paulo: Laureate, 2019 (adaptado).
 
Sobre o insucesso do empreendedor ao implementar o seu negócio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
     
I. Por vezes, o empreendedor se depara com situações desafiadoras, as quais não está preparado para resolver, ou porque não se preparou tecnicamente e não realizou cursos de capacitação ou porque não conta com o apoio de organizações propulsoras do empreendedorismo.
 
  PORQUE
 
II. Além da deficiência técnica do empreendedor, o cenário brasileiro apresenta algumas limitações para manutenção de novos negócios como, por exemplo, a alta carga tributária praticada, o que pode resultar no insucesso do empreendimento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O empreendedorismo de impacto social é representado por iniciativas financeiramente sustentáveis, geridas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Um dos principais diferenciais desse tipo de organização é que elas são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios: ou seja, são soluções de negócios para problemas sócio ambientais.
SEBRAE. O que são negócios de impacto social e como eles funcionam. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-sao-negocios-de-impacto-social,1f4d9e5d32055410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em 27/06/2019.
 
Considerando as reflexões contidas no texto, marque a alternativa que traz informações corretas sobre o empreendedorismo de impacto social.
Resposta correta
Os empreendedores dedicados ao empreendedorismo social são vítimas da exclusão social e movidos por ideias e soluções para as disfunções existentes, tendo uma atitude de inconformismo e crítica diante do cenário de injustiças.
Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não tem medo de pedir ajuda e, mesmo falhando, essas pessoas não tem receio de tentar novamente. Os empreendedores têm paixão pelo trabalho que realizam, são capazes de trabalhar várias horas para cumprir sua meta e estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar. 
GUIA DA CARREIRA. Como ser um empreendedor de sucesso? Disponível em https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/
 
Sobre o empreendedorismo como oportunidade de carreira é correto afirmar que
Resposta correta
a palavra de ordem para o empreendedorismo de carreira é a flexibilização.
O intraempreendedor está em constante observação em seu local de trabalho e nunca está satisfeito, porque sempre acha que é possível encontrar uma maneira melhor de fazer as coisas acontecerem. É através dele que as melhorias ocorrem, os custos baixam e a qualidade melhora. Destaca-se, ainda, que a inquietação de quem está sempre inconformado com a situação atual é característica inerente de todo intraempreendedor, que busca se capacitar cada vez mais para superar os desafios que lhe são apresentados e é acima de tudo ousado e bastante criativo. 
JOAQUIM, A. L. Características do empreendedor e intraempreendedor. Portal Educação. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/lideranca/caracteristicas-do-empreendedor-e-intraempreendedor/56175 Acesso em 27/06/2019.
 
Resposta correta
I, II e III.
Atualmente, o profissional que se atém às suas responsabilidades, exclusivamente, perde espaço para os colegas de trabalho, pois o dinamismo das transformações (sociais e tecnológicas) exigem mais pluralidade das pessoas em suas rotinas corporativas. Nesse sentido, destaca-se a importância do intraempreendedor, que representa aquele profissional que está sempre insatisfeito com o status quo e que, por isso, age “como se a empresa fosse sua” em busca de resultados promissores e transformadores.
FEBRACIS. A importância do intraempreendedorismo nas organizações. Disponível em https://www.febracis.com.br/blog/intraempreendedorismo/ Acesso em 28/06/2019 (adaptado).
 
Em todos os níveis do empreendedorismo, encontramos a agregação de valor, seja em processos ou em produtos, em nível individual ou pessoal do empreendedor. Entretanto, quando se trata do valor agregado pelo  intraempreendedorismo é correto afirmar que
Resposta correta
uma das principais características das empresas bem sucedidas no atual cenário instável, flexível e global do mercado está na implantação de uma cultura empresarial de estímulo ao intraempreendedorismo.
A Educação empreendedora ocupa um espaço importante na Educação. Isso porque ela pode desenvolver algumas habilidades da sociedade contemporânea, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções, inspirando nas pessoas a vontade de empreender. O ensino empreendedor estimula conversas sobre sonhos pessoais e profissionais e possibilita desenvolver habilidades necessárias para a vida como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistentes, autoconfiantes e protagonistas do próprio sucesso.
GAROFALO, D. Empreendedorismo e Educação: como eles se relacionam? Portal Nova Escola: 2018. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/13219/empreendedorismo-e-educacao-como-eles-se-relacionam Acesso em 28/06/2019 (adaptado).
 
Sobre a educação empreendedora brasileira é correto afirmar que
Resposta correta
o SEBRAE é uma organização que dá suporte ao empreendedor, não só trazendo orientações necessárias ao desenvolvimento de negócios, como também oferecendo e adaptando cursos que fomentam ações empreendedoras.
 sociedade contemporânea é competitiva colocando grande ênfase na realização individual, exigindo que o profissional crie o hábito de gerar constante feedback a si mesmo, pois o autoconhecimento pode motivar naturalmente o próprio autodesenvolvimento pessoal e profissional. Hoje - mais do que em outras épocas - é necessário que o profissional esteja disponível ao aprendizado constante, porque assim criará condições favoráveis em sua carreira para o estabelecimento de vínculo positivo e sinérgico dentro das empresas. Empreender na própria carreira é ir além do tradicional, planejando o desenvolvimento profissional com cuidado e com uma atitude dinâmica e motivada.
MEDEIROS, L. Empreendedorismo & Carreira. Portal Administradores.com, 17/04/2019. disponível em https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-carreira Acesso em 27/06/2019 (adaptado).
 
O empreendedorismo na própria carreira começa quando o profissional sonha e inicia a caminhada para realização de seus sonhos. Sobre esse tipo de empreendedorismo é correto afirmar que:
Resposta correta
quando se investe bem na própria carreira é possível agregar valor à empresa a qual se está vinculado, à comunidade a que pertence e ao ambiente em que se está investindo.

Continue navegando