Buscar

INTRODUÇÃO A DISLEXIA E AOS DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A DISLEXIA E AOS DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA
A diagnose segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, (1997) apresenta conhecimentos ou determinação de uma doença pelos sintomas e conjunto dos dados em que se funda essa determinação. E Segundo Antônio Geraldo da Cunha (1986), Do Grego diagnósis que quer dizer discernimento, exame de diagegnoskei, discernir, capaz de ser discernível. Qual a importância do diagnóstico?
 
· O diagnóstico da dislexia é de exclusão, isto é, excluindo possibilidades, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo e quando necessário é feito o encaminhamento para outros profissionais como: neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista e pediatra.
Embora a dislexia afete a capacidade da criança ler, escrever, compreender a linguagem ou expressar-se claramente enquanto escreve ou fala, ela não é devida à falta de inteligência. Qual a afirmativa de Frank (2003)?
 
· afirma que a maioria dos indivíduos disléxicos possui inteligência igual ou superior à média. Infelizmente, os problemas de uma criança com capacidade de aprender e de processar, de reter, de obter e de expressar informações podem resultar na impressão errônea de que a criança não é esperta.
   O que é a Dislexia?
· é um transtorno relacionado à linguagem, que possui origem genética e de procedência neurobiológica. É um transtorno da aprendizagem relacionado com a leitura e a escrita, na qual os alunos possuem dificuldades fonológicas quanto ao processamento das informações e na decodificação de algumas palavras (Tabaquim et al., 2016).
 
  Preencha a lacuna corretamente.
A Dislexia atualmente é um dos transtornos mais presentes nas salas de aulas e atinge entre _____________da população mundial.
 
·  5% e 15%
A sala de aula constitui um espaço capaz de promover os domínios das capacidades específicas da alfabetização, bem como o domínio de conhecimentos fundamentais envolvidos nos diversos usos sociais da leitura e da escrita. Neste espaço, as práticas de ensino na sala de aula devem estar orientadas de modo que a alfabetização seja promovida num ambiente de letramento, proporcionando aos alunos a construção do conhecimento efetivo, junto às práticas sociais. Marque a alternativa que NÃO está de acordo com esta afirmativa:
· A aprendizagem é uma experiência que engloba os desejos e as necessidades do coletivo, é algo que ocorre em conjunto.
De acordo com Frank (2003), diagnosticar a dislexia não é uma questão simples. Como ocorre esse processo?
 
·  O processo envolve um grande número de profissionais e uma bateria de testes. Envolve muitas áreas diferentes e níveis de especialidade. Nenhum diagnóstico é útil sem um plano de ação traçado com base nos resultados obtidos dos profissionais no campo da educação especial.
· As suspeitas costumam aparecer quando uma criança bagunceira demonstra problemas na leitura. Isso pode ser uma surpresa para os pais, pois esperam que ela vá bem na escola uma vez que sempre foi um aluna(o) problematico.
Complete corretamente as lacunas:
 
Segundo Chabanne (2006, p. 16-7), a dificuldade ___________não deve ser considerada como um problema definitivo, para ele, a _____________é um momento da experiência, ou do trabalho escolar, que visa ao sucesso. Nesse aspecto, ela parece uma coisa __________e sem importância para todos os alunos que se dedicam a um objetivo escolar autêntico: todo exercício apresenta dificuldades, ou seja, sempre há um momento em que o aluno é posto à prova quanto à sua, _______________sua ________________, sua _______________de interpretar um enunciado, de buscar soluções, de procurar novos caminhos e avaliar a eficácia de alguns deles, ou seja, de conviver com as dificuldades relativas e necessárias para alcançar o estágio definitivo: o_______________.
 
· Inteligência, dificuldade, comum, escolar, memória, capacidade, transtorno.
· Escolar, dificuldade, comum, memória, inteligência, capacidade, sucesso.
Os antecedentes raras vezes se apresentam em sua totalidade na história de um disléxico, entretanto, basta a presença de um ou mais para levar à suspeita de uma possível disfunção neurológica. Marque a alternativa que descreve esses antecedentes.
 
·  a criança é capaz de ler com a mesma facilidade com a qual leem seus iguais, apesar de possuir pouca inteligência não ter saúde e órgão sensoriais intactos liberdade emocional, motivação e incentivos normais, bem como instrução adequada.
     Diante das inúmeras teorias que surgiram na busca de explicar o que “provocava” a dificuldade de leitura, Marque a alternativa ERRADA?
 
·       Dr. Morgan não via as competências de linguagem das crianças (ler, escrever, falar, ouvir) de forma independente, o que é muito importante. Centrava-se na natureza unitária do sistema de linguagem e frisava que um atraso na aquisição de competências de leitura poderia denotar um atraso no desenvolvimento de todo sistema dedicado á linguagem (Orton, 1937; Richardson, 1989). (HENNIGH, 2003, p.15-16).
A Dislexia é um Transtorno da Aprendizagem relacionado com a leitura e a escrita, na qual os alunos possuem dificuldades fonológicas quanto ao processamento das informações e na decodificação de algumas palavras, consequentemente os alunos possuem dificuldades na interpretação de textos. O termo Dislexia foi utilizado pela primeira vez em 1872, porém por muito tempo foi conhecido como “cegueira verbal”. Em 1917 qual definição foi apresentada NÃO está de acordo?
 
 
·       Cegueira Verbal Congénita (1917), a ideia de que a dificuldade em leitura poderia ser resultado do subdesenvolvimento da circunvolução angular (HENNIGH, 2003). Hennigh (2003) embasada em Hinshelwood (1917) e Richardson (1989) relata que o trabalho desenvolvido pelo neurologista J. Hinshelwood.

Continue navegando