Buscar

Curso - DISLEXIA E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: DISLEXIA E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA
Acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio-ambiente no comportamento. Valoriza o acumulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações e o educador um controlador da aprendizagem. O texto acima refere-se a:  
· Skinne.
· Bruner.
O cérebro possui estruturas emocionais e esta circunstância afeta diretamente qualquer processo de .........................  
· Ensino-aprendizagem.
· Nenhuma das alternativas.
Domínio da linguagem; Animismo, finalismo e antropocentrismo/egocentrismo, isto é, os objetos são percebidos como tendo intenções de afetar a vida da criança e dos outros seres humanos; Brincadeiras individualizadas, limitação em se colocar no lugar dos outros; Possibilidade da moral da obediência, isto é, que o certo e o errado são aquilo que dizem os adultos; Coordenação motora fina. As caracterizas acima são do período:  
· Período Pré-Operatório.
Relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento intelectual e o educador incentivador da aprendizagem. O texto acima refere-se a:  
· Bruner.
Analise as afirmações a seguir: I. A Neuroeducação integra de forma interdisciplinar a psicologia, a neurociência e a pedagogia. II. A Neuroeducação nos traz uma abordagem diferenciada do que é aprendizagem. Anteriormente, em uma visão mais tradicional se diria que “aprender é a aquisição de novos conhecimentos”. A mesma Neuroeducação nos mostra agora que “aprender é modificar comportamentos”.  
· I e II são verdadeiras.
............................. Aprendizagem da coordenação motora elementar; Aquisição da linguagem até a construção de frases simples; Desenvolvimento da percepção; Noção de permanência do objeto; Preferências afetivas; Início da compreensão de regras. As caracterizas acima são do período:    
· Período Sensório-Motor.
Analise as afirmações a seguir: I. Quando o contexto educacional manifesta o tédioe a apatia do aluno, isso indica que o docente não conseguiu despertar a curiosidade de seus educandos. Em outras palavras, o cérebro do aluno não foi estimulado corretamente. II. Os diferentes mecanismos cerebrais têm três dimensões gerais: o sistema cognitivo, o sistema emocional e o sistema instintivo. Isto significa que o aluno quer realmente aprenderquando os três sistemas são incentivados pelo professor de maneira adequada.  
· I e II são verdadeiras.
Por teorias de aprendizagem pode-se observar três modalidades gerais, estas modalidades são:    
· Cognitiva, afetiva e psicossocial.
· Cognitiva, afetiva e psicomotora.
Análise as afirmações a seguir: I. A história da aprendizagem como atividade humana remonta à própria origem de nossa espécie. Desde a antiguidade, filósofos e pensadores preocuparam-se com os fatos da aprendizagem do tipo verbal ou ideativo. II. Daí a razão por que as primeiras teorias se confundiram com as explicações dos processos lógicos e com as teorias do conhecimento. III. A noção de aprender se confundia com a ação de captar ideias, fixar seus nomes, retê-los e evocá-los.  
· I, II, III.
Abstração matemática (x, raiz quadrada, infinito); Formação de conceitos abstratos (liberdade, justiça); Criatividade para trabalhar com hipóteses impossíveis ou irreais; Reflexão existencial; Crítica dos valores morais e sociais; Moral própria baseada na moral do grupo de amigos; Experiência de coisas novas, estimuladas pelo grupo de amigos; Desenvolvimento da sexualidade. As caracterizas acima são do período:    
· Período das Operações Formais.

Continue navegando