Buscar

AV1-DIREITO PENAL-CRIMES EM ESPECIE-COLABORAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLABORAR-AV1-DIREITO PENAL-CRIMES EM ESPECIE
1)Texto I 
O Código penal, em seu artigo 121, tipifica o Homicídio e traz em seu bojo a figura do homicídio privilegiado que importa em diminuição da pena. Nas palavras de Cesar Roberto Bitencourt: "As circunstâncias especialíssimas elencadas no § 1º do art. 121 minoram a sanção aplicável ao homicídio, tornando-o um crimen exceptum. Contudo, não se trata de elementares típicas, mas de causas de diminuição de pena, também conhecidas como minorantes, que não interferem na estrutura da descrição típica, permanecendo esta inalterada(...). A Exposição de Motivos afirma que se cuida de “homicídio com pena especialmente atenuada”, que a doutrina encarregou-se chamar de homicídio privilegiado". 
Fonte: Bitencourt, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte especial: crimes contra a pessoa – arts. 121 a 154-B. 22. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. Capítulo 2. Item 11 (Homicídio Privilegiado). 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da Coluna A com a Coluna B.
Coluna A 
I. Homicídio praticado em razão de injusta provocação da vítima. 
II. Homicídio que supõe o consentimento direto ou indireto da vítima. 
III. Homicídio praticado em virtude de relevante valor moral.
IV. Homicídio praticado em virtude de relevante valor social.
Coluna B 
1. Dá -se nos casos em que a motivação do delito se refere a interesses pessoais do agente. 
2. Traição à pátria. 
3. A reação deve ser imediata e passageira. 
4. Eutanásia ativa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
b)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
c)I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
d)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.Alternativa assinalada
e)I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
2)Texto I 
O artigo 128, inciso II do Código Penal prevê que não se pune o aborto praticado por médico se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. Há muito já se firmou o entendimento de que o termo "estupro" deve receber interpretação expansiva, para abranger todos os crimes contra a dignidade sexual.
Também conhecido por aborto sentimental, aborto ético ou aborto humanitário, a hipótese prevista no inciso II do artigo 128, decorre da lógica de que não se pode obrigar que uma vítima de um crime contra sua dignidade sexual conviva com o fruto desse crime.
O crime de estupro é um dos mais repugnantes previstos no ordenamento jurídico, violando não apenas o corpo físico da vítima, mas também sua dignidade. A vítima do crime de estupro que acaba por engravidar, além de guardar em sua memória a grave violação que sofreu, teria que suportar o fardo de carregar em seu ventre o fruto dessa violência.
Fonte: Conjur. Crime de estupro x abortamento legal
Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2022-jul-01/questao-genero-crime-estupro-abortamento-legal>. Acesso em out. 2022.
Texto II 
Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico:
Aborto necessário
I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
Aborto no caso de gravidez resultante de estupro
II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
Fonte: Decreto lei 2848/1940 (Código Penal). Acesso em out. 2022.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Na visão da doutrina jurídica, o aborto necessário, previsto no inciso I, artigo 128, do decreto lei 2848/1940, é considerado estado de necessidade, quando não há outro meio de salvar a vida da gestante.
II. Os requisitos do aborto necessário, quais sejam o iminente perigo de vida e a inexistência de outro meio para salvá-la devem ser simultâneos. 
III. A ação penal no delito de aborto necessário ou resultante de gravidez decorrente de estupro é pública condicionada à representação. 
IV. Para realização do aborto no caso de gravidez resultante de estupro e prescindível a sentença condenatória contra o autor do crime sexual. 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e III, apenas.
b)II e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, II e IV, apenas.Alternativa assinalada
e)I, II, III e IV.
3)Texto I 
Mário estava dirigindo o seu veículo quando avistou Renato, ex-namorado de sua esposa, por quem ainda nutria sentimentos de rivalidade. Pretendendo assustar o ex-namorado de sua esposa, Mário passa com o carro muito próximo de Renato, quase encostando o retrovisor nele. O susto de Renato foi grande, pois, por muito pouco, não foi atropelado.
Fonte: Saraiva Educação.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Mário não poderá responder por crime algum, tendo em vista que não atingiu nem tinha a intenção de atingir Renato, configurando-se como uma hipótese de atipicidade material. 
II. Mário poderá responder por crime de perigo para a vida ou a saúde de outrem, previsto no artigo 132 do Código Penal, tendo em vista que expôs Renato a uma situação de perigo concreto 
III. Se o Ministério Público entender que Mário cometeu o crime de perigo para a vida ou a saúde de outrem, não precisará comprovar que uma pessoa certa e determinada foi exposta a risco concreto, pois tal delito é considerado como crime de perigo abstrato. 
IV. Se o Ministério Público entender que Mário cometeu o crime de perigo para a vida ou a saúde de outrem, deverá comprovar que uma pessoa certa e determinada foi exposta a risco concreto, pois tal delito é considerado como crime de perigo concreto. 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e III, apenas.
b)II e IV, apenas.Alternativa assinalada
c)I, II e III, apenas.
d)I, II e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
4)Texto I 
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei do Senado que cria o crime de induzir pessoas à automutilação (PL 8833/17). A matéria retorna ao Senado para nova votação. (...) De acordo com a deputada Caroline de Toni, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, de 2010 a 2016, houve um aumento de 7% nos casos de mortes autoprovocadas no País, atingindo uma taxa de 6,1 suicídios a cada 100 mil habitantes. “Além disso, estima-se que, por hora, uma pessoa cometa suicídio, período em que outras três tentam sem sucesso”, afirmou.
Segundo a deputada, a penalização do crime de induzir à automutilação pretende reprimir os chamados desafios mortais, que atingem crianças, adolescentes e jovens adultos, tais como o jogo da baleia azul, o jogo do sal e gelo, o jogo da asfixia e o desafio da Momo, entre outros.
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/606247-CAMARA-APROVA-PUNICAO-PARA-QUEM-INDUZIR-PESSOAS-A-AUTOMUTILACAO>. Acesso em set. 2022
Marque a alternativa que aponte corretamente a definição de “induzir” prevista no artigo 122 do Decreto-Lei de nº. 2848 de 1940 (Código Penal):
Alternativas:
a)Implantar na mente do indivíduo ideia que não existia.Alternativa assinalada
b)Fornecer materiais para facilitar o cometimento do suicídio.
c)Incentivar a prática da mutilação.
d)Fomentar planos que já vinham sendo elaborados pela vítima.
e)Encorajar o sujeito a acabar com a própria vida.
5) Texto I 
Maria levou uma pedrada na cabeça após um ataque de ciúmes de seu namorado, que arremessou dolosamente uma pedra contra ela após não conseguir acessar o celular de Maria, por ela ter trocado a senha. Após ser conduzida ao hospital, Maria foi prontamente liberada, porém o médico comentou que se a pedrada tivesse sido poucos centímetros à esquerda, ela poderia ter morrido. A pedrada deixou um hematoma em sua testa e fez com que Maria precisasse deixar de trabalhar por 40 dias para se recuperar do trauma.
Com base nessas informações, podemos concluir que o namorado de Maria poderá responder pelo crime de lesão corporal grave porque
Alternativas:
a) a pedrada provocou a incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias, considerandoa necessidade de Maria ficar em casa por 40 dias para se recuperar do trauma.Alternativa assinalada
b) a pedrada provocou perigo de vida, considerando a análise médica que concluiu pela possibilidade de Maria ter morrido se a pedra a atingisse poucos centímetros à esquerda.
c)a pedrada ocorreu por motivo fútil, tendo em vista que Maria foi atacada em virtude de uma crise de ciúmes de seu namorado, configurando-se como um motivo insignificante.
d) a pedrada resultou em deformidade permanente, considerando que a pedra ao atingir a testa de Maria, provocou um hematoma em seu rosto.
e)a pedrada ocorreu em uma situação de violência doméstica, tendo em vista que Maria foi atacada pelo namorado com quem convivia.

Outros materiais