Buscar

PROVA N3 FILOSOFIA - cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Filosofia (FIL16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637873) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18709470
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os pressupostos filosóficos da educação são os fundamentos que orientam os caminhos pelos quais o currículo educacional deve se desenvolver e trilhar. Nesse sentido, não há como pensar a educação sem compreender estes fundamentos, ou seja, compreender qual é o seu propósito na formação dos indivíduos. Sobre os pressupostos filosóficos da educação, descreva do que se trata a epistemologia, antropologia filosófica e axiologia.
	Resposta Esperada:
A epistemologia trata acerca da teoria do conhecimento, ou seja, visa compreender sua origem, sua estrutura, seus métodos, bem como a validade do conhecimento. 
A antropologia filosófica trata compreender o ser humano em suas múltiplas dimensões, cultural, religiosa, social, entre outras. 
A axiologia trata acerca dos valores humanos, valores que ocupam um lugar de importância no âmbito de uma determinada sociedade e a maneira como estes valores podem contribuir para a formação humana.
	2.
	O racionalismo e o empirismo foram duas correntes filosóficas expressivas que dominaram o debate epistemológico por um longo tempo. O que os filósofos dessas correntes buscavam era determinar uma fonte do conhecimento que fosse confiável e estabelecer os princípios epistemológicos para chegar ao um conhecimento verdadeiro e universal. Disserte sobre duas diferenças principais entre o racionalismo e o empirismo.
	Resposta Esperada:
*No racionalismo, a razão é a fonte do conhecimento, enquanto que no empirismo a fonte do conhecimento são os sentidos. 
*Para os racionalistas as experiências externas podem ser prejudiciais para o verdadeiro conhecimento. Por outro lado, os empiristas afirmam que sem a experiência sensorial o conhecimento é impossível.
Parte inferior do formulário

Continue navegando