Buscar

Avaliação Final - PROCESSO DE SOFTWARE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) – Individual
Processo de Software (ADS28)
1 – O processo de software é definido por ser uma metodologia no desenvolvimento de um sistema, produto ou serviço. No entanto, não existe uma definição específica para os processos, métodos e códigos, mas exige muita flexibilidade, seja para sua modelagem, desenvolvimento ou implementação. Para o desenvolvimento de um software, existem vários fatores complexos, pessoas envolvidas, objetivos a serem alcançados, prazos a serem cumpridos, qualidade do software, por ser um produto que não pode ser medido, pois no decorrer do processo podem ocorrer várias mudanças em seu projeto. Neste sentido, disserte sobre cada uma das três principais categorias de requisitos de processos de software: requisito de prescrição, requisitos de interação e requisitos de flexibilidade.
Minha resposta: 
Requisito de Prescrição: Tem como requisitos o Fluxo de controle, Automação de processos, Gerencia de Objetos, Registro da História do Processo, Coleta de métricas, Iteração, Restrições e Alocação de recursos. Estes requisitos servem para garantir que os passos descritos e as ações sejam cumpridas conforme prescritos.
Requisitos de Interação: São aqueles que dizem como um sistema de software interage com os usuários, baseado na visão de gerentes e desenvolvedores. Os desenvolvedores devem ser orientados sobre suas tarefas e resultados que devem apresentar, definir como o desenvolvedor irá visualizar o processo, mostrando as tarefas, documentas, ferramentas que irão ser utilizadas. Deve-se ter um feedback durante o processo, fornecer visualização dos estados do processo e mecanismos de UNDO, Flexibilizar a interação do processo para que seja adaptada durante a execução. Permitir comunicação informal, definir mecanismos para discussão sobre horários e prazos de grupos, permitir que os desenvolvedores monitorem o processo e os produtos durante o andamento. Controlar os acessos, identificado usuários e seus direitos de acesso. Múltiplos níveis de compartilhamento de objetos. Registro do histórico de objetos e mecanismos de UNDO e REDO para controle de versões, permitindo ajustar alterações caso necessário.
Requisitos de Flexibilidade: Permite a interação com os usuários durante todas as fases do projeto, a mudança dinâmica durante as etapas mantendo a organização conforme está sendo desenvolvido. Deve executar processos incompletos, permitir mudanças durante a execução, definição sobre pessoas e recursos podem ser definidas durante o processo, escolher caminhos alternativos quando necessárias decisões previstas ou não, para a continuação do projeto, também deve se adaptar ao usuário para que se torne mais acessível ao diversos níveis de desenvolvedores e deve-se ter um registro completo de todos eventos ocorridos durante todas as fases para que o próprio mecanismo seja capaz de gerenciar e tratar as informações e fazer alterações durante a execução do processo.
Resposta Esperada:
Os requisitos de prescrição servem para garantir que o processo seja realizado conforme planejado, tendo como requisitos o fluxo de controle, registro de história do processo, automação do processo, gerência de objetivos, coleta de métricas, iteração, restrições e alocação de recursos. 
Os requisitos da interação estão voltados para o envolvimento dos usuários sobre fatores do ambiente e do processo que está sendo executado, tendo como requisitos orientação dos desenvolvedores nas suas tarefas, fornecer visualização adequada das tarefas do processo, obter feedback do andamento do processo, fornecer visualização dos estados do processo (atual e anterior) e mecanismos de undo, flexibilizar a interação, permitir comunicação informal, permitir gerência de reuniões e horários, permitir monitoração de produtos e processos, controlar o acesso aos objetos, múltiplos níveis de objetos e registro do histórico dos objetos e mecanismos de undo e redo.
Os requisitos de flexibilidade permitem enfatizar questões como a interação com o usuário final em todas as etapas do projeto, as mudanças em todas as etapas e auto-organização da equipe em conformidade com o desenvolvido. Tendo como requisitos modificação dinâmica durante a execução, execução de processos incompletos, instanciação do processo durante a execução, escolha entre caminhos alternativos e adaptação ao usuário.
2 - O Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) tem o objetivo de mostrar a relação entre os dados, expressando de forma global a estrutura de um banco de dados (BD), descrevendo toda estrutura lógica do BD através das notações de entidade, relacionamento, cardinalidade e atributos, identificando a partir de um conceito do mundo real como os dados serão armazenados de fato. Neste sentido, disserte sobre a notação do tipo cardinalidade do Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER).
Minha resposta: A Cardinalidade no DER é uma medida que representa o relacionamento entre duas entidades, ou seja, quantas vezes uma entidade está associada a outra entidade. A Cardinalidade é representada por grau mínimo e grau máximo.
No Grau mínimo é o número mínimo de vezes que alguma entidade está associada a outra, indicando assim se o relacionamento é obrigatório ou não. Quando relacionamento é obrigatório a cardinalidade mínima é 1. Quando não é obrigatório, esta cardinalidade é 0. 
No Grau máximo indica qual o tipo do relacionamento. Ele pode ser representado de duas formas. Quando a Cardinalidade máxima é 1, indica que a ocorrência de uma entidade se relaciona no máximo com uma ocorrência da outra entidade. Quando a Carnalidade máxima é N, indica que uma ocorrência pode se relacionar com diversas ocorrências da outra entidade. 
Cardinalidade pode ser avaliada em ambos os lados de um relacionamento. Por exemplo TRABALHADOR-EMPRESA, onde há cardinalidade mínima e máxima em ambos os relacionamentos. O “EMPREGADO” trabalha para a “EMPRESA”, e “EMPRESA” emprega “TRABALHADOR”. Onde o empregado trabalha para no mínimo uma empresa, e a empresa emprega ninguém ou muitos trabalhadores.
Resposta Esperada: 
A cardinalidade é um número que expressa o comportamento (número de ocorrências) de determinada entidade associada a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento. Existem dois tipos de cardinalidade: mínima e máxima. 
A cardinalidade máxima expressa o número máximo de ocorrências de determinada entidade, associada a uma ocorrência da entidade em questão, através do relacionamento. 
A cardinalidade mínima expressa o número mínimo de ocorrências de determinada entidade associada a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento. Usaremos a seguinte convenção para expressar a cardinalidade: Número (Mínimo, Máximo).
Exemplo: no relacionamento Aluno-Curso, existe uma cardinalidade mínima e máxima para a relação entre aluno e curso (aluno faz curso) e outra cardinalidade mínima e máxima para a relação entre curso e aluno (curso é cursado pelo aluno). Neste exemplo, um aluno faz no mínimo um e no máximo um curso, e um curso é cursado por no mínimo zero e no máximo muitos alunos.

Continue navegando