Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema genital feminino é composto por órgãos internos e externos, sendo eles:
· Órgãos internos: Ovários, tubas uterinas, útero e vagina. Os órgãos internos estão localizados na pelve menor.
· Órgãos externos: Monte púbico, pequenos lábios, grandes lábios, clitóris, bulbo do vestíbulo da vagina e glândulas vestibulares maiores e menores. 
É aberto através do Óstio abdominal da tuba uterina (pois os ovócitos secundários passam por lá) o que favorece infecções do trato genital feminino. Qualquer infecção do trato genital feminino tem propensão a infectar também o peritônio devido a essa abertura = peritonite.
As mulheres também são propensas ao desenvolvimento de infecções urinárias em função do tamanho menor da uretra feminina.
· Ovários: Gônadas femininas. Responsáveis pela produção dos gametas femininos e hormônios Estrogênio e Progesterona. Todo mês, os ovários alternadamente liberam ovócitos secundários. Quando os ovócitos secundários se encontram com os espermatozoides, forma-se o óvulo. O ovário controla os primeiros meses de gestação.
Os ovários são sustentados por ligamentos, dobras, que partem do peritônio: 
· Ligamento suspensor do ovário (onde passam artérias, veias, vasos linfáticos e nervos), 
· Mesovário 
· Mesossalpinge. (liga tubas uterinas ao útero) 
· Ligamento útero-ovárico (liga o útero aos ovários).
Esse revestimento externo por dobras de peritônio asseguram o ovário na posição anatômica: Póstero-lateral ao útero.
O mesovário e a mesossalpinge juntos formam o ligamento largo do útero.
Obs: Síndrome do ovário policístico: Os cistos atrapalharam a liberação dos ovócitos secundários, podendo causar infertilidade, dor e irregularidade hormonal. Os ovócitos são produzidos, mas só o ovário não policístico que funciona direito. Possível causa: resistência à insulina.
· Tubas Uterinas: Conduz o ovócito secundário captado na cavidade peritonial ao útero. Se estende do óstio uterino (junção útero-tubária) até a parede lateral da pelve. São divididas em 4 porções: 
· Infundíbulo: Porção mais lateral, distal ao útero, afunilada, com fímbrias que captam ovócitos. As Fímbrias ovárias são as primeiras a captar o ovócito secundário da cavidade peritoneal para conduzir ao útero.
· Ampola: Maior porção. Onde ocorre a fertilização.
· Istmo: Entre o óstio uterino e a ampola. Separa o corpo do colo do útero (parte mais estreita)
· Porção uterina: Porção intramural (entra no útero) antes do istmo.
Obs: Gravidez ectópica: Não ocorre no útero. O óvulo se fixa na tuba uterina, no próprio ovário, na cavidade abdominal ou no colo do útero. Acúmulo de pus na tuba uterina fecha a passagem e faz com que o óvulo cole na parede da ampola. Se não for diagnosticado até 8 semanas pode romper e dar hemorragia, levando a morte. Quando descobre tem que retirar. O embrião pode se desenvolver normalmente na ampola mas seu lugar melhor é o endométrio do útero.
Obs: Laqueadura feminina: Esterilização feminina. Pode ocorrer por cauterização, fio de sutura e anéis de plástico. O único método reversível são os anéis de plástico. A laqueadura da tuba uterina é na ampola e tem que ser bilateral!
· Útero: Órgão muscular oco piriforme invertido. Realiza a nidação (fixação do embrião na parede do endométrio). Muda seu formato conforme as fases da vida.
Possui duas porções: corpo do útero e colo do útero. 
O corpo do útero tem proporção de 2 para 1. Superiormente, há uma porção dilatada denominada fundo do útero. O corpo e o colo do útero são separados pelo ístmo. 
O colo do útero são divididos em duas porções: supravaginal (localizada entre o ístmo e a vagina) e vaginal (adentra na vagina). 
O colo do útero abriga projeções denominadas cérvix (ou fórnice): anterior da vagina e posterior da vagina. Fundo uterino - acima do óstio uterino.
Posições anatômicas normais do útero (não-gravídicas):
· Antiflexão: Corpo do útero flexionado em relação ao colo.
· Antiversão: Útero flexionado antero-superiormente em relação ao eixo da vagina. 
O útero se apoia sobre a bexiga urinária e o colo do reto. O enchimento da bexiga urinária desloca o útero. No exame de útero, o útero está retrovertido e retrofletido devido ao aumento do volume da bexiga.
Útero bicorno: divisão - defeito embrionário 
Canal do parto natural: cavidade uterina + cavidade da vagina 
Obs: Dependendo do tamanho do pênis, a mulher pode sentir dor durante o ato sexual porque a penetração bate diretamente no colo do útero (músculo) - Isso favorece o desenvolvimento do câncer de colo do útero.
Obs: Engravidar enquanto amamenta pode gerar aborto espontâneo (oxitocina gera contração uterina e ejeção do leite)
O útero possui 3 camadas: 
· endométrio (camada mais interna, permite a nidação e descama na menstruação)
· miométrio (intermediário, importante na expulsão do bebê no momento do parto e do líquido menstrual – músculo liso que faz contração uterina e provoca cólica)
· Perimétrio (camada serosa externa).
Obs: Endometriose: O endométrio cresce fora da cavidade uterina (sai pelo óstio da tuba uterina e se fixa nos órgãos próximos). Pode se fixar na tuba uterina, no ovário. Provoca dismenorreia (alteração no fluxo menstrual), dispareunia (dor durante o ato sexual), sangramento intestinal e urinário durante a menstruação e infertilidade (comprime o canal). A cada mês o endométrio cresce (pico de estrogênio) e pressiona os órgãos. Quando menstrua o endométrio descama.
· Escavação vesico-uterina do peritônio (bexiga-útero)
· Escavação reto-uterina do peritônio (reto-útero)
Obs: Papanicolau: Raspagem do colo do útero. A amostra é fixada em uma lâmina e será analisada em laboratório.
· Vagina: Tubo muscular de até 9 cm que se estende do colo do útero até o óstio da vagina. Serve para a passagem do bebê, saída do líquido menstrual e entrada do pênis. A parede do canal vaginal é colabada e só abre quando passa alguma coisa e se desemboca no vestíbulo. Conforme o bebê cresce vai empurrando a parede.
Quando o colo do útero se projeta na vagina, emite duas projeções: cérvix anterior da vagina e cérvix posterior da vagina. (ou fórnice = dilatação da porção final da vagina e encontro com o colo do útero)
No vestíbulo da vagina, é encontrado o óstio externo da uretra, óstio da vagina e ductos das glândulas vestibulares.
· Órgãos externos:
· Monte púbico (anterior a sínfise púbica, tecido adiposo)
Lábios maiores do pudendo ou grandes lábios (pregas cutâneas. Protegem indiretamente estruturas mediais a ele Clitóris, o óstio externo da uretra e óstio da vagina). Os grandes lábios se estendem do monte púbico até o ânus - porção medial sem pelo.
· Lábios menores do pudendo ou pequenos lábios 
Clitóris (Pênis atrofiado. O prepúcio do clitóris é formado pela camada lateral dos pequenos lábios).
Freno do clitóris = encontro medial das laminas mediais dos pequenos lábios
Prepúcio + freno = clitóris
· Bulbo do vestíbulo (ao redor do óstio da vagina internamente aos pequenos lábios - equivale ao bulbo esponjoso do homem)
· Glândulas vestibulares maiores e menores (lubrifica a vagina no ato sexual) Os ductos se abrem lateralmente aos lábios pequenos
Obs: Ideal intervalo gestacional: 2 anos para recompor o útero, vagina, mamas, músculos.
Obs: Caminho do espermatozoide até a fertilização: testículo, epidídimo, ducto deferente, ducto ejaculatório, uretra toda (até esponjosa), óstio externo da uretra, vagina, canal vaginal, colo do útero, cavidade uterina, ístmo e ampola.

Mais conteúdos dessa disciplina