Buscar

A1 Atletismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como você poderia estabelecer relações entre as atividades realizadas por nossos antepassados e o atletismo atual?
Podemos dizer que o atletismo atual é a evolução das atividades feitas pelos nossos ancestrais em forma de competição. Também é chamado de esporte-base, pois sua prática corresponde à movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar. 
O Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), com provas combinadas (decatlo e heptatlo que reúnem provas de pista e de campo), corridas em campo (Cross country), corridas em montanha, marcha atlética e o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona).
Essas modalidades presentes no atletismo atual têm relação com as técnicas que o homem antigo utilizava, pois essas atividades ajudavam na luta pela sobrevivência como as corridas (rasas, com barreiras e com obstáculos), os saltos (a distância, em altura, com vara), os arremessos e lançamentos (de peso, disco, dardo e martelo) que serviam tanto na fuga de predadores como na busca por alimentos.
Hoje em dia essas atividades não são tão necessárias como antes, mas as habilidades não foram deixadas de lado e, com o passar do tempo, foram sendo aprimoradas, garantindo sua história.

Outros materiais