Buscar

Tema 4 conservação

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Tema 4: Conservação
1. Qual das opções abaixo não é um dos pressupostos da biologia da conservação?
Toda espécie tem o direito de existir.
As espécies não são interdependentes e a perda de uma espécie não afeta outras. Resposta correta
A sociedade tem responsabilidade de proteger a Terra.
A natureza tem um valor estético e espiritual. 
A diversidade biológica é necessária para determinar a origem da vida.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
As espécies dependem umas das outras e a extinção de uma espécie pode levar a uma série de extinções em cascata.
Parte superior do formulário
2. A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM, do original em inglês MA) reconhece cinco principais ameaças globais à biodiversidade. Todas elas com papel determinante na atual taxa de extinção de espécies, mas com importância relativa nos vários biomas é distinta. Considerando as expectativas para os sistemas florestais brasileiros, qual é a principal ameaça à biodiversidade para o país?
Mudanças climáticas.
Perda de habitat. Resposta correta
Sobre-exploração de espécies.
Espécies invasoras.
e) Poluição.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
O desmatamento é a principal causa de perda de biodiversidade no país, o que está de acordo com as estimativas apresentadas pela Avaliação Ecossistêmica do Milênio para as florestas tropicais.
Parte superior do formulário
1. Alguns organismos caracterizam-se pela territorialidade, ou seja, a defesa de uma determinada área contra a ocupação de indivíduos dela ou de outras espécies. A grande maioria dos felinos, por exemplo, apresenta o comportamento territorialista. Como consequência, podemos esperar que populações destes organismos apresentem que tipo de distribuição na natureza:
Aleatória 
Fixa
Uniforme Resposta correta
Agregada
Indeterminada
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
O comportamento territorialista é uma das principais explicações para a distribuição uniforme na natureza.
Parte superior do formulário
2. O primeiro Plano de Ação Nacional (PAN) foi publicado em 2004 e se refere ao mutum-do-sudeste, Crax blumenbachii, ave endêmica da Mata Atlântica, que perdeu quase a totalidade de sua distribuição original, devido ao desmatamento e à caça, sendo quase extinta da natureza. 
O sumário executivo do PAN, que traz as informações-chave para sua implementação resume um conjunto de 36 ações, divididas em dois objetivos específicos: 1 - Promover a proteção de C. blumenbachii e de seu hábitat e 2 - Aumentar o conhecimento científico de C. blumenbachii. 
Entre as ações, destacam-se (I) o e estabelecimento de um protocolo de reintrodução de C. blumenbachii; (II) ampliar ou criar áreas protegidas na região de ocorrência atual de C. blumenbachii e que venham a receber projetos de reintrodução e (III) articular a captação de recursos para implementação do PAN mutum-do-Sudeste, incluindo o monitoramento a longo prazo. 
De acordo com o documento, quase metade de todas as ações ainda não haviam sido concluídas ou implementadas. O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, publicado em 2018, aponta que Crax blumenbachii ainda apresenta risco extremamente alto de extinção na natureza.
Sobre os PAN, é correto afirmar: 
São ações propostas por empresas, a partir de medidas compensatórias.
Só são finalizados quando todas as ações previstas são implementadas.
Buscam identificar e orientar as ações prioritárias para combater as ameaças às populações de espécies e os ambientes naturais. Resposta correta
Não incluem estimativas de custo de implementação.
No caso do mutum-do-sudeste, foi responsável por retirar a espécie da lista de espécies ameaçadas.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
Os PAN têm a função de identificar e orientar ações prioritárias para combater as ameaças às populações de espécies e os ambientes naturais.
Parte superior do formulário
1. As aves migratórias carecem de esforços conjuntos para a conservação de suas espécies. Parte do ano elas ocupam determinados sítios e, em seguida, partem para outros lugares para se reproduzirem. O trinta-réis-ártico (Sterna paradisuea) percorre até 20.000 km sem encontrar um lugar adequado para se reproduzir. Isso traz consequências drásticas para as populações. 
A fim de garantir a conservação deste grupo, foram estabelecidas medidas de proteção específicas. Que instrumento surge para atender, prioritariamente, a conservação deste grupo de organismos?.
SNUC.
Lei de Proteção à Vegetação Nativa.
Áreas de Proteção Permanente.
Zona de Amortecimento.
Convenção de Ramsar. Resposta correta
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "E" está correta.
Apesar de hoje cumprir aspectos relacionados de forma mais geral, a conservação de áreas úmidas, inicialmente a Convenção de Ramsar, teve foco na conservação de aves migratórias.
Parte superior do formulário
2. De acordo com o Decreto nº 97.632/1989, o objetivo da recuperação ambiental é “o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano prestabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente”. 
Este processo pode ocorrer de diversas formas, inclusive atribuindo um novo uso à área degradada ou de forma natural, por meio de diversos processos ecológicos de colonização e estabelecimento de espécies, como predito pela sucessão ecológica. A regeneração natural tem sido apontada como uma forma de potencializar os esforços da recuperação, com medidas de proteção menos custosas. No gráfico abaixo, qual processo melhor define a regeneração natural? 
I
II Resposta correta
III
IV
II e IV
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
A regeneração natural refere-se ao processo de restauração natural, onde o ambiente retoma as condições pré-distúrbio a partir de processos ecológicos naturais.
Parte superior do formulário
1. (ENADE 2017) Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Nessa agenda, representada na figura a seguir, são previstas ações em diversas áreas para o estabelecimento de parcerias, grupos e redes que favoreçam o cumprimento desses objetivos. 
Considerando que os ODS devem ser implementados por meio de ações que integrem economia, sociedade e a biosfera, avalie as afirmações a seguir: 
I. O capital humano deve ser capacitado para atender às demandas por pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
II. A padronização cultural dinamiza a difusão do conhecimento científico e tecnológico entre as nações para a promoção do desenvolvimento sustentável.
III. Os países devem incentivar políticas de desenvolvimento do empreendedorismo e de atividades produtivas com geração de empregos que garantam a dignidade da pessoa humana.
É correto o que se afirma em:
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas. Resposta correta
I, II e III. 
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "D" está correta.
A afirmativa II menospreza o papel da diversidade cultural como componente-chave do processo de desenvolvimento sustentável.
Parte superior do formulário
2. A figura a seguir organiza os ODS em camadas distintas, reconhecendo os diferentes papéis dos mesmos. Este modelo, também conhecido como “bolo de noiva”, estabelece que a manutenção dos ODS relacionados à biosfera são a base para todas as transformações que se espera dos demais ODS. Qual dos conceitos, abaixo, refere-se ao fluxo de benefícios da natureza para as pessoas? 
Área protegida.
Capacidade suporte.
Serviços ecossistêmicos. Resposta correta
SNUC.
SISNAMA.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
O termo serviços ecossistêmico está centrado em estabelecero fluxo de benefícios entre a natureza e as pessoas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais