Buscar

Atividade 3 Metodologia científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como foi aplicada a lei 11.343/2006?
O presente trabalho se refere à uma pesquisa realizada utilizando metodologias bibliográficas acerca da lei 11.343/2006 que define os crimes relacionados à prática do tráfico ilícito de drogas, prescrevendo medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Incluindo as penas aplicadas na Comarca X em um certo período e em quais princípios foram embasados estas punições. 
Esta Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad que é um conjunto de regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas. Sendo assim, quais penas foram aplicadas na Comarca X no período de 2007 e 2018? No artigo 28 são apontadas como: “advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento ao programa ou curso educativo.” Pois os usuários e dependentes precisam que o Estado auxilie através de mecanismos que permitam sua recuperação. Reforça Pagliuca e Cury (2016, p. 17): “O Sisnad tem duas finalidades: vinculada à prevenção, que se dirige à atenção e à reinserção social dos usuários e dependentes químicos; e outra ligada à produção e ao tráfico ilícito de drogas.”
Outra problematização de pesquisa é: Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações? Bem, o artigo 29 diz o que poderá ser utilizado como parâmetro é a reprovabilidade da conduta, a culpabilidade e o princípio da insignificância que a lesão deve ser aferida pela consideração de todo o contexto da ordem jurídica vigente. Assim no Capítulo I “Dos princípios e dos objetivos do sistema nacional de políticas públicas sobre as drogas” da lei de Políticas sobre Drogas, em seu art. 4º, dispõe sobre os princípios do Sisnad. Dentre os princípios jurídicos embasados tais condenações são:
I - o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto à sua autonomia e à sua liberdade; II - o respeito à diversidade e às especificidades populacionais existentes; III - a promoção dos valores éticos, culturais e de cidadania do povo brasileiro, reconhecendo-os como fatores de proteção para o uso indevido de drogas e outros comportamentos correlacionados; IV - a promoção de consensos nacionais, de ampla participação social, para o estabelecimento dos fundamentos e estratégias do Sisnad; V - a promoção da responsabilidade compartilhada entre Estado e Sociedade, reconhecendo a importância da participação social nas atividades do Sisnad; VI - o reconhecimento da intersetorialidade dos fatores correlacionados com o uso indevido de drogas, com a sua produção não autorizada e o seu tráfico ilícito; VII - a integração das estratégias nacionais e internacionais de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas e de repressão à sua produção não autorizada e ao seu tráfico ilícito; VIII - a articulação com os órgãos do Ministério Público e dos Poderes Legislativo e Judiciário visando à cooperação mútua nas atividades do Sisnad; IX - a adoção de abordagem multidisciplinar que reconheça a interdependência e a natureza complementar das atividades de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, repressão da produção não autorizada e do tráfico ilícito de drogas; X - a observância do equilíbrio entre as atividades de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas e de repressão à sua produção não autorizada e ao seu tráfico ilícito, visando a garantir a estabilidade e o bem-estar social; XI - a observância às orientações e normas emanadas do Conselho Nacional Antidrogas - Conad. BRASIL. [LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006]
Sendo assim concluo que ao optar por abrandar as penas e impor medidas de caráter educativo, tendo em vista os objetivos visados que seria o de reinserir o indivíduo em sociedade mostra a ele um segundo caminho mais seguro tanto para ele quanto ao próximo. Proporciona uma segunda chance de viver a vida com saúde, de forma digna e em sociedade, diminuindo assim a criminalidade e o índice de mortes por uso abusivo de drogas no País.
Bibliografia
· BRASIL. [LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006]. Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad. Brasília, DF: Presidência da República, [2006]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm Acesso em: 30 mai. 2023.
· BRASILIA. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. Tráfico ilícito de drogas. Por ACS — publicado há 4 anos. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/trafico-ilicito-de-drogas. Acesso em: 30 mai. 2023.
· PAGLIUCA, José Carlos; CURY, Matheus. Leis especiais comentadas: Lei de drogas. São Paulo: RIDEL, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/174291/pdf/. Acesso em: 30 mai. 2023.

Outros materiais