Buscar

O papel do professor na formação do sujeito

Prévia do material em texto

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOBRE O WORKSHOP: O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
Alexandra F. de Morais
Matricula: 04136142
BIOMEDICINA
Segundo Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Sob essa perspectiva, assim também é o papel do professor na formação do sujeito. Portanto quando citamos o nome escola o professor é a primeira coisa que pensamos, seja pelo processo de ensino e aprendizagem, seja pela formação escolar do aluno.
Em primeiro plano, é importante ressaltar que processo de ensino e aprendizagem dos presentes alunos é de suma importância, por isso, o professor tem que estimular seus alunos de varias formas, pois cada educando tem uma maneira diferente de aprender, estimular a mente, a socialização entre os alunos, entre outras coisas, isso fará muita diferença no processo e aprendizagem de cada uma dessas pessoas.
Em segundo plano, a formação escolar do aluno é fundamental, pois vivemos em uma sociedade que exige muito da capacidade das pessoas, dessa forma, a educação escolar e importante, pois assim o sujeito começa a ter limites, na qual a sociedade tanto impõe sobre ele, aprende a progredir, a querer ser alguém melhor, descobre que tudo tem regras a serem seguidas, e que se não seguidas às consequências na sua formação como cidadão lá na frente pode ser muito mais dolorida.
Portanto, é importante que o professor esteja disposto a proporcionar momentos, dinâmicos no âmbito escolar, pois assim, o ensino fica mais leve e prazeroso despertando o interesse dos alunos em serem sujeitos cada dia melhores éticos, participativo, colaborativos e lá na frente ótimos profissionais. Dessa forma, o problema possivelmente será minimizado.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.pensador.com/frase/MjM3OTU5/
https://educacaointegral.org.br/metodologias/papel-dos-professores-e-participacao-dos-estudantes-nas-escolas-de-educacao-integral/

Continue navegando