Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOTERAPIA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOTERAPIA I
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) foi fruto da luta feminista construída com o passar dos anos, após se conhecer mais sobre os problemas das mulheres, além das especificidades reprodutivas.
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) surgiu em:
Escolha uma:
a. 2004.
b. 2014.
c. 2000.
d.1984. 
e.1994.
Algumas políticas destinadas a dar respostas a um determinado tipo de problema com relação à saúde, ou responder questões que atingem um certo grupo populacional, podem trazer marcas da integralidade.
A população ____________ frequenta bem menos os serviços de Atenção Primária à Saúde, se a compararmos com a população ____________. Em 1984 surgiu o ____________ , proporcionando o atendimento integral à Saúde da Mulher e em 2009 surgiu a ____________, oferecendo aos homens um cuidado integral, facilitando o seu acesso e aperfeiçoando a atenção à singularidade de suas necessidades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Escolha uma:
a. masculina / feminina / PAISM / PNAISH. 
b. feminina / masculina / PAISM / PNAISH.
c. masculina / feminina / PNAISH / PAISM.
d. idosa / infantil / PNAISH / PAISM.
e. infantil / idosa / PAISM / PNAISH.
O diagnóstico da incontinência urinária de esforço (IUE) é imprescindível para uma boa evolução do tratamento. Todo paciente deve ser submetido a uma anamnese completa, e o exame físico é muito  importante para que se possa excluir algumas condições clínicas que podem interferir na avaliação diagnóstica da IUE e, nesse caso, existem alguns testes especiais que podem ser realizados.
LIMA, Carla Cristina Costa Monteiro de. Tópicos Especiais em Fisioterapia I. Unidade 2 – Seção 1. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da coluna A (descrição do teste) com a coluna B (nome do teste).
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. É realizado com a bexiga parcialmente cheia, o paciente é solicitado a tossir, ficar em pé, fazer força na barriga, ou outras atividades para determinar se as mesmas causam perda da urina e com que intensidade.
	1. Pad teste
	II. É conhecido como teste do absorvente e consiste em utilização pelo paciente de um forro, durante um determinado tempo (1h até 24 horas), o absorvente é pesado inicialmente em uma balança de precisão, e é solicitado para o paciente que faça alguns exercícios, como caminhar, subir escadas, sentar e levantar várias vezes. O absorvente é posteriormente pesado e é avaliado ganho de peso pela perda de urina (ganhos acima de 1g/h ou 15g/dia são considerados positivo para incontinência).  Este teste pode ser realizado tanto em mulheres quanto em homens.
	2. Q-tip teste
	III. Consiste na colocação de um cotonete lubrificado na uretra, próximo ao colo vesical, com a paciente em posição de litotomia. Alterações no eixo horizontal em repouso e com movimentação (angulação >20º-35º do cotonete pela manobra de Valsalva, falam a favor de defeito anatômico ou hipermobilidade uretral, levando-nos a pensar em IU de esforço, porém quando este teste é normal, diminui a probabilidade de IU de esforço. Este teste é realizado somente em mulheres.
	3. Teste de esforço
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma: a. I – 3; II – 1; III – 2.

Continue navegando