Buscar

Questões de História

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina 680760 – História do Brasil Império
1- Quando a Constituição de 1824 foi outorgada, a reação no então Norte do Império (depois a região viria a ser constituir como nordeste) foi intensa e provocou uma revolta que chegou a ameaçar a Integridade do Império. Na confederação do Equador, além da separação, é possível identificar como suas características:
Liberalismo político dada a sua característica federativa observada na união das diferentes províncias e reação ao centralismo do Império.
2- A Independência, vista como o rompimento entre Brasil e Portugal, foi marcada, entre outros aspectos, pelo liberalismo econômico e político. Sobre essa opção política, é correto afirmar que:
Para assegurar o trono do Brasil, Pedro l precisou negociar com as elites políticas locais, sendo a expressão desse acordo a necessidade de se convocar uma Assembleia Constituinte.
3- As revoltas na História do Brasil mobilizaram diversos setores sociais, desde as elites, passando por classes médias e chegando mesmo até aos escravos. 
Em 1835, ocorreu o movimento conhecido como Revolta dos Malês e sobre ele é correto afirmar que:
Eram escravos mulçumanos na nação de Salvador e a possibilidade de uma revolta dessa natureza era vista pelas elites com grande temor, em função da enorme crise provocado pela revolta do Haiti.
4- A Sabinada foi uma das revoltas regenciais que colocaram em xeque o projeto centralista do Rio de janeiro e nesse sentido:
Foi um movimento republicano que se colocou como uma alternativa a monarquia baseada no Rio de Janeiro, enquanto o herdeiro do trono fosse menor de idade.
5- A Abdicação de Pedro l, em 7 de abril de 1831, marcou o final de um processo crítico de contestação ao poder do Imperador e se desenvolveu em torno de problemas como o do reconhecimento da Independência do Brasil, a derrota na guerra da Cisplatina, a preocupação de Pedro l com a sucessão portuguesa, das disputas que envolveram choques de rua entre brasileiros e portugueses, a grave crise no Banco do Brasil e o assassinato de Líbero Badaró. Para as elites políticas, a saída de Pedro l do trono do Brasil pode ser vista como:
A consolidação do processo da Independência política, visto que agora sim o Brasil estará livre de ameaça do poder exercido pelo herdeiro presuntivo da coroa Portuguesa.
6- Na História do Brasil Imperial, o início do ll reinado foi um período ainda marcado por sérias instabilidades políticas e revoltas que ameaçavam o poder do jovem monarca. Dentre os eventos que podem ser referidos e que estiverem nessa categoria, podemos mencionar:
As revoluções liberais que irromperam em São Paulo e Minas Gerais, em 1842, a permanência da revolta do Rio Grande conhecida como farroupilha, até 1845 e também a eclosão da Praieira, em Pernambuco em 1848.
7- A ameaça a ordem Imperial e também o poder das oligarquias latifundiárias foi constante no Período Regencial e para tentar combater possíveis desordens populares, foi criada a Guarda Nacional, sobre a qual é correto afirma que:
Era controlado pelos latifundiários como uma forma de assegurar seu poder local e os mesmos utilizavam comumente a parente dos coronéis, derivando daí a associação entre os coronelismos e o poder de latifundiários no Brasil mesmo após a extinção da referida Guarda.
8- A respeito da proclamação da República no Brasil em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, é comum a referência às palavras de Aristides Lobo “o povo assistiu aquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava”. Dessa expressão pode-se depreender que:
O povo foi afastado do processo político, consolidando característica de sociedade brasileira aberta e violenta e que buscava manter essas populações sob o domínio de setores oligárquicos 
9- A ameaça à ordem Imperial e também e também ao poder das oligarquias latifundiárias foi uma constante no Período Regencial e para tentar combater possíveis desordens populares, foi criada a Guarda nacional, sobre a qual é correto afirmar que:
Era controlada pelos latifundiários como uma forma de assegurar seu poder local e os mesmos utilizavam comumente a patente de coronéis derivando daí a associação entre o coronelismo e os poderes de latifundiários no Brasil mesmo após a extinção da referida Guarda
10- Na Constituição de 1824, como o voto foi estabelecido?
Voto indireto (ocorrendo em vários níveis), censitário e com possibilidade de voto para analfabetos
11- As constantes disputas que provocaram choques entre diversos grupos políticos no Período Regencial do Brasil, entre 1831 e 1840, podem ser caracterizadas como:
Embates entre o centralismo político representado pela concentração do poder no Rio de janeiro e desse os de maior autonomia política em diversas províncias do Império do Brasil.
12- Ao chegar no Brasil em 1808, fugindo da invasão napoleônica, a família real portuguesa trouxe consigo sua corte. A partir de 1808, o status colonial do Brasil começou a ruir uma vez que diversas medidas comprometeram a realidade do exclusivo metropolitano. Considerando o exposto, qual das medidas apontadas a seguir contribuiu para as mudanças referidas?
Aberturas dos Portos a nações amigas
13- No processo de reconhecimento da Independência do Brasil, as negociações com a Inglaterra tiveram uma característica pragmática, uma vez que:
Os ingleses conseguiram a renovação dos tratados de 1810 que passaram a ser conhecidos como o tratado de 1827 assegurando seus privilégios comerciais conquistados
14- Quando Pedro l abdicou em 7 de abril de 1831 e partiu para Portugal, o exercício do poder político coube imediatamente a.
Uma regência trina como estava previsto na constituição de 1824, mas devido ao caráter de urgência, esta foi formada de maneira provisória que o herdeiro do trono era menor de idade.
15- Na História do Brasil Imperial, o início do ll Reinado foi um período ainda marcado por sérias instabilidades políticas e revoltas que ameaçavam o poder do jovem monarca. Dentre os eventos que podem ser referidos e que estiveram nessa categoria, podemos mencionar
As revoluções liberais que irromperam em São Paulo e Minas Gerais em 1842 a permanência da revolta do Rio Grande conhecida como Farroupilha até 1845 e também a eclosão da Praieira em Pernambuco em 1848
No início do século XlX, no momento de crise do Antigo Regime e do Antigo Regime Colonial na América, ocorre a invasão napoleônica da Península Ibérica. Essa invasão teve como consequências fundamentais:
A queda da monarquia espanhola contribuindo para a crise do Antigo Sistema Colonial espanhol e para a independência de suas colônias além da fuga da família real portuguesa para o Brasil
Os militares, politicamente mais organizados, após a Guerra do Paraguai, passaram a reivindicar maior participação na vida política nacional. Dentre as principais influências externas, que chegaram até eles no decorrer no século XlX, estava o pensamento de Auguste Comte, que pode ser resumido na expressão: O amor por princípios, a ordem por meio e o progresso por fim, e tal lema faz parte: Do Positivismo
No Período regional do império do Brasil, devido a enorme instabilidade causadas pelas revoltas que chegaram a colocar a ordem imperial em risco, ocorreu um grande esforço político no sentido de reverter aquilo que era visto como excessiva descentralização política. Para tanto no Parlamento foi aprovado a lei.
De interpretação do ato adicional, fortalecendo o Regresso Conservador que afastou do poder os grupos, mas liberais
Ao ficar no Brasil, após o Dia do Fico e a declaração da Independência do Brasil em relação a Portugal, o processo de ruptura não havia sido garantido ainda uma vez que:
As tropas Portuguesa na Bahia e em outras províncias do Brasil lutaram para manter o Brasil unido a Portugal 
Questões discursivas
1-	Os estudos de iconografias têm grande valor para a compreensão da História e do imaginário político construído em determinada épocas. Observe as imagens a seguir e responda ao que se pede.
Figura 1 - Proclamaçãoda Independência, por René Moureaux, pintado em 1844 
Mostra o caráter glorioso de Pedro sendo aclamado e aceito pelo povo na proclamação da independência

Continue navegando