Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual_desenho

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conhecemos em nossos estudos o trabalho de Gaspar Monge, um matemático francês que criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema de correspondência entre os elementos do plano e do espaço, definindo a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico. Assim, os princípios definidos por Monge, conhecidos por geometria descritiva, tornaram-se a linguagem gráfica da Engenharia e Arquitetura.
No que se refere à universalização da linguagem gráfica na área da engenharia, qual o nome da organização responsável por este processo de normalização?
a) ABNT.
b) ISO.
c) NBR.
d) IEEE.

Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro.
Com relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
( ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, funciona em mesas-prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a horizontalidade da régua.
( ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º.
( ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos.
( ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º.
A III - I - IV - II.
B III - II - IV - I.
C I - III - II - IV.
D IV - I - III - II.

Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características através de linhas, símbolos, notas e valores numéricos em determinada unidade de medida. Quanto aos tipos de cotagem, a cotagem em cadeia e por elemento de referência são duas das mais utilizadas em desenho técnico.
No que se refere à cotagem em cadeia, analise as afirmativas a seguir:
I- A cotagem em cadeia também é conhecida como cotagem aditiva.
II- A cotagem em cadeia é indicada para objetos de menores dimensões e que necessitam de maior precisão em sua representação gráfica.
III- Na cotagem em cadeia, a linha de centro deve ser utilizada como linha de cota, facilitando a compreensão de determinado objeto.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características técnicas do objeto representado, seja através de valor numérico, linhas, notas e símbolos. Dentro desse aspecto, a cotagem por face de referência (por exemplo, linha de contorno) e a cotagem por linha básica (por exemplo, linha de centro) são os padrões de representação mais adotados, amplamente utilizados no desenho de móveis, peças industriais, entre outros. No que se refere à cotagem por linhas básicas, assinale a alternativa CORRETA:
a) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de notas técnicas ou de croquis ilustrativos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
b) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas de simetria ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
c) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
d) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de desenhos artísticos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.

O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas.
Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
a) É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza artística.
b) É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua execução não segue normas técnicas.
c) É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
d) É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.

Foi durante a ascensão dos valores da Revolução Industrial que se consolidou um sistema de representação de objetos bastante particular, configurando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas.
Sobre a importância dessa ferramenta projetual, analise as sentenças a seguir:
I- A ascensão do desenho técnico, como instrumento de projeto, está diretamente relacionada à noção de planejamento e de produção em série, impulsionados pelo desenvolvimento industrial em pleno século XIX.
II- Foi o matemático francês Gaspard Monge que, entre o final do século XVIII e início do século XIX, sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva, consolidando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas.
III- O sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto, auxilia na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada face do objeto.
IV- Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como linguagem gráfica de áreas ligadas ao desenho artístico como, por exemplo, belas artes, moda e pintura, sem compromisso em retratar a realidade.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No que se refere ao desenho técnico, mais precisamente à representação gráfica de um valor numérico em uma determinada unidade de medida, suas regras estão dispostas na Norma Brasileira (NBR) 10126. Este tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características técnicas do objeto representado.
Sobre a cotagem, analise as sentenças a seguir:
I- Em um desenho, todas as cotas devem ser utilizadas com uma mesma unidade de medida.
II- Em um elemento hachurado, as linhas de cota devem ser empregadas no interior deste elemento, sobre a hachura.
III- Em desenho de grande dimensão, o objeto deve ser representado de modo interrompido, enquanto a linha de cota não deve ser interrompida.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Os valores atrelados ao desenho técnico, linguagem gráfica universal para quem atua na área técnica, principalmente na grande área das engenharias, vão muito além de sistemas de projeção e planos de projeção. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho.
No que se refere à representação de objetos em vistas ortográficas e ao ato de destacar as dimensões em projeto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos devem ser representados em verdadeira grandeza, ou seja, com dimensões reais ou proporcionais ao objeto representado.
II- Para expressar sua verdadeira grandeza, os objetos devem ser representados em um ou mais planos de projeção, gerando suas vistas ortográficas.
III- Os objetos devem ser devidamente cotados, mas as referências dimensionais não são necessárias para o entendimento e a execução do objeto.
IV- Para expressar as referências dimensionais de determinado objeto, o projetista deve entender a estrutura básica de cotagem, composta pela linha auxiliar (ou de extensão), linha de cota e a própria cota.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

No que se refere ao desenho arquitetônico, sua representação gráfica (o desenho em si), elementos textuais e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico.
Quanto ao dimensionamento, ou cotagem, de um projeto, todos os valores necessários para a compreensão e execução da obra devem ser apresentados em projeto, sem que seja necessário o uso de escalímetro ou de cálculos para a definição de medidas.
( ) Em linhas de cotas horizontais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos abaixo desta linha.
( ) Em linhas de cotas verticais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos ao lado esquerdo desta linha.
( ) As linhas de extensão, também conhecidas como linhas auxiliares, devem avançar as linhas de cotas em cerca de 3 cm.
( ) Em desenho técnico de arquitetura, ou desenho arquitetônico, as dimensões (cotas) devem ser expressas em centímetro ou metro, sem representar o símbolo da unidade em questão.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Para o acadêmico iniciante no curso de Engenharia e afins, é fundamental que se compreenda e se exercite o desenho técnico à mão livre, trabalhando-se com os principais instrumentos de auxílio na execução de um desenho técnico padronizado, dentre eles, a Régua T.
Diante da importância do instrumento, que otimiza o trabalho de precisão e torna a informação acessível a todas as pessoas envolvidas na indústria técnica, quais são as características da Régua T?
a) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar apenas ângulos retos.
b) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Mesmo com o auxílio de esquadros, é impossível traçar ângulos com esta ferramenta.
c) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza horizontalmente, mantendo a régua sempre na posição vertical. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.
d) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Conhecemos em nossos estudos o trabalho de Gaspar Monge, um matemático francês que criou, utilizando projeções ortogonais, um sistema de correspondência entre os elementos do plano e do espaço, definindo a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico. Assim, os princípios definidos por Monge, conhecidos por geometria descritiva, tornaram-se a linguagem gráfica da Engenharia e Arquitetura.
No que se refere à universalização da linguagem gráfica na área da engenharia, qual o nome da organização responsável por este processo de normalização?
a) ABNT.
b) ISO.
c) NBR.
d) IEEE.

Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro.
Com relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
( ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, funciona em mesas-prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a horizontalidade da régua.
( ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º.
( ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos.
( ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º.
A III - I - IV - II.
B III - II - IV - I.
C I - III - II - IV.
D IV - I - III - II.

Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características através de linhas, símbolos, notas e valores numéricos em determinada unidade de medida. Quanto aos tipos de cotagem, a cotagem em cadeia e por elemento de referência são duas das mais utilizadas em desenho técnico.
No que se refere à cotagem em cadeia, analise as afirmativas a seguir:
I- A cotagem em cadeia também é conhecida como cotagem aditiva.
II- A cotagem em cadeia é indicada para objetos de menores dimensões e que necessitam de maior precisão em sua representação gráfica.
III- Na cotagem em cadeia, a linha de centro deve ser utilizada como linha de cota, facilitando a compreensão de determinado objeto.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características técnicas do objeto representado, seja através de valor numérico, linhas, notas e símbolos. Dentro desse aspecto, a cotagem por face de referência (por exemplo, linha de contorno) e a cotagem por linha básica (por exemplo, linha de centro) são os padrões de representação mais adotados, amplamente utilizados no desenho de móveis, peças industriais, entre outros. No que se refere à cotagem por linhas básicas, assinale a alternativa CORRETA:
a) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de notas técnicas ou de croquis ilustrativos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
b) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas de simetria ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
c) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
d) As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de linhas assimétricas ou de desenhos artísticos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.

O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas.
Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
a) É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza artística.
b) É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua execução não segue normas técnicas.
c) É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
d) É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.

Foi durante a ascensão dos valores da Revolução Industrial que se consolidou um sistema de representação de objetos bastante particular, configurando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas.
Sobre a importância dessa ferramenta projetual, analise as sentenças a seguir:
I- A ascensão do desenho técnico, como instrumento de projeto, está diretamente relacionada à noção de planejamento e de produção em série, impulsionados pelo desenvolvimento industrial em pleno século XIX.
II- Foi o matemático francês Gaspard Monge que, entre o final do século XVIII e início do século XIX, sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva, consolidando o que hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas.
III- O sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto, auxilia na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada face do objeto.
IV- Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como linguagem gráfica de áreas ligadas ao desenho artístico como, por exemplo, belas artes, moda e pintura, sem compromisso em retratar a realidade.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

No que se refere ao desenho técnico, mais precisamente à representação gráfica de um valor numérico em uma determinada unidade de medida, suas regras estão dispostas na Norma Brasileira (NBR) 10126. Este tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características técnicas do objeto representado.
Sobre a cotagem, analise as sentenças a seguir:
I- Em um desenho, todas as cotas devem ser utilizadas com uma mesma unidade de medida.
II- Em um elemento hachurado, as linhas de cota devem ser empregadas no interior deste elemento, sobre a hachura.
III- Em desenho de grande dimensão, o objeto deve ser representado de modo interrompido, enquanto a linha de cota não deve ser interrompida.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Os valores atrelados ao desenho técnico, linguagem gráfica universal para quem atua na área técnica, principalmente na grande área das engenharias, vão muito além de sistemas de projeção e planos de projeção. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho.
No que se refere à representação de objetos em vistas ortográficas e ao ato de destacar as dimensões em projeto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos devem ser representados em verdadeira grandeza, ou seja, com dimensões reais ou proporcionais ao objeto representado.
II- Para expressar sua verdadeira grandeza, os objetos devem ser representados em um ou mais planos de projeção, gerando suas vistas ortográficas.
III- Os objetos devem ser devidamente cotados, mas as referências dimensionais não são necessárias para o entendimento e a execução do objeto.
IV- Para expressar as referências dimensionais de determinado objeto, o projetista deve entender a estrutura básica de cotagem, composta pela linha auxiliar (ou de extensão), linha de cota e a própria cota.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

No que se refere ao desenho arquitetônico, sua representação gráfica (o desenho em si), elementos textuais e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico.
Quanto ao dimensionamento, ou cotagem, de um projeto, todos os valores necessários para a compreensão e execução da obra devem ser apresentados em projeto, sem que seja necessário o uso de escalímetro ou de cálculos para a definição de medidas.
( ) Em linhas de cotas horizontais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos abaixo desta linha.
( ) Em linhas de cotas verticais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos ao lado esquerdo desta linha.
( ) As linhas de extensão, também conhecidas como linhas auxiliares, devem avançar as linhas de cotas em cerca de 3 cm.
( ) Em desenho técnico de arquitetura, ou desenho arquitetônico, as dimensões (cotas) devem ser expressas em centímetro ou metro, sem representar o símbolo da unidade em questão.
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - F.

Para o acadêmico iniciante no curso de Engenharia e afins, é fundamental que se compreenda e se exercite o desenho técnico à mão livre, trabalhando-se com os principais instrumentos de auxílio na execução de um desenho técnico padronizado, dentre eles, a Régua T.
Diante da importância do instrumento, que otimiza o trabalho de precisão e torna a informação acessível a todas as pessoas envolvidas na indústria técnica, quais são as características da Régua T?
a) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar apenas ângulos retos.
b) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Mesmo com o auxílio de esquadros, é impossível traçar ângulos com esta ferramenta.
c) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza horizontalmente, mantendo a régua sempre na posição vertical. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.
d) É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer direção.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:668866)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 28431072
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Conhecemos em nossos estudos o trabalho de Gaspar Monge, um matemático francês que criou, 
utilizando projeções ortogonais, um sistema de correspondência entre os elementos do plano e do 
espaço, definindo a base da linguagem utilizada pelo Desenho Técnico. Assim, os princípios 
definidos por Monge, conhecidos por geometria descritiva, tornaram-se a linguagem gráfica da 
Engenharia e Arquitetura. No que se refere à universalização da linguagem gráfica na área da 
engenharia, qual o nome da organização responsável por este processo de normalização?
A ISO.
B NBR.
C ABNT.
D IEEE.
Para desenvolver as técnicas fundamentais de desenho, principalmente no que se refere ao 
desenho projetivo, trabalhando com planos de projeção e respectivas vistas ortográficas, indica-se a 
utilização de instrumentos na execução de desenho técnico. Entre os principais instrumentos de 
desenho técnico, merecem destaque o escalímetro, o compasso, o transferidor e o esquadro. Com 
relação à importância de manusear estes instrumentos, principalmente para quem não domina o 
desenho em ambiente virtual (computador), associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Esquadro isósceles.
II- Esquadro escaleno.
III- Régua T.
IV- Transferidor.
( ) Instrumento utilizado no traçado de paralelas, geralmente horizontais, funciona em mesas-
prancheta, nas quais desliza verticalmente, mantendo a horizontalidade da régua.
( ) Composto por dois ângulos de 45º e um ângulo de 90º.
( ) Instrumento utilizado na construção e medição de ângulos.
( ) Composto por ângulos de 30º, 60º e 90º.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - IV - II.
B III - II - IV - I.
C I - III - II - IV.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
D IV - I - III - II.
Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características 
através de linhas, símbolos, notas e valores numéricos em determinada unidade de medida. Quanto 
aos tipos de cotagem, a cotagem em cadeia e por elemento de referência são duas das mais utilizadas 
em desenho técnico. No que se refere à cotagem em cadeia, analise as afirmativas a seguir:
I- A cotagem em cadeia também é conhecida como cotagem aditiva.
II- A cotagem em cadeia é indicada para objetos de menores dimensões e que necessitam de maior 
precisão em sua representação gráfica.
III- Na cotagem em cadeia, a linha de centro deve ser utilizada como linha de cota, facilitando a 
compreensão de determinado objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e IV estão corretas.
Na linguagem técnica, cotagem é a representação gráfica utilizada para expressar características 
técnicas do objeto representado, seja através de valor numérico, linhas, notas e símbolos. Dentro 
desse aspecto, a cotagem por face de referência (por exemplo, linha de contorno) e a cotagem por 
linha básica (por exemplo, linha de centro) são os padrões de representação mais adotados, 
amplamente utilizados no desenho de móveis, peças industriais, entre outros. No que se refere à 
cotagem por linhas básicas, assinale a alternativa CORRETA:
A As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de
linhas assimétricas ou de desenhos artísticos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
B As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de
notas técnicas ou de croquis ilustrativos que facilitem o entendimento construtivo do objeto.
C As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de
linhas assimétricas ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
D As medidas do objeto representado são indicadas a partir de linhas de centro de elementos, de
linhas de simetria ou de outra linha que facilite o entendimento construtivo do objeto.
O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, 
buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas. 
Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a 
definição de desenho técnico?
A
É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca
exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve
obrigatoriamente apresentar beleza artística.
3
4
5
B
É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a
posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no
projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
C
É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da
geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio
de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.
D É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade,
pois sua execução não segue normas técnicas.
Foi durante a ascensão dos valores da Revolução Industrial que se consolidou um sistema de 
representação de objetos bastante particular, configurando o que hoje se entende por sistema de 
projeções de vistas ortográficas. Sobre a importância dessa ferramenta projetual, analise as sentenças 
a seguir:
I- A ascensão do desenho técnico, como instrumento de projeto, está diretamente relacionada à noção 
de planejamento e de produção em série, impulsionados pelo desenvolvimento industrial em pleno 
século XIX.
II- Foi o matemático francês Gaspard Monge que, entre o final do século XVIII e início do século 
XIX, sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva, consolidando o que 
hoje se entende por sistema de projeções de vistas ortográficas.
III- O sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e 
visualizar determinado objeto, auxilia na construção de vistas e na definição das verdadeiras 
grandezas de cada face do objeto.
IV- Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como linguagem 
gráfica de áreas ligadas ao desenho artístico como, por exemplo, belas artes, moda e pintura, sem 
compromisso em retratar a realidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
No que se refere ao desenho técnico, mais precisamente à representação gráfica de um valor 
numérico em uma determinada unidade de medida, suas regras estão dispostas na Norma Brasileira 
(NBR) 10126. Este tipo de representação gráfica, evidenciada através do uso de linhas, símbolos e 
respectivas notas, é denominado cotagem, usada com a finalidade de expressar características 
técnicas do objeto representado. Sobre a cotagem, analise as sentenças a seguir:
I- Em um desenho, todas as cotas devem ser utilizadas com uma mesma unidade de medida.
II- Em um elemento hachurado, as linhas de cota devem ser empregadas no interior deste elemento, 
sobre a hachura.
III- Em desenho de grande dimensão, o objeto deve ser representado de modo interrompido, enquanto 
a linha de cota não deve ser interrompida.
Assinale a alternativa CORRETA:
6
7
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
Os valores atrelados ao desenho técnico, linguagem gráfica universal para quem atua na área 
técnica, principalmente na grande área das engenharias, vão muito além de sistemas de projeção e 
planos de projeção. Elementos textuais edimensionais devem complementar as informações que não 
podem ser expressas apenas em desenho. Logo, desenhos, textos, símbolos e dimensões devem 
funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere à 
representação de objetos em vistas ortográficas e ao ato de destacar as dimensões em projeto, analise 
as sentenças a seguir:
I- Os objetos devem ser representados em verdadeira grandeza, ou seja, com dimensões reais ou 
proporcionais ao objeto representado.
II- Para expressar sua verdadeira grandeza, os objetos devem ser representados em um ou mais 
planos de projeção, gerando suas vistas ortográficas.
III- Os objetos devem ser devidamente cotados, mas as referências dimensionais não são necessárias 
para o entendimento e a execução do objeto.
IV- Para expressar as referências dimensionais de determinado objeto, o projetista deve entender a 
estrutura básica de cotagem, composta pela linha auxiliar (ou de extensão), linha de cota e a própria 
cota.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.
No que se refere ao desenho arquitetônico, sua representação gráfica (o desenho em si), 
elementos textuais e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos 
por desenho técnico. Quanto ao dimensionamento, ou cotagem, de um projeto, todos os valores 
necessários para a compreensão e execução da obra devem ser apresentados em projeto, sem que seja 
necessário o uso de escalímetro ou de cálculos para a definição de medidas. No que se refere às 
regras gerais para o desenho técnico em arquitetura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
( ) Em linhas de cotas horizontais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos 
abaixo desta linha.
( ) Em linhas de cotas verticais, os números que definem suas dimensões devem ser estabelecidos 
ao lado esquerdo desta linha.
( ) As linhas de extensão, também conhecidas como linhas auxiliares, devem avançar as linhas de 
cotas em cerca de 3 cm.
( ) Em desenho técnico de arquitetura, ou desenho arquitetônico, as dimensões (cotas) devem ser 
8
9
expressas em centímetro ou metro, sem representar o símbolo da unidade em questão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D F - V - F - F.
Para o acadêmico iniciante no curso de Engenharia e afins, é fundamental que se compreenda e 
se exercite o desenho técnico à mão livre, trabalhando-se com os principais instrumentos de auxílio 
na execução de um desenho técnico padronizado, dentre eles, a Régua T. Diante da importância do 
instrumento, que otimiza o trabalho de precisão e torna a informação acessível a todas as pessoas 
envolvidas na indústria técnica, quais são as características da Régua T?
A
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que
desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis
ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer
direção.
B
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que
desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Mesmo com o auxílio de
esquadros, é impossível traçar ângulos com esta ferramenta.
C
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que
desliza verticalmente, mantendo a régua sempre na posição horizontal. Alguns modelos móveis
ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar apenas ângulos retos.
D
É utilizada no traçado de retas paralelas, geralmente horizontais; possui uma parte móvel que
desliza horizontalmente, mantendo a régua sempre na posição vertical. Alguns modelos móveis
ou modelos fixos combinados com esquadros permitem traçar ângulos e retas em qualquer
direção.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina