Buscar

Relatório de AACC - A onda

Prévia do material em texto

1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a): Joyce Maria Ferreira da Silva
Matrícula: D482DH-9
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: A Onda.
DATA: 05/06/2018 
LOCAL: Ribeirão Preto
Carga Horária: 5 horas
OBJETIVOS: 
Este trabalho visa analisar, sob o aspecto filosófico, o filme “A Onda”, que trata sobre a falta de orientação na vida dos jovens e a responsabilidade que recai sobre seus mestres para essa função, além de abordar a busca por valores legítimos, tanto pelos jovens quanto por seus orientadores. 
ANÁLISE
O professor Rainer Wenger depara-se ao chegar na escola com a situação de lecionar um assunto adverso ao que planejava ensinar, a autocracia. Rainer então, tenta inovar na aula e começa a ensinar na prática como é um governo autocrático, estabelecendo regras e exigências comportamentais imitando uma autocracia, que tinha como figura central ele mesmo.
O grupo formado criou uniforme, cumprimento com um sinal e se auto denominaram de “a onda”. O professor, com seu comportamento, capacidade de liderança e a forma de trazer todos os alunos para aquela realidade, acaba por envolvê-los de uma maneira tal que alguns alunos levam aqueles ensinamentos sobre o regime estudado, para dentro de casa.
A interação dos alunos com essa realidade criada pelo professor, deixa-os tão próximos do movimento autocrata que eles acabam por exagerar de forma tal que começam a praticar atos de vandalismo na cidade, na tentativa de envolver todos nessa “onda”. Só após o conhecimento da situação, o Sr. Wegner resolve reunir todos os alunos que faziam parte da “onda” para desfazer o movimento. É nesse momento que Tim, o aluno mais envolvido com o grupo, se revolta e por não aceitar o fim da “onda” acaba por se matar afirmando que “a onda era sua vida”.
O filme “A Onda” apresenta razões que podem levar à alienação política e ao desenvolvimento de lideranças autoritárias, como o vazio de identidade com o qual a juventude sofre, a ausência de projetos coletivos e o desinteresse das pessoas pela área da política. Essa história transmite a ideia de que não é só em um contexto de guerra que pode haver um governo autoritário, mas também atualmente, em que as regras de convivência e ética estão bastante relativizadas. Isso é perceptível através do comportamento dos jovens alunos do professor Rainer, que demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. Analisadas as questões que envolvem esse contexto, conclui-se que as orientações advindas da escola e da família são fundamentais para o crescimento de jovens que serão adultos devidamente instruídos para evitar problemas sociais desse nível.
2. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Estamos falando de como uma ideologia pode impor e alterar valores e costumes, e como isso pode influenciar o convívio escolar e familiar, levando em consideração os métodos utilizados no sistema educacional e suas influências na vida particular do aluno e na do educador. Através de um diálogo entre cinema e educação, este trabalho tem o intuito de provocar diversas reflexões filosóficas sobre a necessidade de se ensinar a pensar, no aspecto de transformar a informação em conhecimento, sem que isso extrapole a função e o objetivo do educador.
______________________________	_____________________________________
 Assinatura do aluno Assinatura do Prof. Responsável e/ ou 
					 Coordenador do Curso

Continue navegando