Buscar

semana 18 pato

Prévia do material em texto

Centro Universitário UNINOVAFAPI.
Curso: Bacharel em Enfermagem 2 e 3° período.
Componente curricular: Patologia – 18ª Semana.
Professor: Giselle Maria Ferreira Lima Verde
Discente: Gessica do Nascimento Mota
HANDOUNT:
NEOPLASIAS
OBJETIVO:
Este handount tem por objetivos: Entendermos que neoplasia pode se apresentar nas formas benigna, potencialmente maligna ou maligna. É quando acontece nessa última forma citada que fica conhecida como câncer. Essa doença afeta não só os seres humanos, mas outros seres vivos, como os animais.
REVISÃO TEORICA: 
A neoplasia é o nome que se dá a produção em grande quantidade de células pelo corpo. É comum o corpo produzir muitas células, mas quando essa proliferação entra em desequilíbrio, pode acarretar sérios problemas de saúde, como o câncer.l.
O crescimento dos tumores malignos, em sua grande maioria, é rápido, infiltrativo, invasivo e não possui plano de clivagem.
Metástase: É a capacidade de crescimento de um tumor maligno à distância. Vias de disseminação:
· Linfática
· Hematogênica
ANGIOGÊNESE
O tumor maligno libera vários fatores de crescimento como: células endoteliais (EGF), dos vasos sanguíneos (VEGF), permitindo o crescimento tumoral na medida em que fornece nutrientes e oxigênio.
AGENTES CARCINOGÊNICOS
1)  Carcinogênese química: a iniciação resulta da exposição de células a uma dose suficiente de um agente carcinogênico, podendo causar, quando associado a outros fatores, lesão permanente no DNA (mutações):
·  Agentes oncoiniciadores são capazes de provocar diretamente o dano genético das células, iniciando o processo de carcinogênese (ex: hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP); agentes alquilantes de ação direta; aminas aromáticas e corantes nitrogenados; agentes carcinógenos de ocorrência natural; nitrosaminas e amidos; asbesto). 
· Agentes oncopromotores apesar não serem tumorigênicos por si só, podem induzir tumores na célula iniciada, já que aumentam a taxa de proliferação dessas células (ex: álcool, tabaco, hormônios).
·  Agente oncoaceleradores são capazes aumentar a proliferação celular incontrolada e irreversível das células alteradas. Atua no estágio final do processo (ex: tabaco é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese).
2)  Carcinogênese pela radiação:
· Raios ultravioleta  ð  raios UVB;
· Radiação ionizante ð as radiações eletromagnéticas (raios x, raios gama) e partículas (alfa, beta, prótons e nêutrons) são todas carcinogênicas.
3)  Carcinogênese microbiana:
Alguns exemplos:
·  Vírus DNA oncogênicos ð ex: HPV (papiloma vírus humano), EBV (vírus da hepatite B), VHB(vírus Epstein-Barr);
·  Vírus RNA oncogênicos ð HTLV-1 (Vírus da Leucemia de células T humano);
·  Helicobacter pylori.
A neoplasia ocorre quando um determinado lugar do corpo produz muitas células de forma desordenada. Esse aumento das células provoca tumores nessas regiões. Esse tumor, provocado pela neoplasia, pode ser benigno ou não, dependendo de suas características. 
Quando essa proliferação acontece em um único lugar, sem que essas células se movam para outras regiões que não a sua de origem, ela é chamada de neoplasia benigna. Algumas vezes, esse tumor é cercado por um tecido fibroso. Essas características tornam esse tumor possível de ser removido sem que aconteça a metástase. Esse é o nome que se dá a produção de células desenfreada, quando essa excede o seu lugar de origem, afetando outras regiões do corpo. 
A metástase é, então, o processo de formação da neoplasia maligna. Essa forma de neoplasma é caracterizada pela formação de um tumor em uma região do corpo com células que vem de outra região. Geralmente, a retirada desse tumor não impede que novos apareçam naquele lugar ou até em outro. As células produzidas em excesso e enviada para outras áreas não tem, necessariamente, uma ligação entre si.
Então, tumor é sinal de inflamação no corpo. Neoplasia é a produção excessiva de células. E o câncer é essa produção excessiva de forma maligna. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Além disso, existem formas de câncer causados por cigarro, drogas e uso excessivo de bebidas alcoólicas. Mudanças nesses tipos de hábitos podem evitar câncer em região como estômago, pescoço, cabeça, laringe, bexiga, rins e várias outras áreas do corpo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ttps://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/neoplasia.

Continue navegando