Buscar

at1 FENOMENOS DE TRANSPORTE

Prévia do material em texto

A palavra cavitação deriva do latim cavus - cavidade - e significa a formação de bolhas de vapor em um líquido. No deslocamento de pistões, nos "Venturis", no deslocamento de superfícies constituídas por pás, como sucede em bomba centrífugas, ocorre inevitavelmente uma diminuição na pressão do líquido bombeado, isto é, pressões reduzidas devido à própria natureza do escoamento ou ao movimento do líquido gerado pelas peças móveis. Afim de evitar o fenômeno da cavitação deve-se tomar algumas medidas, tais como: 
· Elevar o nível do líquido no tanque de sucção;
· Baixar o ponto de sucção;
· Manter a tubulação sempre cheia;
· Dimensionar o sistema para que a bomba fique afogada;
· Diminuir a temperatura do fluido;
· Diminuir a velocidade de escoamento;
· Selecionar um tipo de válvula que tenha uma queda de pressão menor;
· Usar uma válvula com bitola maior que o DN da tubulação.
Esse fenômeno é prejudicial se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material que, com o fluxo constante, irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada.
Efeitos prejudiciais da cavitação em turbinas:
A formação de bolhas de vapor na cavitação não é um grande problema em si, mas o colapso dessas bolhas gera ondas de pressão, que podem ser de frequências muito altas, causando danos à maquinaria. As bolhas que entram em colpso perto da superfície da máquina são mais prejudiciais e causam erosão nas superfícies chamadas de erosão de cavitação. Os colapsos de bolhas menores criam ondas de maior frequência do que bolhas maiores. Assim, bolhas menores são mais prejudiciais para as máquinas hidráulicas.
Bolhas menores podem ser mais prejudiciais para o corpo hidráulico da máquina, mas não causam redução significativa na eficiência da máquina. Com uma diminuição adicional da pressão estática, mais um número de bolhas é formado e seu tamanho também aumenta. Essas bolhas coalescem entre si para formar bolhas maiores e, eventualmente, bolsas de vapor. Isso perturba o fluxo de líquido e causa a separação do fluxo, o que reduz o desempenho da máquina nitidamente. A cavitação é um fator importante a ser considerado ao projetar turbinas hidráulicas.
Para assegurar o bombeamento de líquidos sem que ocorra cavitação, deve sempre existir suficiente energia disponível no flange de sucção da bomba, de forma que o líquido consiga atingir as pás do rotor, após ter vencido as perdas entre o flange e as pás, sem se vaporizar. Já dentro do rotor, o liquido receberá energia das pás e sua pressão aumentará. Desta maneira, previne-se que o equipamento opere com cavitação.

Continue navegando